Ano Bíblico 2020 – 358º Dia – Dois Construtores – Jeremias 31: 33

Leitura Bíblica: Jeremias 31: 33

“Porque esta é a aliança que farei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente lhes imprimirei as minhas leis, também no seu coração as inscreverei; eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.”

O Livro de Jeremias

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças – CPB

Não temos na declaração de Jesus apenas duas casas e dois tipos de local para a construção, mas também dois construtores, dois tipos de pessoas. Esses homens são importantes porque representam perfis de personalidade, que podem ser o seu e o meu. Vamos examiná-los.

Veremos primeiro como se assemelham. Para começo de conversa, ambos tinham o mesmo desejo de construir uma casa em que pudessem morar e regalar-se. Um segundo ponto de semelhança é que ambos, aparentemente, escolheram locais perto um do outro, visto que as casas estavam sujeitas precisamente às mesmas provas e tensão. Um terceiro ponto de semelhança é que pareciam gostar do mesmo estilo de casa. No tocante à parábola de Jesus, as duas casas parecem essencialmente a mesma. A única diferença parece ser no alicerce.

Essas similaridades são impressionantes, mas também são importantes porque têm significado para nossa vida espiritual. Temos, durante demasiado tempo, alimentado a ideia de que a diferença entre os verdadeiros cristãos e os pseudocristãos é óbvia e que não passa de uma questão externa. Mas essa conclusão simplista não abrange a ideia exposta por Jesus de que estamos tratando com algo muito mais sutil. A diferença entre os dois homens e as duas casas não é tão óbvia, assim como também não é entre dois membros de igreja. Toda a dificuldade com os falsos profetas, conforme vimos alguns dias atrás, reside no fato de eles, superficialmente, se parecerem demais com os verdadeiros profetas. O mesmo vale para as duas árvores.

O cristianismo genuíno não é apenas uma questão externa. É um assunto do coração. As pessoas podem fazer as mesmas boas coisas por razões diferentes. O homem sábio de nossa história não apenas fez as coisas certas; ele as fez por causa de seu relacionamento de coração com Jesus.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *