Quatro Citações de Esperanças aos Gentios

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Virá a raiz de Jessé, aquele que se levanta para governar os gentios; nele os gentios esperarão.” Romanos 15:12.

Em Romanos 15:9-12 Paulo se baseia no versículo 4, no qual ele disse a seus leitores que Deus inspirou as Escrituras do Antigo Testamento para que hoje possamos ter esperança. Os versos 9-12 apresentam quatro passagens esperançosas da Bíblia Judaica; pelo menos um de cada uma das grandes divisões do Antigo Testamento. Uma citação vem da Lei, uma dos Profetas e duas são encontradas nos Escritos. Por meio deles, o apóstolo afirma que todas as divisões reconhecidas da Sagrada Escritura dão testemunho do fato de que os gentios têm um lugar na salvação de Deus.

Conforme Paulo passa de uma de suas quatro nomeações para a próxima, há uma progressão bem definida. No primeiro (versículo 9), o salmista louva a Deus entre os gentios. Embora seja natural para um cantor hebreu louvar a Deus, Paulo escolheu esta citação específica porque tira o cântico de louvor de um contexto judaico restrito e o projeta para todas as nações. Assim, Paulo seleciona sua citação do Salmo 18:49 para mostrar que não são apenas os judeus que cantam louvores a Deus.

A segunda citação, tirada de Deuteronômio 32: 43, chama os gentios a se alegrarem com Israel. A passagem original enfatiza a alegria. Moisés chama as nações para louvar a Deus por sua grandeza e pela derrota de seus inimigos.

De acordo com Paulo, o que é significativo é o chamado aos gentios para se alegrarem junto com Israel. Leon Morris observa que “Deus trouxe as bênçãos da salvação para vocês dois e, portanto, é apropriado que vocês se alegrem juntos.”

A terceira citação de Paulo, do Salmo 117:1, mostra os gentios louvando a Deus independentemente de Israel.

A quarta citação, de Isaías 11:10, retorna ao fundamento da salvação para judeus e gentios. Fala da raiz de Jessé, o Único em quem os pecadores podem ter esperança. “Virá a raiz de Jessé, aquele que se levanta para governar os gentios; nele os gentios esperarão” O nome de Jessé, é claro, indica aos leitores de Paulo o grande Rei Davi. Davi pertencia à linhagem de Jessé, e o Messias, o Cristo, deve vir da mesma linhagem.

O significado de Isaías 11:10 para Paulo é que afirma especificamente que o Messias não viria apenas para a salvação dos judeus, mas também dos gentios.

Louvemos a Deus porque nenhum de nós jamais foi deixado de fora do plano de redenção.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *