O Remanescente de Deus

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Da mesma forma, também passou a haver no presente tempo um remanescente de acordo com a escolha graciosa de Deus.” Romanos 11:5, NASB.

Atá agora em Romanos 11 Paulo apresentou três evidências de porque ele sabe que Deus não rejeitou Israel:

(1) que ele mesmo era um israelita,

(2) que Deus escolheu Israel,

e (3) a ilustração histórica de Elias.

Agora o apóstolo apresenta uma quarta evidência: que há “no tempo presente … um remanescente escolhido pela graça” (NVI). Assim como havia um remanescente de 7.000 nos dias de Elias; então ainda existia um nos dias de Paulo. Tal remanescente não era fruto de sua imaginação nem ilusão. Embora a liderança judaica e a maioria do povo judeu não tivessem aceitado o evangelho, Tiago foi capaz de dizer a Paulo durante uma de suas visitas a Jerusalém que “muitos milhares de judeus” haviam crido. Parece que Tiago se referiu aos judeus dentro e ao redor da Judeia (Atos 21:20). Deus não rejeitou Seu povo.

Uma das palavras mais interessantes do versículo de hoje é “remanescente”. O Antigo Testamento descreve o remanescente de Israel como aqueles israelitas que permaneceram fiéis a Deus. Assim, havia, por assim dizer, um Israel dentro de Israel. Podemos dizer o mesmo da igreja através das eras. Sempre houve uma igreja dentro da igreja. Lutero colocou de maneira um pouco diferente quando falou da igreja visível e da igreja invisível. Aqueles os que são membros da organização representam a igreja visível. A igreja invisível consiste naqueles que vivem, “pela fé”, uma conexão com Deus. É a igreja invisível que constitui o remanescente de Deus a qualquer momento.

Gerhard Hasel destaca que a Bíblia usa a ideia de remanescente de três maneiras. Primeiro, a Bíblia às vezes fala de um remanescente histórico formado por sobreviventes de uma catástrofe, como uma invasão. Em segundo lugar, existe o “remanescente fiel”, distinto do primeiro grupo por sua espiritualidade genuína e relacionamento de fé verdadeira com Deus. Aqui está o remanescente que Paulo tem em mente em Romanos 11. Então encontramos o remanescente escatológico, consistindo daqueles que passam pelas crises apocalípticas do tempo do fim “e emergem vitoriosos … como os recipientes do reino eterno”.

Deus fala daquele remanescente fiel e escatológico em Apocalipse 12:17: “O dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo. “

O Senhor terá um remanescente até o fim dos tempos.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *