O Deus de Nossa Esperança

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“E o Deus da esperança encha vocês de toda alegria e paz na fé que vocês têm, para que sejam ricos de esperança no poder do Espírito Santo.” Romanos 15:13.

Paulo finalmente chegou à conclusão do amplo argumento do que começou em Romanos 1:18. Ao longo de 15 capítulos intensos, ele tem exposto de forma convincente seus pontos de vista sobre o que significa ser um cristão.

Agora ele está pronto para concluir. Mas como isso vai terminar? Dado o poder e a lógica de seus argumentos, ele poderia ter finalizado com uma expressão triunfalista como “Eu sei que estou certo e você está errado” ou “Agora que você tem a verdadeira luz, aceite-a e pare de discutir”.

Mas o apóstolo está interessado em ganhar almas, não em discutir. Portanto, conclui a apresentação mais influente da história do Cristianismo com uma oração. Começa com uma frase cheia de expectativas: “O Deus da esperança”.

Conforme observamos várias vezes ao longo do ano, esperança é uma das grandes palavras de Paulo. Expressa uma parte central do conteúdo do evangelho (as boas novas). Um cristão é alguém que tem esperança. Em qual base? “O Deus da esperança”. Everett Harrison ressalta que é Deus quem “inspira esperança e a transmite a seus filhos”. Como Deus é fiel, podemos confiar que Ele cumprirá Suas promessas.

Paulo ora para que “o Deus da esperança” encha seus leitores romanos (e nós) de alegria e paz ao levá-los a confiar nEle. Aqui temos três outras palavras favoritas de Paulo. O apóstolo usa “alegria” mais do que qualquer outro escritor do Novo Testamento. Como eu gostaria que a igreja hoje pudesse absorver essa ênfase! Entre as igrejas que visito, há muitas que se parecem mais com necrotérios do que lugares de alegria. Por quê? Os salvos têm mais do que motivos suficientes para se alegrar, eles não têm apenas alegria, mas também “paz” porque foram reconciliados com Deus. Todas as bênçãos do cristão estão ligadas ao fato de “confiar nEle”, que é a nossa esperança.

Paulo encerra sua curta oração expressando o desejo de que aqueles que confiam em Deus abundem “na esperança pelo poder do Espírito Santo”. Aqui encontramos a terceira menção da esperança em dois versículos [12 e 13]. Paulo sabia que o mundo de seus dias era sem esperança. Mais do que qualquer outra coisa, as pessoas precisavam de esperança. As coisas não mudaram. O mundo ainda anseia por esperança. É por isso que o evangelho é tão importante. É uma mensagem de esperança, alegria e paz para aqueles que pelo Espírito aprendem a confiar no “Deus da esperança”.

Queremos nos unir a Paulo em sua oração. Também queremos orar pelos outros e por nós mesmos, para que possamos ter a esperança da salvação confirmada e a alegria e a paz que fluem dessa esperança.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *