Epílogo

William G. Johnsson

Fonte: Romanos, uma carta de amor de Jesus

Quando Paulo escreveu aos cristãos em Roma, ele estava em Corinto, prestes a partir em uma jornada que o levaria para estar com eles. Ele planejava passar algum tempo com os crentes em Roma e depois continuar até os limites do continente: a Espanha.

Depois de alguns anos, Paulo chegou a Roma, mas de forma totalmente inesperada.

Ele chegou acorrentado.

Corinto, na Grécia, fica a leste de Roma. A rota mais curta entre essas cidades levaria Paulo a Cencreia, a cidade portuária perto de Corinto, e embarcaria em um navio que navegasse para o oeste até Roma.

Em vez disso, quando Paulo saiu de Corinto, ele foi na direção oposta, leste, e a pé. Ele planejava chegar a Roma por uma rota sinuosa que o levaria primeiro a Jerusalém e depois a Roma.

Vários anos antes, quando Paulo visitou Jerusalém e se encontrou com Tiago, João e outros líderes religiosos, ele foi convidado, como parte de sua missão para os gentios, a ajudar os cristãos pobres da igreja mãe. Não sabemos por que eram pobres; possivelmente sua aceitação de Jesus de Nazaré como o Messias produziu uma perseguição aos judeus.

Durante o trabalho de Paulo na Macedônia e na Acaia (na Grécia), ele passou parte de seu tempo arrecadando fundos para os santos em Jerusalém. Agora esse trabalho estava feito. As igrejas gentias deram generosamente, mesmo apesar de suas próprias necessidades, e nomearam representantes para acompanhar Paulo e garantir que os fundos chegassem em segurança.

Fechando sua carta, Paulo considera o caminho a seguir e expressa certa apreensão. Ele não está preocupado com ladrões ou piratas; não, ele se pergunta sobre sua recepção em Jerusalém. Ele esteve ausente por muitos anos, mas vazaram notícias suficientes para perceber que alguns de seus companheiros cristãos judeus têm sérias dúvidas sobre seus ensinamentos e trabalho. Eles ouviram que Paulo aceita crentes gentios na igreja sem exigir que eles sejam circuncidados ou observem as leis do judaísmo. Então, Paulo se pergunta enquanto escreve: serei bem-vindo quando chegar?

Não sabemos mais de Paulo sobre esses assuntos. Lucas, escrevendo em Atos, no entanto, preenche algumas lacunas. Não menciona os fundos que Paulo havia levantado, mas detalha os eventos que ocorreram quando Paulo se reuniu com os líderes da igreja. Sim, Paulo estava certo, uma facção de cristãos judeus desconfiava dele; então os irmãos aconselharam que a melhor maneira de Paulo conquistá-los era juntar-se a quatro homens submetidos a um voto (rito) de purificação no templo.

Paulo concordou. Isso seria um erro?

O plano explodiu em seus rostos. Um motim eclodiu; Paulo teve que ser resgatado por um soldado romano ou teria sido dilacerado. Uma série de julgamentos e anos de prisão foram realizados. Um grupo de judeus fanáticos jurou assassiná-lo e, finalmente, Paulo chegou à conclusão de que sua única maneira de obter justiça era exercer seus direitos como cidadão romano: ele apelou para ser enviado a Roma para que o imperador pudesse decidir seu caso.

A última parte de Atos nos conta tudo sobre esses eventos. Sem a narrativa de Lucas estaríamos no escuro.

Então, como Lucas nos diz, Paulo finalmente chegou a Roma, mas acorrentado. Quando ele chegou, alguns crentes, tendo ouvido falar de sua vinda, saíram ao seu encontro. Isso encorajou grandemente o apóstolo idoso (Atos 28:15).

Em Roma, Paulo foi mantido em prisão domiciliar, mas estava livre para receber em casa diversas pessoas que o visitavam. Isso durou dois anos inteiros, Lucas nos conta. É aí que a narrativa termina.

O que aconteceu depois? Paulo foi chamado para comparecer perante o imperador (lembre-se, foi Nero)? Ele foi solto, pelo menos por um tempo, e chegou à Espanha?

Não sabemos. Nós só temos tradições e você não pode confiar nelas. O cenário mais próximo, eu acho, é que Paulo foi executado no início dos anos 60, pouco antes ou durante o ataque de Nero contra os seguidores de Jesus. Para os cristãos, aqueles anos foram tão terríveis, seus sofrimentos tão grandes, que não deixaram nenhum relato do destino de Paulo ou de qualquer outra pessoa durante aquela idade das trevas.

No entanto, uma voz nos fala do silêncio e é a voz de Paulo. Seu fim está próximo; a luta está quase no fim. Ele escreve a Timóteo, seu discípulo amado:

“Eu, de minha parte, já estou prestes a ser oferecido em sacrifício, e chegou a hora de minha partida. Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé. De resto, me espera a coroa da justiça, que o Senhor, o justo juiz, me concederá naquele dia; e não só a mim, mas também a todos os que esperaram com amor a sua vinda” (2 Timóteo 4:6-8).

Isso é tudo que sabemos. Como Moisés antes dele, ninguém conhece seu lugar de descanso final. Não existe um grande mausoléu para aquele gigante, nada.

Descanse, seguro nos braços de Jesus. Isso é tudo que importa.

Como passei muitas horas com sua carta a Roma e contemplei sua vida, seu trabalho e suas ideias, fui levado além das palavras que meu cérebro fraco pode expressar. Aquele homem, aquele gigante, meu irmão Paulo o que posso dizer a não ser agradecer a Deus pelo incrível dom daquele apóstolo, seu servo?

Paulo entendia mais claramente do que qualquer um em seus dias as implicações das boas novas proclamadas por Jesus. Ele percebeu que a graça que veio com Jesus – a graça que é Jesus – é grande e maravilhosa demais para ser contida nos velhos odres do judaísmo.

Como Jesus predisse, o vinho novo quebraria os odres: a mensagem de Jesus não continuaria como uma seita da velha religião; era muito maior, muito melhor e universal.

Paulo notou.

Paulo trabalhou para que isso acontecesse.

Paulo escreveu – ele escreveu cartas, sendo a mais importante de todas para Roma.

O que teria acontecido se…? Se Paulo tivesse dado as costas ao chamado divino? E se ele tivesse desistido no caminho? Se não houvesse escritos aquelas cartas?

Haveria uma igreja cristã hoje? Se fosse esse o caso, que tipo de igreja haveria? Graças a Deus por Paulo?

Você pode ver postagens dos outros dias aqui

Você pode ver outros comentários do pastor William G. Johnsson sobre Romanos aqui

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *