Ano Bíblico 2020 – 218° Dia – Devedores Audaciosos – Romanos 4: 6 – 8

Leitura Bíblica: Romanos 4: 6 – 8

“E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado aquele a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras. Davi disse:

“Bem-aventurados aqueles cujas transgressões são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; bem-aventurado aquele a quem o Senhor jamais atribuir pecado.”

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças

Segundo o pensamento rabínico, todo pecado criava uma dívida para com Deus, ao passo que toda obra de justiça contribuía para o acúmulo de créditos do crente perante Deus. Enquanto o acúmulo de boas obras formava uma espécie de ponte para Deus, o acúmulo de dívidas morais separava as pessoas dEle.

O conceito de dívida moral era, portanto, bastante familiar para os judeus. Jesus emprega o bem conhecido conceito de dívida moral e as ideias a ele relacionadas para nos dizer que devemos ir ao Pai e pedir- Lhe que anule nossas dívidas.

Pense nisso! A ideia em si é bastante insolente. É uma atitude audaciosa para um devedor aproximar-se de um credor e pedir que lhe perdoe um débito. Contudo, Jesus nos ensina a nos aproximarmos de Deus dessa maneira “insolente”.

O Novo Testamento também ensina, por meio de seus diversos autores, que Deus está mais do que disposto a cancelar nossa dívida, porque nos ama e porque aceitamos Seu amor no sacrifício de Jesus. Deus é um cancelador de dívidas para os que buscam o Seu perdão. Esse é um milagre da graça. Deus não nos dá o que merecemos. Ele nos dá o que precisamos.

É interessante notar, nesse ponto, que a versão de Lucas da Oração do Senhor emprega a palavra “pecado” (Luc. 11:4) em vez de dívida, conforme encontramos em Mateus. Os. pecados, obviamente, representam atos de comissão, enquanto as dívidas incluem os atos de omissão. O perdão de Deus abrange, portanto, todos os nossos pecados. Tanto as coisas que fazemos conscientemente contra Deus e contra o nosso próximo, como as coisas que deveríamos ter feito por eles, acham-se incluídas nas duas versões da Oração do Senhor.

Em resumo, todos os nossos pecados podem ser levados ao pé da cruz. Agradecemos-Te, ó Senhor, por sermos capazes de ir confiantemente a Ti e por sempre atenderes aos sinceros pedidos de perdão.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *