Lições de Uma Lista de Nomes

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Saúdem Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios. Saúdem igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saúdem meu querido Epêneto, primeiro fruto da fé em Cristo na província da Ásia.” Romanos 16:3-5.

Saudações continuam neste último capítulo de Romanos. Devido à Pax Romana (paz romana), viajar era relativamente fácil na bacia do Mediterrâneo. É por isso que Paulo tinha muitos conhecidos em Roma, apesar de nunca ter estado lá.

Suas saudações nos dizem muitas coisas sobre a igreja primitiva. Um é o fato de que as mulheres deviam ser bastante ativas. Das 26 pessoas que o apóstolo cumprimenta, 10 são mulheres: Febe, Priscila, Maria, Junia, Trifena, Pérsis, a mãe de Rufo, Júlia e a irmã de Nereo. Esta é uma proporção notável em uma sociedade dirigida por homens.

Outra coisa que aprendemos com essa lista é que Paulo menciona repetidamente congregações ou pelo menos parte delas (por exemplo, 1 Coríntios 16:19; Colossenses 4:15; Filemom 2; Atos 12:12).

Quando nós, cristãos do século 21, pensamos em igrejas, visualizamos grandes estruturas que abrigam uma congregação inteira. Este não era o caso na igreja primitiva. Os primeiros edifícios que conhecemos só surgiram durante o século III. Os primeiros cristãos adoravam regularmente nas casas de membros importantes. Esses grupos não eram apenas ambientes íntimos para os membros, mas, aparentemente, forneciam uma atmosfera confortável para o evangelismo.

Ao longo da história da igreja, muitos movimentos eficazes usaram variações da “congregação doméstica”. O movimento de muito sucesso de Wesley cresceu no que eles chamam de “reuniões de classe”. E muitas igrejas em nossos dias usam pequenos grupos para ajudar a tornar a comunhão cristã mais vital e o evangelismo mais eficaz.

A lição: Deus pode usar uma variedade de meios, e aqueles de nós que pensam que as coisas só podem ser feitas de uma maneira não entenderam realmente como a igreja primitiva adorava, socializava e fazia evangelismo.

Além das congregações domésticas, Paulo se refere à igreja de Roma como se também fosse uma congregação unificada. Pode ter sido assim; mas se foi, não temos informações sobre como eles devem ter mantido a unidade ou onde se reuniram para fazê-lo.

Deus deseja que nós, como cristãos, mantenhamos nossas mentes e corações abertos à Sua liderança. Em diferentes contextos, ele trabalha por meio de seu pessoal de várias maneiras. Como cristãos, devemos ser flexíveis para que o Senhor possa nos usar de maneira mais eficaz à medida que novas portas se abrem para a experimentação.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *