A Vingança de Deus

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Não se vinguem, meus amados, mas deem lugar à ira de Deus. Porque está escrito: “A vingança é minha, eu pagarei, diz o Senhor.” Romanos 12:19.

Como é fácil sentir a velha ânsia de voltar com a mesma moeda! C. S. Lewis captou esse ponto ao escrever que “todos dizem que o perdão é uma ideia maravilhosa, até que tenham algo a perdoar”. É ter algo a perdoar, o que nos faz mostrar o sangue no olho.

O pastor Martin Niemóller conta sua experiência no campo de concentração de Dachau, onde foi mantido como prisioneiro político. Do lado de fora de sua janela estava a forca. Ele testemunhou a morte de milhares. Alguns, diz ele, amaldiçoaram, outros gemeram e alguns oraram.

Niemóller se perguntou: “O que vai acontecer no dia em que te levarem lá e você tiver que enfrentar a prova? Quando colocarem a corda em seu pescoço, quais serão suas palavras finais? Você então gritará: ‘Criminosos! Lixo humano! Existe um Deus no céu! Será a sua vez!’?

E se Jesus tivesse dito isso? Ele se perguntou: “se ele tivesse usado seu último suspiro para exclamar, dirigindo-se aos soldados e ao Sinédrio: ‘Criminosos! Desgraçados! Este mundo é propriedade de meu Pai, e vocês obterão o que merecem!’

O que teria acontecido? Nada! Mais um pobre pecador teria morrido ali, solitário e esquecido, e nada teria acontecido”.

Stan Mooneyham comenta que se Jesus tivesse insultado seus algozes, exigido justiça ou implorado por seus direitos, ninguém teria achado estranho. “Ele teria morrido como apenas mais um espetáculo lamentável de humanidade quebrada, imperfeita e egocêntrica. Seu nome não teria sido lembrado além de sua geração.”

Jesus entendeu que a vingança não nos pertence e que é responsabilidade de Deus. Ele sabia que no final, quando Deus quisesse, a justiça seria feita. Agora, Paulo nos diz que no final dos tempos, Deus consertará todas as coisas. Não como um ato de vingança sem sentido, mas de uma forma que seja justa para todos.

Como cristãos, precisamos aprender a lição que Jesus praticou e que Paulo ensinou. Não é a coisa mais fácil de absorver. Afinal, o jacaré de cauda amarela ainda se esconde sob a superfície de nossa consciência. Mas no final, os crocodilos soltos destroem não apenas uns aos outros, mas a pessoa em cujo coração eles fizeram seu covil. Deus tem uma maneira melhor de lidar com aqueles que nos injustiçaram. No próximo versículo, Paulo passa a considerar essa maneira melhor.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *