Um Beco Sem Saída Para a Salvação

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Moisés descreve desta forma a justiça que é pela lei: “O homem que faz estas coisas viverá delas.” Romanos 10: 5, NIV.

Paulo está demonstrando no versículo de hoje e nos próximos versículos que sua visão da justificação pela fé não é algo novo, mas sempre foi a maneira de Deus aceitar as pessoas. Ele expõe seu ponto de vista reunindo uma série de passagens do Antigo Testamento.

A primeira é uma citação de Levítico 18: 5, que significa para ele que a pessoa que deseja estabelecer a justiça guardando a lei deve viver de acordo com todos os aspectos e detalhes da lei. Ou seja, deve ser obedecido à letra. Qualquer coisa menos do que isso significa nenhuma salvação, uma vez que a lei não contém nenhuma graça ou misericórdia inerente.

Tiago disse algo semelhante quando afirmou que “todo aquele que guarda toda a lei, mas falha em um ponto, torna-se culpado de toda ela” (Tiago 2:10, RSV). Assim, se uma pessoa é de alguma forma capaz de honrar tudo, exceto um pequeno detalhe, ele ou ela ainda estaria condenado e estaria tão perdido quanto aquele que falhou em todos os aspectos da lei.

Com isso em mente, precisamos lembrar que Paulo já demonstrou nas próprias Escrituras Judaicas que todos pecaram e carecem da glória de Deus (Rom. 3:9-20, 23). Assim, da melhor forma possível, mesmo os seres humanos mais diligentes foram capazes de produzir apenas uma justiça imperfeita e inaceitável de acordo com a lei. E aos olhos de Deus, tal “justiça” é totalmente injusta.

Alguns dos judeus, é claro, se enganaram pensando que eram perfeitos ou quase isso. O jovem governante rico, por exemplo, não teve escrúpulos em afirmar que guardava todos os mandamentos de Deus desde a juventude (Mat. 19:20). Mas Jesus logo explodiu esse engano ao apontar o dedo na falta de preocupação do homem com o próximo.

Em todo o livro de Romanos, Paulo apresentou uma série de proposições a respeito da justiça da lei: (1) a pessoa que busca a salvação por guardar a lei será julgada com base nesse esforço; (2) nenhuma pessoa, fora de Cristo, o manteve perfeitamente; (3) como resultado, todos estão sob condenação.

Paulo também apresentou consistente e repetidamente o plano de salvação de Deus pela graça por meio da fé como a única alternativa para a salvação pelo esforço humano. A quantidade de tempo que ele dedicou ao assunto indica o quão profundamente arraigado a justiça pelas obras está na psique humana.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *