Procurando Testemunhas Equilibradas

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

Entretanto, eu lhes escrevi, em parte mais ousadamente, como para fazer com que vocês se lembrem disso outra vez, por causa da graça que me foi dada por Deus.” Romanos 15:15.

De muitas maneiras, Paulo é o modelo do pregador fiel. Ele não rodeia o arbusto. Sabendo qual é a sua mensagem, ele não hesita em transmiti-la porque sabe que vem de Deus. No decorrer de sua argumentação em Romanos, ele falou “ousadamente” em muitos pontos. Entre os mais proeminentes estão suas afirmações enfáticas sobre a universalidade do pecado, a futilidade do esforço humano, a inclusão de judeus e gentios na base do evangelho e, claro, seu tratamento muito franco dos problemas entre os fortes e os fracos.

Em sua forma ousada de escrever, seguiu o conselho que ele mesmo deu a Timóteo. Como mentor do jovem missionário, Paulo o havia comissionado: “Que pregue a Palavra, apresse-se a tempo e fora de tempo. Convença, repreenda e encoraje, com toda paciência e doutrina” (2 Timóteo 4:2).

Na passagem de hoje, Paulo reconhece que não lhe faltou a ousadia essencial de um servo fiel de Deus, mas agora que concluiu seu argumento, ele admite que provavelmente ninguém deixou de ser afetado por suas admoestações.

Com essa admissão, começamos a ver outro aspecto do ideal pastoral de Paulo: o tato [social]. O verdadeiro líder cristão não pode apenas repreender destemidamente o pecado e o erro, mas também possui um tato suavizado pelo amor e cuidado por aqueles que são o objeto de seu ministério.

Ambos, ousadia e tato (ver Romanos 15:14), precisam ser misturados com aqueles que trabalham para Cristo, seja como ministros ou como leigos. Conheço alguns que são ousados, mas carecem de tato. Eles sabem como açoitar as pessoas, mas são incapazes de ganhar seu amor e confiança. Por outro lado, alguns são tão diplomáticos que nunca vão direto ao ponto. Eles têm tanto medo de ofender alguém que não conseguem dar um som preciso à trombeta.

O estudo das características de Paulo é de grande valor porque exemplifica o equilíbrio que deve existir entre tato ou prudência e ousadia. Poderíamos dizer que o apóstolo teve uma audácia prudente e uma prudência ousada. Ambos devem andar juntos.

Pai, ajude-me hoje a ser uma pessoa equilibrada. Ajude-me a deixar você me moldar para que eu possa ser uma testemunha eficaz para você. Ajuda-me a crescer na audácia prudente e na prudência ousada. Amém.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *