Ano Bíblico 2020 – 203º Dia – Santificando o Nome – Salmo 34:3

Leitura Bíblica: – Salmo 34:3

“Louvem comigo a grandeza do Senhor, e todos juntos lhe exaltemos o nome.”

O Livro de Salmos

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

O que significa “santificar” o nome de Deus? Uma forma de captar o sentido é reparar como a palavra é traduzida em diferentes versões bíblicas. O Novo Testamento do Século Vinte diz “que Teu nome seja mantido santo”. A tradução de Moffatt diz: “Reverenciado seja Teu nome.” E na tradução de Phillips a frase é “que Teu nome seja honrado”. Santificar o nome de Deus é reverenciá-lo, tratá-lo com respeito, honrá-lo. E tratá-lo como algo santo em contraste com algo ordinário ou comum.

O significado torna-se mais claro quando vemos o modo como a palavra é empregada. Encontramos a mesma palavra no mandamento do sábado na tradução grega de Êxodo 20:8. O mandamento é lembrar- se do sábado para o santificar. O sábado é um dia diferente dos outros; deve receber tratamento diferente dos outros dias. Deve ser santificado. Outro exemplo extraído do Antigo Testamento vem da instrução para consagrar os sacerdotes. Os sacerdotes deviam ser diferentes dos outros homens porque eram separados para uso santo.

Assim acontece com o nome de Deus. Os cristãos devem santificar o nome de Deus pelo fato de Deus ser quem Ele é. Ellen White sugere que “para santificarmos o nome de Deus é necessário que as palavras em que falamos do Ser Supremo sejam pronunciadas com reverência. ‘Santo e tremendo é o Seu nome.’ Salmo 111:9. Não devemos nunca, de qualquer modo, tratar com leviandade os títulos ou nomes da Divindade. Ao orar, penetramos na sala de audiência do Altíssimo, e devemos ir à Sua presença possuídos de santa reverência. Os anjos velam o rosto em Sua presença. … Quanto mais deveríamos nós, seres finitos e pecadores, apresentar-nos de modo reverente perante o Senhor, nosso Criador”. – O Maior Discurso de Cristo, pág. 106.

Mas santificar o nome de Deus não se restringe apenas à hora da oração. Inclui também nossa linguagem durante todo o dia. Além disso, santificar o nome abrange todas as nossas ações, pois somos representantes de Deus na Terra. Em todo ato da vida devemos manifestar- Lhe o caráter, pois portamos o Seu nome.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *