Ano Bíblico 2020 – 362º Dia – E Quem é Este Homem? – Mateus 7:28

Leitura Bíblica: Mateus 7:28

“Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, as multidões estavam maravilhadas com a sua doutrina…”

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças – CPB

E por que não deviam eles se maravilhar? Você já parou para pensar na percepção que eles tinham de Jesus e no tipo de coisas que Ele disse, as quais eram não apenas surpreendentes, mas extremamente chocantes? Ficamos tão familiarizados com Jesus e com a interpretação histórica dEle, que muitas vezes nos esquecemos de como Ele deve ter sido percebido pelas pessoas de Sua época.

E como essas pessoas O viam? Pelo que Ele era: Um simples carpinteiro de uma pequena aldeia chamada Nazaré da Galileia. Ele não era um escriba nem um fariseu, mas um homem comum, um operário. Não havia se assentado aos pés de Gamaliel nem de qualquer outro grande mestre. Não passava de um rústico e humilde carpinteiro.

Mas subitamente Ele entra em cena na vida judaica com um ministério popular e extraordinário. Não faz rodeio de palavras. Desde o começo, ensina as coisas mais surpreendentes e o faz com autoridade. Seu surgimento é um choque para a nação judaica.

Observe a ousadia na maneira como ensina. Os escribas, os Ph.Ds religiosos da época, não se destacavam por sua originalidade de pensamento. Seus métodos de ensino baseavam-se na autoridade alheia. Grande era a erudição deles, e eram capazes de citar essa e aquela autoridade com grande desembaraço e domínio de cena. Quando discutiam, faziam isso amontoando grande lista de citações.

Mas Jesus nem sequer elogia a metodologia dos escribas. O Mestre não recorria a nenhuma outra autoridade. Ele era a Autoridade. Seu estilo era: “Eu vos digo”, e não “disseram assim ou assado”.

Além disso, Ele falava com plena autoridade quando fazia pronunciamentos. Não hesitava em dizer a Seus ouvintes o que lhes traria bênçãos. Nem se intimidava de prometer aos outros o reino do Céu.

O humilde Carpinteiro atingiu a Palestina com uma onda de surpresas. Não era difícil dar-Lhe atenção. Ainda hoje acontece isso. Ele ainda fala com autoridade, até mesmo para você e para mim.

Leitura Complementar:

Capítulo 6 – Não julgar, mas praticar

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *