Efésios 1 – Comentários Pr. Timothy Keller

7-10 “Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, 8que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e entendimento. 9Ele nos revelou o mistério da sua vontade, segundo o seu propósito, que ele apresentou em Cristo, 10de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra. 

Redimidos por seu sangue

Na Bíblia, “redenção” significa libertação da escravidão mediante o pagamento de um resgate. E, em Cristo, “temos redenção por meio de seu sangue” (v. 7).

O pano de fundo bíblico da ideia de redenção está em Êxodo, quando os israelitas foram escravos no Egito. Foram libertos do cativeiro do faraó e do julgamento de Deus sobre seus pecados pelo sangue dos cordeiros sacrificados da “Páscoa”, que foram mortos em lugar dos filhos primogênitos dos israelitas.

Do que fomos redimidos (2.1-3)?

Éramos incapazes de nos libertar do pecado. Estávamos aprisionados por ele. Agora, porém, você está livre. E, embora perambulemos de volta à sujeira de nosso encarceramento, “nele” a porta da cela foi permanentemente aberta por Jesus, que pacientemente continua nos conduzindo para fora em direção à luz novamente.

Essa redenção se dá “por meio” de quê (1.7)? No que ela resulta (v. 7)?

O fato de Deus permitir que tal sacrifício pague os nossos pecados é graça. O fato de Deus proporcionar tal sacrifício é uma maravilhosa graça! O fato de Deus ter se tornado tal sacrifício é uma graça além de nossa compreensão! Ele verdadeiramente “derramou sobre nós” as “riquezas de [sua] graça” (v. 7,8).

Estamos livres do medo — Satanás não pode exigir com sucesso que sejamos punidos por nosso pecado. Também somos livres da culpa — não somos uma decepção deplorável para Deus nem temos de tentar impressioná-lo (ou a qualquer outra pessoa), pois os nossos pecados agora estão perdoados e o seu registro está permanentemente apagado.

Deus “revelou a nós o mistério” — o segredo — “de sua vontade”. Deus nos concede o privilégio extraordinário de conhecer seus planos eternos — que acontecerão “quando ocorrer a dispensação da plenitude dos tempos” (v. 10)!

Para onde todas as coisas estão caminhando (v. 10)?

O arquiteto divino publicou seu glorioso plano de construção. Ele lançou o alicerce na morte e ressurreição de Cristo. E a concretização de sua gloriosa nova criação é agora apenas uma questão de tempo. Observe que o foco de seu plano não somos nós, mas Cristo. E nenhuma parte de seu plano é incerta ou arriscada. Não precisamos nos preocupar a respeito das coisas que não sabemos e não podemos controlar.

11-14 “Em Cristo fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo. 13Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele também crido, receberam o selo do Espírito Santo da promessa. 14O Espírito é o penhor da nossa herança, até o resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.

Selados para uma herança

Fomos escolhidos para adoção pelo Pai. Fomos redimidos para a unidade pelo Filho. Hoje, descobrimos que fomos selados para uma herança pelo Espírito.

A obra do Espírito

O que aconteceu com cada cristão “quando creu pela primeira vez” (v. 13)?

O que isso garante (v. 14)?

O “selo” era uma marca de propriedade e proteção que, na cultura romana, muitas vezes era usado para marcar o gado. Paulo está dizendo que é como se cada cristão tivesse sido marcado pelo Espírito de Deus, com uma caneta ultravioleta, como pertencente a Deus.

Além disso, o Espírito é a primeira parcela — o depósito — que garante o “pagamento” total da vida a ser gasta desfrutando de Deus no céu, porque ele é Deus dentro de nós. Ele é como o primeiro prato do suntuoso banquete espiritual que há de vir na nova criação.

Lembrar disso nos capacitará a evitar dois erros comuns. Primeiro, evitaremos pensar que nossa alegria na presença de Deus é somente para o futuro — já podemos desfrutar uma porção do céu agora, por meio do Espírito que habita em nós. Segundo, evitaremos pensar que nossa experiência atual é tudo o que existe — na verdade, o melhor ainda está por vir!

Se você crê no evangelho, não perca de vista quão seguro está seu futuro. A eleição do Pai, a redenção do Filho e a habitação do Espírito são todas irreversíveis.

De que maneira as palavras “selado” e “depósito/garantia” o ajudam a valorizar a obra do Espírito de Deus em você?

A resposta cristã

Duas frases magníficas que aparecem quatro vezes cada nos versículos de 1 a 14 nos dizem como responder a tudo o que temos visto.

Em primeiro lugar, tudo isso está acontecendo de acordo com sua vontade (v. 1,5,9,11). Podemos nos regozijar de que Deus está cumprindo seu plano. Não somos um acidente nem vivemos sem propósito.

E como devemos reagir ao conhecer o plano e apreciar nossas bênçãos (v. 14, veja também v.3,6,12)?

Não devemos simplesmente cerrar os dentes e enfrentar a vida. Devemos nos regozijar intencionalmente com as graciosas bênçãos de Deus. Quando fizermos isso, viveremos para o louvor de sua glória à medida que valorizamos a alegria extraordinária de sermos salvos.

15-16 “Por isso, também eu, tendo ouvido a respeito da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor para com todos os santos, 16não cesso de dar graças por vocês, mencionando-os nas minhas orações.

17-20 “Peço ao Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, que conceda a vocês espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele. 18Peço que ele ilumine os olhos do coração de vocês, para que saibam qual é a esperança da vocação de vocês, qual é a riqueza da glória da sua herança nos santos 19e qual é a suprema grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder. 20Ele exerceu esse poder em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nas regiões celestiais,

Pelo que orar

Em seguida, descobrimos a respeito do que Paulo ora. Ele está pedindo que o Pai dê aos efésios um conhecimento mais profundo de três coisas que eles já têm em Cristo.

Conhecer a Deus

Paulo sabia que a maior bênção que alguém poderia experimentar é conhecer a Deus e conhecê-lo melhor a cada dia (veja Fp 3.8). Como diz J. I. Packer, “Somos cruéis com nós mesmos se tentamos viver neste mundo sem conhecer o Deus que o administra e a quem o mundo pertence”. Para seus filhos adotivos, Deus é a fonte da mais profunda satisfação e alegria.

Conhecer a esperança

Paulo sabe que a maneira de “vermos” este mundo está embasada nas afeições de nosso coração.

Ele não ora para que Deus mude as circunstâncias da vida dos efésios, mas para que mude a maneira de eles verem as circunstâncias de sua vida. Ele quer que os efésios vejam tudo com os olhos da fé, confiando que Deus cumprirá o que prometeu.

Quando os cristãos “veem” a vida dessa maneira, eles vivem uma vida de “esperança” que é singular neste mundo, porque sabem que estão se dirigindo para a “herança gloriosa” de Deus. E não perca de vista o que a “herança” de Deus é. Somos nós! Deus está esperando para nos dar as boas-vindas em seu lar. Não entraremos escondidos pela porta dos fundos. Seremos recebidos no portão de frente.

Conhecer o poder

Poderíamos dizer que Deus praticou nos ressuscitar ao ressuscitar Jesus. Ele já fez isso antes, portanto sabemos que pode fazer novamente.

Precisamos aprender a orar como Paulo orava, isto é, por nós mesmos e por outros crentes. Não oremos apenas para que conheçam a paz, a prosperidade, a saúde e a felicidade terrenas. Oremos para que experimentem os enormes privilégios espirituais de conhecer a Deus melhor, de conhecer a esperança para a qual ele nos chamou, bem como o poder que ele empreender para nos levar para estarmos com ele no lar.

Você pode ver mais sobre o Livro de Efésios aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *