A Garantia de Glorificação

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Aqueles que ele predestinou, ele também chamou; e aqueles a quem chamou, também justificou; e aqueles que ele justificou, ele também glorificou.” Romanos 8:30, RSV.

Com o texto de hoje, Paulo continua o conforto pastoral que começou em Romanos 8:18. Continuando de onde parou no versículo anterior, o apóstolo nos diz que Deus também chamou aqueles a quem predestinou. Aqueles que responderam à pregação do evangelho – ou o que podemos pensar como o chamado do evangelho – Deus justificou ou considerou justo. E aqueles que permanecem fiéis têm a garantia de glorificação.

É significativo que Paulo use o tempo passado com glorificação no sentido de que todo cristão que permanece em Cristo será glorificado no segundo advento. Tal glorificação não é um talvez, mas uma certeza. A glorificação do crente é tão certa quanto a de Cristo, que não apenas ressuscitou, mas ascendeu ao céu.

Onde, você pode estar perguntando, está a santificação nesta lista dos passos da salvação? Não deveria ficar entre a justificação e a glorificação?

A resposta é definitivamente sim. O tópico da santificação (ou crescimento na graça) é certamente importante para Paulo. Ele tratou disso extensivamente no capítulo 6 e anteriormente no capítulo 8 e dedicará os capítulos 12-15 ao tópico. Na verdade, ele aludiu a isso em Romanos 8:29, quando escreveu sobre os crentes se tornando conformados à imagem de Cristo. Não sabemos por que está faltando aqui. Paulo pode ter sentido que havia abordado o assunto de forma tão adequada que seu lugar no plano de salvação seria óbvio para seus leitores. Mas mais provável é o pensamento de que ele desejava apresentar a glorificação como um fato consumado para aqueles que perseveraram através dos sofrimentos e gemidos de seu estado de meio salvo. Em outras palavras, ele não estava tão interessado em listar cada uma das etapas do plano de salvação quanto estava em confortar os crentes que experimentaram as tensões internas de Romanos 7 e as tensões externas do capítulo 8.

Paulo repetidamente em Romanos volta ao tópico da glorificação dos santos no fim dos tempos. E em Romanos 8:30 este tema é ainda mais bonito porque está completamente contextualizado em declarações que tratam da segurança daqueles que estão em Cristo. Eles não são apenas filhos de Deus por meio da adoção, mas o apóstolo logo lhes dirá que nada pode separá-los do amor de Deus (versículos 31-39). Não é de admirar que ele afirme com tanta firmeza que a glorificação é uma realidade consumada para aqueles que mantêm sua fé em Cristo.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *