Ano Bíblico 2020 – 75º Dia: O Novo Israel de Deus – Gálatas 3:29

Leitura Bíblica Gálatas 3:29

“E, se vocês são de Cristo, são também descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.”

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte

Quando Jesus expôs aos Seus seguidores a Sua missão para o mundo, fazendo deles o sal da terra e a luz do mundo, Ele na realidade lhes deu a missão que pertencera a Israel anteriormente.

No Antigo Testamento, Israel era o povo do Concerto de Deus, era “a luz aos outros povos”. Isa. 42:6. Israel era o povo, nação escolhida, preciosa e santa de Deus. Ele dera a Israel uma missão para o mundo inteiro. Oportunamente, “chamarão a Jerusalém o trono do Senhor; nela se reunirão todas as nações em nome do Senhor e já não andarão segundo a dureza do seu coração maligno”. Jer. 3:17. “Todos os que… se volvessem da idolatria ao culto do verdadeiro Deus, deveriam unir-se ao povo escolhido. Quando o número de Israel aumentasse, deveriam ampliar os limites até que seu reino abarcasse o mundo.” – Parábolas de Jesus, pág. 290.

Mas Israel não cumpriu o propósito de Deus para ele. Como resultado, Jesus deu a missão aos Seus seguidores. Talvez esse fato tenha ficado bem claro na parábola dos lavradores arrendatários (Mat. 21:33-46).

Nessa parábola, o proprietário plantou uma vinha e a arrendou aos lavradores. Quando envia servos para receber sua renda eles são maltratados. Finalmente ele envia o próprio filho, a quem eles matam. Como resultado, “[Ele] fará perecer horrivelmente a estes malvados e arrendará a vinha a outros lavradores”. Então Jesus acrescenta Sua lição: “O reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que lhe produza os respectivos frutos.” Versos 41-43.

Aquela “nação”, logicamente, é a igreja cristã. Ela foi chamada de “nação santa” e “povo peculiar” para dar testemunho de Cristo ao mundo inteiro. Por isso, “os da fé [em Jesus] é que são filhos de Abraão” e “o Israel de Deus”. Gálatas 3:7 e 6:16.

Ê sobre a igreja que todas as bênçãos do Antigo Testamento recaem. Mas não só as bênçãos. A igreja, você e eu, temos a responsabilidade de cumprir a missão dada a Israel como luzes do mundo.

Leitura ComplementarCristianismo Puro e Simples:

Tema de hoje: O Divino Fingimento

Infelizmente não posso postar todos os capítulos deste livro aqui. Entretanto, indico o link onde você poderá adquirir um exemplar do livro.

Editora WMF

Saraiva

Amazon

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *