O Propósito da Igreja

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Para que vocês, unânimes e a uma só voz, glorifiquem o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” Romanos 15:6.

Encontramos uma imagem muito interessante da igreja em Romanos 14 e 15. Os vários membros obviamente têm diferenças que acreditam ser muito sérias. No passado, esses pontos de vista levaram a divisões na igreja, com cada perspectiva julgando e condenando as outras. Eles têm disputas genuínas sobre vários assuntos que alguns deles acreditavam serem importantes para sua fé cristã. Paulo não concordou que tudo o que alguns deles desejavam ter união era tão vital quanto eles pensavam. Por outro lado, ele não queria que eles mudassem, a menos que se sentissem genuinamente convencidos a fazê-lo. Em vez disso, ele aconselhou tolerância mútua.

Por quê? Para que eles pudessem glorificar a Deus com uma só mente e uma só voz. A questão – e isso é importante – é que eles não precisavam concordar em todos os detalhes de suas crenças ou estilo de vida que os estavam dividindo. Mostrando amor cristão e tolerância uns pelos outros, eles ainda poderiam viver em harmonia.

Se continuassem hostilizando uns aos outros por causa de suas diferenças, dificilmente poderiam glorificar a Deus em sua comunidade. Mas se eles pudessem gentilmente ceder em processos individuais sobre pontos que não eram centrais para a fé cristã, eles poderiam ser verdadeiras testemunhas de Deus perante os incrédulos.

O verdadeiro propósito da harmonia que Paulo pede para reinar entre os crentes é que o “Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” receba honra e glória. Infelizmente, a contenda constante entre os membros da igreja não glorifica ninguém, exceto ao diabo. Aqui Paulo faz um fervoroso apelo aos cristãos para que deixem de lado as diferenças que não afetam os pontos centrais da fé e comecem a viver como os verdadeiros crentes deveriam.

Deus queria que eles tivessem o caráter de Cristo, expresso em frutos como amor, alegria e paz. No entanto, eles, em seu desejo de fazer tudo “corretamente”, por um lado, e de viver em liberdade cristã, por outro, apresentavam aos não-crentes uma imagem de tudo menos amor, alegria e paz.

Que aqueles que têm ouvidos ouçam o que o Espírito diz às igrejas. Deixe de lado suas diferenças, para que sua vida e sua congregação possam realmente ser fontes de glória para Deus e não manchas no reino.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *