Retorno às Diferenças Raciais

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Pois digo que Cristo foi constituído ministro da circuncisão, em prol da verdade de Deus, para confirmar as promessas feitas aos nossos pais e para que os gentios glorifiquem a Deus por causa da sua misericórdia.” Romanos 15:8, 9.

Com este versículo, Paulo aborda um tema que percorre todo o livro desde o capítulo 1, a saber, o tema da tensão que existe entre judeus e gentios. Observe que ele sutilmente transferiu sua discussão dos fracos e fortes, focando novamente no assunto dos judeus e gentios. “Isso sugere”, destaca Ernst Káseman, “pelo menos que o conflito descrito anteriormente [no capítulo 14] tem algo a ver com a composição diversificada da igreja de Roma, ou mais precisamente, que envolve a relação entre uma minoria judaica cristã e a maioria gentio cristã ”, os fracos e os fortes, respectivamente.

Assim, as linhas de separação que se manifestaram na comunidade cristã de Roma não envolviam diferenças puramente teológicas, mas também diferenças raciais, étnicas e culturais. Tudo isso soa muito moderno. A igreja ainda está tentando encontrar uma maneira de superar várias barreiras potencialmente conflitantes que dividem seus membros. Por essa razão, o conselho de Paulo aos romanos é de importância imediata. Precisamos disso hoje tanto quanto quando o apóstolo havia acabado de escrevê-lo.

Uma das coisas mais importantes para entender sobre a Bíblia é que a aplicação de seus princípios básicos é universal.

Os rostos, nomes e nacionalidades das pessoas podem mudar, mas as questões que surgem entre indivíduos e grupos permanecem as mesmas ao longo do tempo e da geografia. O mesmo também se aplica às soluções da Bíblia para essas dificuldades fundamentais. Embora as particularidades que refletem tempos e lugares específicos possam perder sua relevância, os grandes princípios estabelecidos pela Palavra de Deus são eternos.

É por isso que a Bíblia pode nos falar ao longo dos milênios e em diversas culturas. É verdade que não sou Pedro; mas a Bíblia fala sobre as “características de Pedro” em mim. Há muitas ilustrações disso, mas o ponto principal é que a Palavra de Deus tem uma mensagem para nós, no século 21. E essa mensagem não importa muito do que aquilo que mostra nossa necessidade de aceitar aqueles que diferem de nós. Não importa se as diferenças são teológicas ou raciais; como crentes que em sua vida expressam o amor de Deus, precisamos dar nossos corações para que Seu amor Se manifeste em nosso comportamento habitual.

Querido Pai, por Sua graça eu dedico novamente minha vida hoje para deixar para trás as grades que me separam dos irmãos e irmãs que diferem de mim racialmente, culturalmente ou de qualquer outra forma. Amém.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *