Dando um Sétimo Passo com Paulo

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

E eu mesmo, meus irmãos, estou certo de que vocês estão cheios de bondade, têm todo o conhecimento e são aptos para admoestar uns aos outros.” Romanos 15:14.

Ao longo deste ano, fizemos uma longa jornada pelo livro de Romanos, na companhia de Paulo. O grande apóstolo nos deu uma exibição inteligente do plano de salvação. Depois de apresentar a si mesmo e aos Romanos (1:1-17), ele imediatamente nos apresenta ao problema básico de toda a humanidade: o pecado (1:18 – 3:20). É esse problema que fornece o ambiente para o desdobramento do restante de sua epístola.

O terceiro passo na jornada de Paulo nos levou através das maravilhas da justificação pela graça, pela fé no sacrifício de Cristo (3:21 – 5:21). Descobrimos que, para Paulo, a justificação pela fé é a plataforma básica sobre a qual tudo o mais pertencente à vida cristã repousa. Ele também se esforçou para nos mostrar que, assim como todo ser humano é pecador, a única esperança para todos é o dom da graça de Deus em Cristo Jesus.

Na justificação, Paulo nos leva em uma jornada pelo caminho da santidade, ou o que podemos chamar de vida santificada (6:1 – 8:39). A partir daí, ele passa a explicar que a salvação é para todos, tanto judeus como gentios (9:1 – 11:36).

E, finalmente, ele nos apresenta uma imagem verbal do que significa viver o amor de Deus no mundo real de nossa vida pessoal, cívica e congregacional (12:1 – 15:13). De acordo com Paulo, ser salvo não é uma experiência esotérica típica de alguma área privada do que é relevante para a religião. Ao contrário, a pessoa salva vive sua salvação, pois ela afeta todos os aspectos da existência.

Com Romanos 15:14, Paulo está pronto para a última etapa de nossa jornada. Você terminou sua apresentação de salvação e está pronto para dizer adeus. Entre Romanos 15:14 e 16:27, ele explica alguns dos motivos que o levaram a escrever sua carta (15:14-22) e seus planos de viagem futura (versos 23-33). Além disso, ele envia saudações às pessoas que encontra em Roma (16:1-27).

No versículo de hoje, Paulo expressa amorosamente sua confiança pessoal nos crentes em Roma. Ele vê neles motivos de esperança, embora, como outras igrejas, eles tenham seus problemas. Mas o apóstolo deseja que eles superem seus problemas e diferenças, para uma vida cristã mais plena. Como nós, os primeiros leitores de Paulo viajaram com ele para o reino.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *