Ano Bíblico 2021 – 46º Dia – Resistindo a Tentação Sexual – Gênesis 39:9

Leitura Bíblica: “Não há ninguém nesta casa que esteja acima de mim. Ele não me vedou nada, a não ser a senhora, porque é a mulher dele. Como, pois, cometeria eu tamanha maldade e pecaria contra Deus?,” Gênesis 39:9

O Livro de Gênesis

 Livro 1: Encontro com Deus – CPB:

Pastor Amin Rodor

Como descrito e demonstrado por filmes e pela TV, o sexo parece a suprema preocupação na mente das pessoas hoje. A distorção oposta seria tratar o sexo como algo pecaminoso e perverso. O sexo é criação divina e apropriado quando é vivido no contexto de casamento. Quando o tiramos dos limites de seu desígnio, destruímos sua beleza e propósito. Isto é mais ou menos como a história do garotinho que tirou um peixe do aquário para brincar com ele. Logo, porém, descobriu que o peixe se diverte apenas no ambiente da água. O princípio é verdadeiro em relação ao sexo, destinado a ser desfrutado no contexto de um compromisso único e exclusivo.

A história de José pode trazer ajuda a jovens lutando contra a tentação sexual. As Escrituras afirmam que José ‘era formoso de porte e de aparência’ [Gênesis 39.6]. Isto não passou despercebido à senhora Potifar, que finalmente deixou de rodeios e passou ao assédio direto [v.7]. O primeiro princípio é este: todo mundo [e belo de forma e aparência para alguém. Isto quer dizer que não são apenas os vistos como belos que terão que lidar com a tentação. Cedo ou tarde, você se defrontará com o desafio.

Segundo, defina suas normas antes de ser assediado pela tentação. Porque José já havia tomado sua decisão, como indicado no texto de hoje, ele não ficou a mercê da senhora Potifar. Se você não estabelecer as normas pessoais a respeito do sexo, alguém tomará a decisão por você.

O princípio número três aparece no verso 10; “Todos os dias ela insistia que ele fosse para a cama com ela, mas José não concordava e também evitava estar perto dela.” [NTLH]. Isto quer dizer: evite a proximidade com a tentação. José conhecia os truques da senhora Potifar e sabia de sua vulnerabilidade pessoal.  Ele decidiu não se aproximar dela que precisava ficar tão longe da tentação quanto possível. Cortejar o perigo é preparar-se para a queda. Ele sabia que precisava ficar tão longe da tentação quanto possível. Cortejar o perigo é preparar-se para uma queda.

Finalmente, quando tudo o mais não der certo, fuja. José sabia que chegara o momento em que nenhum argumento iria funcionar. Você certamente deve orar, e a oração é arma poderosa, mas às vezes você tem que colocar ‘asas’ a serviço da oração. José tinha o que chamamos de ‘compromisso radical’. Não me trevo a dizer que isso seja fácil. Mas é o que significa ser um discípulo de Cristo. E o Senhor honrará sua determinação e firmeza.

Reflexão Extra: “Conserva-te Puro”

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Mat. 5:8.

Saber o que constitui pureza de espírito, corpo e coração é a mais elevada espécie de educação. Paulo, o apóstolo, resume em sua carta a Timóteo as realizações que lhe eram possíveis, dizendo: “Conserva-te a ti mesmo puro”. I Tim. 5:22. Carta 145, 1897.

É a obra especial de Satanás nestes últimos tempos apoderar-se da mente dos jovens, para lhes corromper os pensamentos, e inflamar lhes as paixões. Todos são livres agentes morais, e como tais precisam levar seus pensamentos a fluir nos devidos condutos. […] Se Satanás busca desviar a mente para as coisas baixas e sensuais, trazei-a de volta, e fixai-a nas coisas eternas; e quando o Senhor vir o esforço decidido feito para manter apenas pensamentos puros, atrairá a mente, como o magneto, e purificará os pensamentos. […] O primeiro trabalho dos que querem reformar-se, é purificar a imaginação. Caso a mente siga direção viciosa, precisa ser restringida para deter-se em assuntos puros e elevados. Quando tentados a ceder a uma imaginação corrupta, fugi então para o trono da graça, e orai pedindo forças ao Céu. No poder de Deus a imaginação pode ser disciplinada para demorar em coisas puras e celestiais. […]

Os que quiserem possuir aquela sabedoria que é de Deus, precisam tornar-se loucos no pecaminoso conhecimento deste século, para que se tornem sábios. Devem cerrar os olhos, para que não vejam nem aprendam nenhum mal. Devem fechar os ouvidos, para que não ouçam o mal, e obtenham aquele conhecimento que lhes mancharia a pureza de pensamento e atos. E devem guardar a língua, para que não emita comunicações corruptas, e seja encontrado engano em Sua boca.

Todos são responsáveis por suas ações, enquanto se acham sob a graça neste mundo. Todos têm Poder de dominar seus atos. Se são fracos em virtude e pureza de pensamentos e ações, podem obter auxílio do Amigo dos desamparados. Jesus conhece toda a fraqueza da natureza humana e se Lhe for pedido, dará forças para vencer as mais poderosas tentações. Todos podem obter essa força se a buscarem em humildade.” Manuscrito 93.

Livro: Entenda as Grandes Profecias de Daniel e Apocalipse 
Estudar o Capítulo 4, no período de 01 a 15.02, páginas 15-22: A Parábola do Plano da Salvação

. Conversando sobre o Santuário, Juízo Investigativo e a Salvação

Você pode ver todas as postagens do Ano Bíblico 2021

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *