Ano Bíblico 2020 – 359º Dia – Os Dois Construtores Novamente – Lucas 6:48 e 49

Leitura Bíblica:  Lucas 6:48 e 49

“Esse é semelhante a um homem que, ao construir uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha. Quando veio a enchente, as águas bateram contra aquela casa e não a puderam abalar, por ter sido bem-construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que construiu uma casa sobre a terra, sem alicerces, e, quando as águas bateram contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa.

O Livro de Lucas

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças – CPB

Vimos ontem as semelhanças existentes entre os dois construtores descritos em Mateus 7:24-27. Descobrimos que, superficialmente, eles eram parecidos. Ambos, para colocar isto em termos espirituais, aparentavam ser bons cristãos.

Hoje queremos examinar as diferenças entre eles. Ao empreender essa tarefa, receberemos grande ajuda da versão de Lucas para essa história. Ele fornece informações não encontradas em Mateus. Lucas nos diz, conforme vimos na leitura bíblica de hoje, que o homem sábio cavou fundo e deu-se ao trabalho de lançar o alicerce de sua casa. Em contrapartida, o homem tolo não cavou nada. Não se preocupou em lançar um fundamento.

A chave para compreender o homem cuja casa não possuía alicerce é a palavra “tolo”. O homem tolo estava apressado. Por que não tomar um atalho, pensa ele, se vou obter os mesmos resultados? Afinal de contas, ninguém verá a diferença, pois o alicerce fica abaixo da superfície. Por que perder tempo construindo um alicerce?

O homem tolo também parece ser um sabichão. Ele sabe como construir uma casa sem seguir as regras que governam as leis da construção civil. Ele não precisa de arquiteto nem de outros profissionais, nem dá atenção ao conselho deles.

Além desses atributos, o homem tolo é alguém que não faz planos com antecedência. O que ele quer é uma casa, e não uma expedição científica. Por que não construí-la bem perto do rio, onde é tão agradável? E ele é suficientemente esperto para saber que é mais fácil e rápido construir sobre a areia do que sobre a pedra.

Todos esses atributos podem ser transpostos para nossa vida espiritual. Os cristãos tolos estão interessados apenas numa religião superficial; como já sabem de tudo, não precisam aconselhar-se com os membros de sua igreja; e vivem mais para o presente do que para o futuro.

Isso tudo parece bom. Só há um problema. O edifício não aguenta as tempestades da vida e do juízo.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Uma resposta para Ano Bíblico 2020 – 359º Dia – Os Dois Construtores Novamente – Lucas 6:48 e 49

  1. Fca. Maria ( Tika) diz:

    Linda aprendizagem a de hoje. Esses versos bíblicos falou muito ao nossos corações. Saber que estamos seguros quando estamos em contato diário com a palavra de Deus e praticamos seus ensinamentos. Deus nos dê crescimento espiritual todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *