Lei versus Graça

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Pois o pecado não será o seu senhor, porque você não está sob a lei, mas sob a graça.” Romanos 6:14, NIV.

No versículo anterior, Paulo nos deixou com a alternativa de nos oferecermos como armas nas mãos de Deus ou como armas nas mãos do pecado.

William Barclay aponta que as alternativas podem sobrecarregar algumas pessoas. “Um homem”, sugere ele, “pode muito bem responder: ‘Essa escolha é demais para mim. Estou fadado ao fracasso.’ A resposta de Paulo é: ‘Não desanime e não se desespere; o pecado não dominará você.”

Por quê? Porque a graça obteve a vitória sobre o pecado na cruz, quando Cristo triunfou sobre Satanás. Por causa dessa vitória, o pecado não é nosso governante. Estamos “mortos para o pecado, mas vivos para Deus” (Rom. 6:11, NVI). Uma mudança de senhorio já ocorreu na vida dos crentes. É com a certeza da vitória conquistada que eles podem sair confiantes para travar guerra contra o pecado. Os cristãos não andam por sua própria força, mas na confiança de seu novo Senhor, Jesus Cristo.

É nessa conjuntura que a questão da lei e da graça se torna importante. Paulo deixa bem explícito que os crentes não estão sob o domínio do pecado, porque estão sob a graça e não sob a lei.

O contraste entre a lei e a graça era um pensamento novo para judeus e cristãos judeus. Eles tradicionalmente viam a lei como um dom da graça, mas Paulo coloca os dois em uma relação antagônica no presente contexto.

Ele apresenta a lei e a graça como alternativas. Assim, aqueles que estão sob um não estão sob o outro. Por que ele os coloca em oposição? Ele fez isso neste caso porque teve que combater aqueles de seus contemporâneos judeus que buscavam usar a lei como um meio de salvação, como um meio de obter o favor de Deus.

Ele argumentou vigorosamente em Romanos que Deus nunca deu a lei para libertação, mas para fornecer conhecimento do pecado (Rom. 3:20), para aumentar a quantidade de pecado e ira (Rom. 5:20; 4:15), e em breve. Aqueles que buscam libertação pela lei descobrirão que sua função de condenação silenciará todas as bocas e tornará “o mundo inteiro … responsável perante Deus” (Rom. 3:19, RSV).

A lei tem seus propósitos, mas Paulo nunca para de insistir que não é para nos resgatar do domínio do pecado. Isso, embora ele não diga com frequência suficiente, é o papel da graça. É por causa da graça que o pecado não é mais nosso mestre.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *