Ano Bíblico 2020 – 363º Dia – Que Tipo de Homem Ele é? – Mateus 7:29

Leitura Bíblica: Mateus 7:29

“… porque ele as ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas.”

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças – CPB

A autoridade final do Sermão do Monte provém do Pregador que o proferiu. E por isso que Mateus nos transmite a mensagem encontrada no capítulo 7, versos 28 e 29. Depois de ouvir o sermão, Mateus quer que demos uma olhada nAquele que o pregou: Aquele que maravilhou as multidões porque ensinava como quem tinha autoridade. Quem pregou o sermão é tão importante como o conteúdo do sermão, ou mais.

E quem foi que pregou o Sermão do Monte? Ouça-O. Ele afirma ser mais do que um carpinteiro de Nazaré.

Jesus começa fazendo reivindicações a respeito de Sua identidade já em Mateus 5:11, onde Ele diz: “Bem-aventurados sois quando, por Minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós.”

No verso 17, Ele diz: “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas.” “Vim”, e não “nasci”. E de onde Ele veio? De Alguém que Ele muito familiarmente chama de “Meu Pai”. Ele é o Verbo encarnado que veio do seio do Pai.

Mas talvez a declaração mais profunda do Sermão do Monte, a respeito do senso pessoal de identidade de Jesus, se encontra em Mateus 7:22, onde Ele afirma: “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em Teu nome?” Ele não hesita em dizer que as pessoas hão de se dirigir a Ele como Senhor, como pessoa divina.

E note que Ele afirma que as pessoas estariam fazendo petições a Ele naquele dia, em vez de ao Pai. Mais surpreendente ainda é o fato de, no verso 22, ser este Carpinteiro de Nazaré quem pronuncia juízo sobre homens e mulheres.

Este Jesus-Carpinteiro, Este Jesus-Deus, ainda fala com autoridade. A pergunta é: Que faremos a respeito disso? Que faremos dEle?

Leitura Complementar:

Capítulo 6 – Não julgar, mas praticar

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *