Uma Mulher no Serviço de Deus

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

Recomendo-lhes a nossa irmã Febe, que está servindo na igreja de Cencreia, para que vocês a recebam no Senhor como convém aos santos e a ajudem em tudo o que de vocês vier a precisar; porque ela tem sido protetora de muitos, inclusive de mim.” Romanos 16:1, 2.

Esta tradução de Romanos 16:1 é interessante, porque uma de suas palavras principais não aparece no grego original. A palavra “diaconisa” não está lá, mas foi adicionada. A verdadeira palavra é diakonos, traduzida corretamente na versão King James como “servo” e em lugares como Filipenses 1:1 como “diácono”. correto traduzi-lo como “diaconisa”, é porque no original a palavra tem terminação masculina e não feminina.

Agora, como podemos imaginar, em uma época em que o papel das mulheres na igreja tem sido muito debatido, a passagem de hoje tem recebido bastante atenção. Irmã Febe era uma “serva” ou uma “diácona”? Em outras palavras, ele ocupava uma posição oficial ou era “servo” no sentido geral de que todos os cristãos são servos?

A partir desse texto em particular, é impossível resolver a questão, embora alguns argumentem que as palavras “da igreja de Cencreas” parecem sugerir que ela ocupava uma posição na igreja ou era “diáconoa”.

O que acho fascinante no versículo de hoje é que Paulo menciona Febe antes de começar sua lista de pessoas a quem envia saudações, o que provavelmente implica que ela trouxe a carta de Paulo aos membros da igreja em Roma.

O Novo Testamento descreve mulheres que foram influentes no papel da comunidade cristã primitiva. Febe não apenas trouxe a preciosa mensagem de Paulo a Roma, mas “ajudou a muitos”, incluindo o apóstolo (16:2).

Foi Maria Madalena quem acreditou quando Cristo anunciou a proximidade de sua morte, enquanto os outros discípulos permaneceram cegos por seus preconceitos. Como resultado, ela o ungiu para a morte.

Foram também as mulheres que acompanharam Cristo ao pé da cruz, enquanto os discípulos se destacaram pela ausência. Da mesma forma, foram as mulheres que se tornaram as portadoras das boas novas da ressurreição do Senhor.

Deus usou as mulheres da mesma forma que os homens ao longo da história da igreja. Um dos exemplos mais notáveis foi o ministério de Ellen White, que durante seus 70 anos de serviço à igreja fez muito para moldar o adventismo.

Em nossos dias, Deus continua a chamar homens e mulheres para servi-lo em sua igreja. Assim, Febe, a “serva” ou “diácona”, é apenas uma das muitas mulheres que farão grandes trabalhos para Deus até o fim dos tempos.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *