Ano Bíblico 2020 – 103º Dia: A Justiça de Deus e a Cruz de Cristo Apocalipse 5: 9 e12

Leitura bíblica: Apocalipse 5: 9 e 12

“e cantavam um cântico novo, dizendo: “Digno és de pegar o livro e de quebrar os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação … “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor.”

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventurança

Por acaso você já notou que os cânticos de Apocalipse têm profunda relação com o mérito e justiça de Deus? Vamos considerá-los.

A primeira série de doxologias de louvor é encontrada em Apocalipse 5. Aí, o mérito de Jesus está baseado no fato de que Ele morreu no Calvário pela humanidade.

A segunda importante série é encontrada por ocasião do derramamento das sete últimas pragas. Pelo menos três vezes a justiça e veracidade de Deus são louvadas. “Tu és justo nos Teus julgamentos” (Apocalipse 16:5, BLH), proclama o anjo ao derramar a terceira praga. O altar responde dizendo: “Certamente, ó Senhor Deus, Todo-Poderoso, verdadeiros e justos são os Teus juízos.” Apocalipse 16:7. (Ver também Apocalipse 15:3 e 4.)

A terceira cena tem lugar na segunda vinda de Cristo. O capítulo 19 começa com “grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação, e a glória, e o poder são do nosso Deus, porquanto verdadeiros e justos são os Seus juízos”. Versos 1 e 2. Mais adiante, no mesmo capítulo, Cristo, retratado como cavalgando Seu cavalo branco, “Se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça”. Verso 11.

Por que essa preocupação com a justiça de Deus? A resposta se encerra em uma questão fundamental do plano da salvação. Se a lei condena à morte aqueles que a transgrediram, como pode Deus salvar alguns pecadores, e outros não? E não é a graça (dar perdão a algumas pessoas a despeito de sua vida pecaminosa) algo tão injusto como qualquer outra coisa?

É aí que a cruz entra em cena. Como Jesus morreu por mim e eu aceitei esse sacrifício pela fé, Deus está livre para me perdoar. Ele manteve Sua justiça pelo fato de ter defendido a lei e a pena de morte, mas Ele é também capaz de mostrar misericórdia àqueles que a desejam por causa do sacrifício do Cordeiro. A cruz está exatamente no centro de nossa fé.

Leitura Complementar

Fé que Cuida – Capítulo 6

Obviamente não postarei os capítulos deste livro aqui no site do Nossas Letras. Cada membro do Clube de Leitura recebeu seu exemplar. Entretanto, indico o link onde você poderá adquirir o exemplar do livro caso queira presentea-lo.

Link para interagir com o autor. Esta Live aconteceu dia 12.01.2020. E este será o link provisórioAqui você poderá colocar suas perguntas e o autor as lerá e responderá. À medida que nossa leitura avançar poderemos ver a necessidade de outra forma de interação.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Indicamos a leitura: A Realidade da Cruz e do Santuário em nosso processo de Salvação

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *