Ano Bíblico 2020 – 61º Dia: Galeria de Honra dos Perseguidos – Mateus 5: 11 – 12

Leitura Bíblica: Mateus 5: 11 – 12

“Bem-aventurados  são vocês quando, por minha causa, os insultarem e os perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vocês. Alegrem-se e exultem, porque é grande a sua recompensa nos céus; pois assim perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.”

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte

Conforme mencionamos há poucos dias, esses dois versos não formam uma nova bem-aventurança. São, porém, complemento e comentário sobre a oitava bem-aventurança. Como tal, há várias coisas que devemos observar nos versos 11 e 12.

A primeira delas é que através do curso da história, os profetas de Deus têm sido perseguidos. Na verdade, no Antigo Testamento eram os falsos profetas, e não os verdadeiros, que eram geralmente bem aceitos pelo povo, pelas autoridades políticas e frequentemente pelos líderes religiosos também. Isso acontecia porque eles traziam mensagens suaves e agradáveis. Como Deus disse a Ezequiel: “[Eles] andam enganando Meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz.” Ezequiel 13:10, ARC.

As pessoas preferem ouvir coisas suaves do que o chamado de Deus para o arrependimento e reforma. Foi esse chamado direto que trouxe rejeição e perseguição aos mensageiros de Deus através dos tempos.

A galeria de honra dos perseguidos está repleta de nomes de pessoas que seguiram a Deus através dos séculos. Abel foi perseguido por Caim porque ofereceu “uma oferta mais agradável”. Noé foi ridicularizado como sendo fanático e alarmista. Davi foi perseguido por Saul, e Elias por Acabe. Daniel passou algum tempo na cova dos leões, e Paulo foi perseguido em todos os seus empreendimentos pelas pessoas de fora e até de dentro da igreja.

O “status quo” não gosta de ser desafiado pela verdade divina quando ela é realmente a verdade de Deus. Aqueles que são rejeitados por causa de Cristo têm uma herança sem paralelo. Precisamos estar sempre alerta “quando todos” nos “louvam”. Luc. 6:26. Não foi coisa tão boa no caso dos profetas de Deus. Nem foi bom para o mais importante dentre o povo de Deus – Jesus. Ele morreu na cruz por causa daquilo que ensinou e viveu.

Pai, ajuda-nos hoje a nos revestirmos de coragem, considerando a história do Teu povo quando os problemas atravessarem nosso caminho. Ajuda-nos a viver nos Teus princípios, a despeito das dificuldades.

Leitura Complementar

Continuação do Capítulo 2 As Bem- Aventuranças – por Ellen White – CPB–  Tópico “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem.” Mateus 5:11.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *