Cinco Convicções Firmes

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Nós sabemos que Deus faz com que todas as coisas funcionem juntas para o bem para aqueles que amam a Deus, para aqueles que são chamado de acordo com o Seu propósito.” Romanos 8:28, NASB.

“Nós sabemos”! Com Romanos 8:28 chegamos não apenas a um dos textos mais conhecidos da Bíblia, mas a uma seção que vai até o final de um capítulo que, nas palavras de uma autoridade, “se eleva a alturas sublimes inigualáveis em o Novo Testamento.” A doutrina cristã de segurança levantada em Romanos 8: 12-17 ressurge nos versículos 28-39.

Essa passagem reconfortante começa com cinco convicções firmes. Primeiro, “sabemos” que Deus está ativo em nossas vidas. Ele não é indiferente ao que nos acontece, mas é incessante, enérgica e propositalmente ativo na vida de cada crente. Isso, diz Paulo, “nós sabemos”.

Em segundo lugar, sabemos que Deus não está apenas trabalhando por Seu povo, mas que busca o bem deles. É claro que o bem maior – aquele com o qual o livro de Romanos se preocupa principalmente – é a salvação final. Para Paulo, esse é o bem último para o qual tudo o mais é subsidiário.

Terceiro, sabemos que Deus não está apenas guiando algumas coisas para o bem, mas “todas as coisas”. Isso não significa que todas as coisas funcionam para o conforto dos crentes ou para seus interesses mundanos, mas que Deus dirige todas as coisas com um olho em sua salvação eterna. Assim, até mesmo os sofrimentos do versículo 17 e os gemidos do versículo 23 têm um impacto positivo ao forçar os crentes a perceberem suas próprias fraquezas e se voltarem para sua única fonte de ajuda.

Quarto, sabemos que os beneficiários da obra de Deus para o bem em todas as coisas são aqueles que O amam. Claro, esse amor não é independente. João e Paulo, em vários lugares, mostram que O amamos porque Ele nos amou primeiro. Nosso amor é um amor responsivo; O dele é iniciático. Quinto, sabemos que Deus nos chamou “de acordo com o Seu propósito” – nossa salvação.

Podemos saber essas cinco coisas sobre Deus. Embora nem sempre entendamos por que alguma coisa em particular está acontecendo conosco, ainda podemos confiar que Deus sabe o que está fazendo e usará ativamente os eventos em nossa vida para Sua glória e nossa salvação. Uma das melhores ilustrações disso é a providência na vida individual de José, que disse a seus irmãos: “Vocês pretendiam me fazer mal, mas Deus o intentou para o bem” (Gênesis 50:20, NVI). Deus ainda “faz com que todas as coisas contribuam para o bem daqueles que o amam”.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *