Irrespondível: Questão Número 1

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“O que diremos então a essas coisas? Se Deus seja por nós, quem pode ser contra nós?” Romanos 8:31.

O versículo de hoje começa com o que alguns chamam de canção de triunfo do cristão. Paulo completou a primeira metade de sua carta aos Romanos. Ele demonstrou a universalidade do pecado e apresentou o plano de salvação de Deus em termos de justificação, santificação e glorificação. Mas antes de prosseguir, ele decide dar à trombeta de segurança um toque de certeza.

Com base nos temas de adoção e glorificação para aqueles que permanecem na família de Deus, o apóstolo faz cinco perguntas para as quais não há respostas. Como John Stott enquadra, “ele lança” suas perguntas “no espaço, por assim dizer, com um espírito de desafio ousado. Ele desafia qualquer pessoa e todos, no céu, na terra ou no inferno, a respondê-las e negar a verdade que elas contêm. Mas não há resposta. “

A primeira pergunta é: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” A força dessa pergunta está na afirmação de que Deus é por nós. Essa é uma das verdades mais importantes que podemos entender. Deus é por nós é toda a base do evangelho conforme apresentado pelo Novo Testamento. O Senhor amou tanto o mundo que enviou Seu Filho para morrer em nosso lugar enquanto ainda éramos Seus inimigos. Isso exige amor, um tipo de Deus “por nós”.

Deus não apenas enviou Jesus, mas Ele justifica aqueles que pela fé aceitam o sacrifício de Cristo por eles, envia o Espírito Santo para capacitar sua santificação e garante sua glorificação se eles escolherem permanecer em um relacionamento de fé com Ele. Verdadeiramente, Ele é “Deus por nós”.

“Se Deus é por nós”, então “quem será contra nós?” A resposta óbvia é “ninguém”. Isso não significa que os cristãos não enfrentem nenhuma oposição. Toda a biografia de Paulo é de perseguição e resistência à sua mensagem. Além disso, como observamos em Romanos 7, o pecado interior é um adversário poderoso e contínuo. E a morte ainda é um inimigo, derrotado, mas ainda não destruído.

Não, os cristãos ainda têm forças contra eles, mas nada pode derrotá-los, porque Deus está do lado deles.

Deus para nós é o centro do próprio evangelho. Nunca devemos esquecer essa verdade, não importa o quão ruim as coisas possam ficar. Deus para nós é a essência destilada das boas novas. Essa constatação nos dará coragem para continuar no dia a dia.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *