O Batismo é Muito Forte

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Você não sabe que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus foi batizado em sua morte?” Romanos 6: 3, NIV.

Paulo, mais surpreendentemente, volta-se para a imagem do batismo para ilustrar o que significa morrer para o pecado. O batismo, ao contrário de grande parte do vocabulário em Romanos, não é um dos temas absorventes de Paulo. Das inúmeras vezes que o termo aparece no Novo Testamento, Paulo o usa apenas 13 vezes, três delas em Romanos 6:3, 4.

Mas aqui a ideia do batismo fornece a imagem perfeita para o que Paulo deseja ilustrar. “Batizar” não era uma palavra agradável e difusa na história. Significa “mergulhar”, “submergir”, “afundar”, “afogar-se”. Os escritores do mundo antigo usaram-no para descrever navios que afundam ou pessoas que se afogam. Jesus captou aquele aspecto bastante violento da palavra quando se referiu à Sua morte como um batismo (Marcos 10:38; Lucas 12:50).

O apóstolo emprega o termo, como fica particularmente claro em Romanos 6: 4, com referência à morte como um modo de vida completo. Então, no versículo 6, ele utilizará a crucificação em relação à morte da mesma maneira que Jesus fez quando disse aos discípulos que eles teriam que tomar a cruz e dar a vida por Ele (Mat. 10:38, 39; 16:24, 25).

Tornar-se cristão é uma coisa muito forte. Entramos nele através do batismo, um símbolo de morte para os velhos hábitos. Agora, Paulo nos diz em Romanos 6:2, 3 que se uma pessoa morreu para os velhos hábitos, é ridículo alegar que ela ainda gostaria de viver neles. Nenhum cristão genuíno gostaria de continuar uma vida de pecado.

Mas o uso do batismo também contém outra coisa. O batismo não apenas representa a morte para as velhas maneiras de pensar e viver, mas também significa “ser batizado em Cristo Jesus”. Como Paulo expressa em 1 Coríntios, “fomos todos batizados em um só corpo” (12:13, RSV). Assim, o crente batizado é incorporado ao corpo de Cristo, representado na terra pela igreja. Uma última coisa que devemos notar no versículo de hoje é que os crentes são “batizados na sua morte”. Cristo providenciou nossa justificação na cruz por meio de Sua própria morte. Somos incorporados a esse evento no momento em que aceitamos a Cristo como nosso Salvador, escolhemos morrer para o caminho do pecado e simbolizamos essa mudança sendo batizados em Sua morte.

Nesse ponto, estamos em Cristo em vez de em Adão, tendo passado da morte para a vida. Morremos para o pecado e estamos vivos para a vontade de Deus.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Você pode ver postagens dos outros dias aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *