Ano Bíblico 2020 – 357° Dia – Um Paraíso de Tolo – Mateus 7:27

Leitura Bíblica: Mateus 7:27

“Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e bateram com força contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.”

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças – CPB

Esse versículo assumiu novo significado para mim alguns anos atrás. Eu morava a 16 quilômetros do Lago Michigan, e uma de minhas modalidades prediletas de exercício era caminhar ao longo da praia.

Foi numa dessas caminhadas que percebi, de maneira bem vivida, o que Jesus queria dizer. Uma casa que havia poucos dias estivera “seguramente” apoiada numa encosta, 12 metros acima do lago, estava agora suspensa entre a praia e o céu. O banco de areia sobre o qual ela havia sido construída trinta anos antes fora carcomido pelas ondas estrepitosas, de modo que a casa estava agora oscilando apenas sobre metade de seus fundamentos. A outra metade da casa estava pendurada sobre uma praia recém-alargada. Dias depois ela desabou, sendo grande a sua ruína.

A grande certeza para ambas as casas de Mateus 7 é a de que as águas virão. Não temos como escapar das águas, mas podemos tomar a decisão de construir sabiamente.

Construir sabiamente pode exigir mais planejamento e previdência do que aparenta. Fui criado na província do Rio Russo, no Norte da Califórnia. Durante o verão, numa terra que nunca parecia ver chuva naquela estação, os rios ficavam reduzidos a filetes de água que serpenteavam através dos aprazíveis vales juncados de sequoias. Era uma tentação construir uma casa perto do rio na estação estivai, especialmente para alguém que nunca tinha visto o rio cheio. Mas periodicamente as chuvas de inverno criavam torrentes enlameadas que faziam o rio transbordar muito acima do seu leito. Os que eram tolos o bastante para construir perto demais do rio, viam suas casas flutuando rio abaixo em direção ao Pacífico.

Tenha cuidado como você constrói e onde constrói. O que pode parecer belo em tempo de paz, pode converter-se num paraíso de tolo em tempos tempestuosos. E lembre-se: As tempestades da vida virão. A única questão é se estaremos preparados para elas.

Leitura Complementar:

Capítulo 6 – Não julgar, mas praticar

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *