Ano Bíblico 2021 – 47º Dia – Reproduzir Perfeitamente o caráter de Cristo – Mateus 7:17

Leitura Bíblica: “Assim, toda árvore boa produz frutos bons, porém a árvore má produz frutos maus.” Mateus 7:17

O Livro de Mateus

 Livro 1: Encontro com Deus – CPB:

Pastor Amin Rodor

Falar de perfeccionismo é facilmente arriscar-se a ser mal compreendido e acusado de não crer na santificação, em um estilo de vida natural, na importância da saúde ou em qualquer outra ação dentro da área do crescimento cristão. Ainda pior do que isso é ser utilizado por outros para justificar um modelo de cristianismo descompromissado. Mas não é disso que estamos falando. Sem santificação, ninguém verá a Deus. A saúde deve ser preservada como um valioso tesouro, e o estilo de vida natural é um ideal a ser seguido. Contudo, o que se discute é que essas coisas podem facilmente tomar o lugar de Cristo, além de promover complexo de superioridade.

Um dos textos de Ellen White mais utilizados por perfeccionistas está no livro Parábolas de Jesus, página 69: “Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus.”  A expressão ‘reproduzir perfeitamente’ tem sido tomada como sinônimo de impecabilidade, como se os cristãos devessem se tornar uma duplicação de Cristo. Para muitos, o ‘caráter’ torna-se o substituto de Cristo, assim como a lei se torna Seu substituto para os legalistas. Tenho conhecido pessoas que pensam ‘reproduzir perfeitamente’ o caráter de Cristo seguindo a ’dieta do Éden’, ou seja, comendo apenas ervas e frutos que deem semente – o que exclui o resto, inclusive verduras e alimentos que nascem sob a terra. Para outros, isso significa não usar perfume, sabonete, desodorante, pasta de dentes. Há uma infinidade de ideias derivadas de noções equivocadas da perfeição/santificação.

Defensores de ideias perfeccionistas, contudo, nada têm que ver com o que Ellen White realmente escreveu. Todo o contexto da passagem mencionada está falando do serviço ao próximo, do interesse em sua salvação, de esquecer-nos de nós mesmos e ajudar outros. Nesse contexto, o cristão perfeito é aquele que ama e se preocupa com seus semelhantes. Como Jesus, que não viveu para Si. À página 67, Ellen White menciona que ‘ o objetivo da vida cristã é a frutificação – reprodução do caráter de Cristo no crente’. Então, ela menciona que esta frutificação tem que ver com o fruto do Espírito Santo: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5: 22-23 https://www.bible.com/pt/bible/1840/GAL.5.NAA ; página 67-68. É mais fácil ser superficial e ‘discutir teorias religiosas’ do que ser cristão e refletir o verdadeiro caráter de Cristo, de amor incondicional e serviço.”

Reflexão extra: Tempo de Ser Cego e Surdo

“Quem é tão cego como o meu servo, ou tão surdo como o meu mensageiro, a quem envio? Quem é tão cego como o meu amigo, e tão cego como o servo do Senhor?

Você vê muitas coisas, mas não as observa; ainda que tenha os ouvidos abertos, não ouve nada.” Isaías 42:19 e 20.

Que espécie de cegueira é esta? É uma cegueira que não permite a nossos olhos contemplarem o mal. Não permite a nossos olhos pousar na iniquidade. Ela não se apodera do que é correto, perdendo de vista a eternidade. […] Carecemos ver direito, carecemos ver como Deus vê; pois Satanás está constantemente buscando inverter as coisas em que nossos olhos pousam a fim de vermos por seu intermédio. […]

O servo do Deus vivo vê para algum fim. Os olhos são santificados, e assim os ouvidos, e os que fecham os olhos e os ouvidos ao mal serão transformados. Mas se escutarem os que… lhes buscam desviar os pensamentos de Deus e de seus interesses eternos, então todos os seus sentidos se pervertem mediante aquilo em que seus olhos demoram. Diz Jesus: “— Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz; se, porém, os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que existe em você são trevas, que grandes trevas serão!”

Faz total diferença o que damos a nossa mente e espírito como alimento. Podemos deixar nossa mente demorar em romances, em castelos no ar, e que fará isso por nós? Arruinar-nos-á, alma e corpo. […] Carecemos daquele poder que nos habilita a fechar os olhos a cenas que não elevam, não enobrecem, não nos purificarão e refinarão; e manter os ouvidos cerrados a tudo quanto é proibido na Palavra de Deus. Ele nos proíbe imaginar o mal, falar o mal, e mesmo pensar o mal. […]

Vejo em Jesus tudo quanto é amável, tudo quanto é santo, tudo quanto é de molde a elevar e purificar. Por que então devo eu querer abrir os olhos bem abertos para ver tudo quanto é desagradável? Pela contemplação somos transformados. Olhemos a Jesus e consideremos a beleza de Seu caráter, e contemplando-O seremos transformados à mesma imagem.” Manuscrito 17, 1894.

Livro: Entenda as Grandes Profecias de Daniel e Apocalipse 
Estudar o Capítulo 5, no período de 16 a 28.02, páginas 23-29: Chegamos no Lar

Leitura complementar que indicamos caso você queira se aprofundar em algum tópico do conteúdo do período de 16 à 28.02:

. A Travessia do Jordão capítulo 44 – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. A Queda de Jericó – Capítulo 45 – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. As Bênçãos e as Maldições – Capítulo 46 – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. Alianças com os Gibeonitas – Capítulo 47 – 46 – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. A Divisão de Canaã – Capítulo 48 – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. As Últimas Palavras de Josué – Capítulo 49 – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. Dízimos e Ofertas – Capítulo 50  – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. O Cuidado de Deus para com os Pobres – Capítulo 51 – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. As Festas Anuais – Capítulo 52 – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. Os Primeiros Juízes: libertadores de Israel – Capítulo 53 – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. Algo Mais sobre o livro de Juízes:

. Sansão, O Mais Forte e o Mais Fraco dos Homens – Capítulo 54 – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. Davi e Golias – Capítulo 63 – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. O Chamado de Samuel – Capítulo 55 – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. A Arca tomada pelos Filisteus – Capítulo 57  – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. As Escolas dos Profetas – Capítulo 58 – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. O Primeiro Rei de Israel – Capítulo 59 – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. A Presunção de Saul – Capítulo 60 – Patriarcas e Profetas – Ellen White

. A Rejeição de Saul – Capítulo 61- Patriarcas e Profetas – Ellen White

Se você quiser refletir mais sobre o perfeccionismo e santificação você pode clicar nos links abaixo:

Conversando sobre o Perfeccionismo e Teologia da Última Geração

O Que é Santidade? – Vanedja Barbosa

Você pode ver todas as postagens do Ano Bíblico 2021

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *