Desvendando os Segredos do Apocalipse – Comentário de Jon Paulien – Apocalipse 4 e 5

Apocalipse 4

Apocalipse 5

Um plano para todo o livro

Um dos desafios ao interpretar o Apocalipse é que poucas pessoas sabem como abordá-lo, como está organizado. No entanto, João nos dá pistas sobre como o livro está organizado e quais são as ideias principais das visões. Uma dessas pistas é encontrada no versículo 19 do capítulo 1. É um dos textos mais importantes do Apocalipse porque descreve o plano de todo o livro.

1:11“dizendo:

— Escreva num livro o que você vê e mande-o às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.”

1:19 – “Escreva, pois, as coisas que você viu, as que são e as que hão de acontecer depois destas.” 

No versículo 19, João é instruído: “Escreva então o que você viu.” Em seguida, o versículo 11 diz: “Escreva o que você vê em um livro.” Isso está escrito no tempo presente: escreva o que você vê ou o que você está vendo. Isso significa que João deve escrever exatamente ao mesmo tempo que vê. Mas o versículo 19 diz: “Escreva então o que você viu” (ênfase adicionada). Em outras palavras, nesse ponto a visão acabou, então o versículo 19 diz a João para escrever tudo.

De acordo com o texto, a visão é composta de duas partes. Preste atenção ao que ele diz: “Então escreva o que você vê, o que está acontecendo agora. “Em outras palavras, o Apocalipse inclui coisas que foram ditas especificamente para as igrejas que existiam na Ásia Menor quando João o escreveu. Mas ele também foi instruído a escrever “o que acontecerá a seguir”. A segunda parte do livro, então, está relacionada a eventos que, da perspectiva de tempo de João, eram futuros.

O Apocalipse é dividido em duas partes. Um enfoca particularmente a época em que João viveu e o outro nos eventos que aconteceriam depois. O objetivo é cumprido: “Escreva, então, o que viu, o que acontece agora e o que vai acontecer depois”

Quais são as coisas que aconteceram então e aconteceriam mais tarde? João não nos deixa dúvidas. Leia o Capítulo 4, Versículo 1. Lá Jesus diz a João: “Vou mostrar-lhe o que tem que acontecer depois disso.” Compare com a segunda parte do capítulo 1, versículo 19: “O que acontecerá a seguir.”

É como se o capítulo 4, versículo 1, dissesse: “Chegamos agora à parte do livro que trata do futuro, das coisas que acontecerão a seguir.” Essa abordagem começa no versículo 1, e o resto do livro se concentra principalmente nas coisas que aconteceriam depois dos dias de João. Embora haja alguns lembretes da crucificação, da coroação de Jesus e até mesmo dos eventos que antecederam a criação, o foco principal após o capítulo 4 recai sobre os eventos futuros.

Isso nos leva a uma questão adicional. A que se refere a frase “o que acontece agora”? Seria descrito entre o versículo 19 do capítulo 1 e o capítulo 4, versículo 1, as cartas às sete igrejas. Nesta passagem do Apocalipse, João enfoca particularmente a situação em que essas igrejas se encontravam e as mensagens, as cartas, que Cristo lhes envia. Sim, são cartas proféticas. Eles contêm implicações poderosas para os eventos que ocorrerão. No entanto, o foco imediato das sete igrejas é “o que acontece agora”.

Então, se prestarmos atenção aos textos principais do Apocalipse, podemos descobrir como o livro foi estruturado na mente de João e na mente daquele que lhe deu a visão. Também vemos que a maior parte do Apocalipse se concentra particularmente nas coisas que aconteceriam depois da época de João.

Direcionalidade dupla: uma estratégia literária

Vou apresentar um conceito que inventei. Eu chamo isso de direcionalidade dupla. Parece sofisticado, certo? No entanto, quando falo de direcionalidade dupla, quero dizer simplesmente “olhar para os dois lados”.

Descobri esse princípio ao consultar o grego usado no Apocalipse. Descobri que, em certos momentos cruciais, o clímax de uma seção aponta para a próxima. Ou seja, em vez de concluir uma seção e, em seguida, apresentar a próxima, João insere a introdução da próxima seção na conclusão da seção anterior. Essas conclusões embutidas “apontam para os dois lados”; resuma a seção anterior e, ao mesmo tempo, compartilhe a chave para o que se segue.

Por exemplo, em Apocalipse, os sete selos precedem as sete igrejas, mas João insere o segredo importante para a compreensão dos selos no clímax que conclui a seção sobre as sete igrejas. Se você ignorar esta chave, se não prestar atenção à dupla direcionalidade do texto, provavelmente não entenderá a mensagem que Deus deseja comunicar através dos sete selos.

Leia o texto: “Ao que vencer, darei o direito de se sentar comigo no meu trono, como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono” (3:21). É o clímax das promessas feitas aos vencedores. No final, eles se sentarão com Jesus em seu trono, assim como ele conquistou e se sentou com seu pai em seu trono. Quando Jesus venceu?

O Salvador venceu quando morreu crucificado e depois ressuscitou. Então ele ascendeu ao céu e sentou-se com seu Pai em seu trono. Assim, os vencedores em Cristo um dia se sentarão com Ele em seu trono. Essa é a promessa para os vencedores de Laodiceia.

Aqui entra em jogo a direcionalidade dupla. O versículo climático também aponta para os capítulos 4, 5, 6 e 7. A chave para os sete selos está embutida no conteúdo.

Vamos dar uma olhada. O versículo culminante diz: “Quem for vitorioso, darei o direito de se sentar comigo no meu trono, assim como eu também venci e me sentei com meu Pai em seu trono.”  Agora pense nos capítulos 4-7. Em que seção do Apocalipse encontramos o trono do Pai? Ele aparece no capítulo 4. Onde Jesus se senta com seu Pai em seu trono? No capítulo 5. Há um momento em que os crentes se sentam com Jesus em seu trono? Sim, no capítulo 7.

Vemos, então, que João colocou no capítulo 3, versículo 21, uma síntese das questões básicas dos capítulos 4 a 7.

Apocalipse 4Apocalipse 5Apocalipse 6Apocalipse 7
O trono do PaiJesus se senta com seu Pai no tronoOs santos vencemOs santos se sentem no seu trono

João explica o propósito dos sete selos. O princípio da dupla direcionalidade fornece uma pista simples para a compreensão de uma das partes mais complicadas do livro do Apocalipse.

Mas há ainda mais em relação ao capítulo 3, versículo 21, algo que ainda não examinamos, a primeira parte. O versículo diz: “Ao que for vencedor darei o direito de se sentar comigo no meu trono, assim como eu também venci e me sentei com meu Pai no seu trono” (grifo nosso). A frase ao que for vencedor está escrita no tempo futuro. A quem está se referindo?

Quem lê o livro. Você e eu. Qualquer pessoa que leu este livro foi chamada para vencer como Cristo fez, para ser fiel apesar das adversidades que os oprimem. Ele foi chamado para vencer. Todos nós somos chamados para vencer.

E sobre o que é o capítulo 6? Dos santos vencedores, desde o tempo de Jesus até o tempo do fim. Ao longo da era cristã, desde a escrita do Apocalipse até o tempo do fim, os santos estão em processo de superação.

O capítulo 6 é uma das partes mais complicadas do Apocalipse. Muitas pessoas têm se esforçado para entender seu significado. Mas no capítulo 3, versículo 21, João nos dá uma chave para entender o capítulo 6. Ele nos diz que o triunfo do povo de Deus é a chave para entender o que acontece naquele capítulo. Voltaremos ao capítulo 6 mais tarde, mas por enquanto, eu só queria que você soubesse como o princípio da dupla direcionalidade nos ajuda a entender mais claramente o que João está dizendo neste livro.

Os Sete Selos

Vamos agora para os sete selos. Começaremos no capítulo 4. Ele apresenta uma cena geral de adoração no céu, toda centrada no trono de Deus. A palavra trono aparece 19 vezes nos capítulos 4 e 5.

Por que chamo o capítulo 4 de “cena geral de adoração”? Existem várias pistas no texto que indicam isso. O versículo 2 diz: “Imediatamente o Espírito desceu sobre mim, e vi um trono no céu e alguém sentado no trono”. Especialmente, diz: “Eu vi um trono.” Quando Daniel descreveu uma cena celestial em que um trono apareceu, ele escreveu: “Tronos foram postos” (Daniel 7: 9). Daniel descreveu o início de uma cena onde há um trono no céu, é a cena de um julgamento. Mas Apocalipse 4 não narra o início da cena que Daniel relatou. João não diz que um trono foi colocado. Em sua cena, o trono já está presente.

Em outras palavras, o Capítulo 4 descreve uma atividade em andamento. O que aconteceu no céu sem interrupção. Preste atenção ao versículo 8: “Cada um deles [os quatro seres viventes] tinha seis asas e era coberto de olhos, acima e abaixo das asas. E dia e noite repetiam sem cessar: ‘Santo, santo, santo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, que era e que é e que há de vir’”. Não sei você, mas me parece que é uma atividade contínua. Os versículos 9 e 10 dizem: “Sempre que esses seres viventes dessem glória, honra e ação de graças àquele que estava assentado no trono, àquele que vive para todo o sempre, os vinte e quatro anciãos se prostrariam diante dele e o adorariam. Que vive para todo o sempre.

Portanto, no capítulo 4, o trono já está no céu. Além disso, um refrão é repetido várias vezes: “Santo, santo, santo.” O Capítulo 4 não descreve um evento específico ou mudança na atividade, mas simplesmente apresenta o que está acontecendo constantemente no céu.

Qual é o mais importante de tudo isso? Qual é o cerne da questão? Bem, todo o capítulo 4 enfoca o trono de Deus. As coisas acontecem na frente do trono, nele e no meio dele.

Um momento de crise

No entanto, no Capítulo 5, passamos de uma cena geral para outra muito específica, um momento específico no tempo. A visão geral para e vemos o início de uma crise. Leia o que o texto diz:

“À direita do que estava sentado no trono, vi um pergaminho escrito em ambos os lados e selado com sete selos. Também vi um anjo poderoso proclamando em alta voz: “Quem é digno de quebrar os selos e abrir o livro?” Mas nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, havia alguém capaz de abri-lo ou examinar seu conteúdo” (versos 1-3).

Portanto, Deus está sentado no trono com um pergaminho na mão ou ao lado (depende de como você interpreta o grego). Um anjo exclama: “Quem é digno de quebrar os selos e abrir o livro?” E ninguém é capaz. Ninguém no céu, nem na terra nem embaixo da terra, pode abrir o livro. É assombroso! Lembre-se de que o pergaminho está relacionado a Deus. Ele o tem, mas não consegue abri-lo! É uma forma simbólica de representar um grande problema, tão grande que, em certo sentido, o próprio Deus não pode resolvê-lo; pelo menos em circunstâncias normais. O problema não pode ser resolvido até que o rolo seja aberto.

Os versículos 4 e 5 mostram a reação de João à situação e, a seguir, a reação do Céu à sua aflição. E chorei muito porque ninguém fora achado digno de abrir o pergaminho ou examinar seu conteúdo. Um dos anciãos me disse: “Pare de chorar, porque o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu! Ele pode abrir o livro e seus sete selos”. Jesus Cristo é o verdadeiro Rei Leão. Ele é quem pode abrir o pergaminho. Ele é quem vai resolver o problema do universo.

Mas você dirá: “Espere. Como pode haver um problema que Deus não pode resolver, mas Cristo pode?”

Na verdade, Deus pode resolver o problema. Escolhe agir por meio de Jesus Cristo, o Cordeiro. Leia o versículo 6: “Então vi, no meio dos quatro seres viventes e do trono e dos anciãos, um Cordeiro que estava de pé e parecia ter sido sacrificado. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados por toda a terra.

Quem pode abrir o pergaminho? Quem pode resolver o problema do universo? O cordeiro. Que cordeiro? Aquele que foi sacrificado. A crucificação de Cristo está à vista. O problema que o universo tem foi resolvido graças à morte de Jesus Cristo.

O Cordeiro está com Deus no trono. O capítulo 5 mostra como o Cordeiro é adorado e louvado junto com Deus. O Cordeiro é divino, é Deus.

No entanto, o cordeiro também foi abatido. É mortal. O conceito de “Cordeiro” demonstra a humanidade de Jesus Cristo. Cordeiros são vulneráveis e Jesus também. Foi assassinado. Essa é a chave, a combinação da divindade de Jesus e a vulnerabilidade de sua humanidade.

Isso explica por que Deus, sentado no trono, não consegue abrir o livro. Porque somente Alguém que é Deus e homem, humano e divino, pode abrir o livro. Existe apenas uma pessoa em todo o universo que pode resolver o problema e essa pessoa é Jesus Cristo. O Cordeiro, o Cordeiro e o Leão da Revelação, o verdadeiro Rei Leão, Jesus Cristo. Ele é digno porque é humano e divino e foi morto.

Nessas passagens, o Apocalipse destaca a importância da crucificação de Cristo. Como eu disse antes, o livro usa a linguagem do Antigo Testamento e, como resultado, às vezes parece diferente do resto do Novo Testamento. No entanto, o centro da mensagem do Apocalipse é Jesus Cristo. Em sua essência, este livro tem os mesmos temas e teologia do restante do Novo Testamento. O objetivo do capítulo 5 é destacar a crucificação de Cristo e sua importância na solução do pior problema do universo.

A questão fundamental

Agora sabemos quem resolverá o problema. Mas ainda não examinamos exatamente qual é o problema, além de abrir o pergaminho. Por que o anjo está tão preocupado em encontrar alguém que possa abrir o pergaminho? Qual é a questão fundamental deste capítulo e, portanto, do universo?

A palavra-chave encontrada nos Capítulos 4 e 5 identifica o que é essa pergunta. Essa palavra é trono. João usa a palavra grega para “trono” catorze vezes no capítulo 4 e cinco vezes no capítulo seguinte.

Os americanos não estão acostumados com tronos. A coisa mais próxima de um trono nos Estados Unidos, por exemplo, é a cadeira presidencial no Salão Oval da Casa Branca, a residência do presidente. Pessoas de todo o mundo, primeiros-ministros, reis e rainhas, entram no escritório, e lá o presidente se senta em sua cadeira. Mas mesmo se fizermos essas conexões, essa cadeira não significa muito para o povo americano. No entanto, para os povos antigos, os tronos eram símbolos de poder e autoridade. Quem quer que se sentasse em um trono tinha o direito de governar.

O interessante é que os tronos antigos eram na verdade poltronas. Eles eram largos o suficiente para duas ou três pessoas se sentarem. Naquela época, o rei tinha a capacidade de elevar as pessoas ao seu nível de autoridade.

Portanto, quando João escreveu que Jesus se sentou com seu Pai no trono (3:21), ele quis dizer que o Pai deu a Jesus autoridade para governar o universo. Este versículo também nos diz que um dia teremos o maravilhoso privilégio, como “vencedores”, de sentar-nos com Cristo em seu trono. O Apocalipse diz que o povo de Deus será um povo de reis e sacerdotes (1: 6; 5: 10). Parece que a promessa de Deus aos vencedores inclui compartilhar, até certo ponto, a responsabilidade de governar o universo. Portanto, o trono é a chave. O contexto do Antigo Testamento para Apocalipse 4 e 5 é uma questão de tronos. Daniel 7 apresenta a visão que o profeta teve do trono de Deus. Ezequiel 1 também contém uma visão do trono de Deus. Isaías 6 apresenta o profeta diante do trono de Deus enquanto ouve a canção “Santo, Santo, Santo”. Em 1 Reis 22, Micaías tem uma visão do trono de Deus e das cortes celestiais. Êxodo 19 apresenta Deus entronizado no Monte Sinai. O denominador comum das cinco passagens é o trono do Senhor; Apocalipse 4 e 5 aludem a essas passagens do Antigo Testamento. Na verdade, 30% das palavras no capítulo 4 foram tiradas de Ezequiel 1. É incrível como essas duas passagens são semelhantes.

Qual é a questão fundamental de Apocalipse 4 e 5? A questão de quem está no comando do universo. É Deus quem está no comando ou outra pessoa?

Podemos ser tentados a pensar que esta é uma pergunta tola, mas obviamente não é. O Apocalipse abre um pouco o quadro e nos diz que existem seres que questionam o governo de Deus sobre o universo. Sempre foi justo? Ele é digno de ser o governante? Como você pode ser considerado justo e amoroso quando há tanto sofrimento neste mundo?

A beleza espiritual desta passagem é que ela nos diz que essas perguntas são válidas. Temos o direito de fazê-las.

O trono de Deus está, de alguma forma, em perigo. Se Deus quiser, eu poderia rasgar o pergaminho e dizer: “Estou no comando, farei o que eu quiser e eliminarei qualquer um que discorde de mim”. Mas Deus não age assim. Ele decide não resolver o problema pela força, mas, por meio da crucificação de Cristo, com sacrifício e paciência, mostra que tem o direito de mandar. Aquele que governa o universo morre por causa de suas criaturas.

Você confiaria em um governante que está disposto a morrer por sua causa? Seria mais fácil para você confiar em um presidente do que quando você começa uma guerra e manda seu filho ou filha para a frente de batalha também? Ou você confiaria em um presidente que fez o contrário? O Deus que governa o universo estava disposto a sacrificar seu filho, ele estava disposto a morrer. Podemos não entender tudo o que acontece no universo, podemos não entender o que Deus faz, podemos não entender porque existe tanto sofrimento. Mas o Apocalipse nos diz que Deus resolveu o problema graças à crucificação de Cristo. É o ponto de partida para começarmos a entender o governo de Deus. A crucificação provou que Deus tinha o direito de governar.

Existem basicamente duas maneiras de governar neste mundo. Por direito ou pela força. Muitos ditadores, como Adolf Hitler e Saddam Hussein, governaram pela força. Eles disseram: “Eu tenho o poder. Eu posso fazer com que todos me sigam. Tenho força suficiente para forçá-los a fazer o que quero. Essa é uma forma de comandar. Se Deus governasse assim, teríamos motivos para temer. Mas o Apocalipse nos ensina que Deus governa como um cordeiro imolado, pronto para morrer por seus súditos. Há muitas coisas preocupantes acontecendo ao redor do mundo, e ainda há muitas mais por vir, mas o Apocalipse nos diz: “Não tenha medo. No final, Deus colocará tudo em ordem. Será justo e seremos vistos como justos.”

O capítulo 15, versículo 13, apresenta a imagem de um povo que confiou em Deus e diz: “Justos e verdadeiros são os seus caminhos.” No final, Deus é proclamado como aquele que é justo e fez a coisa certa. Deus governa porque ele é justo. Permita que aconteçam apenas as coisas que serão de maior benefício para o universo, para o bem de todos os envolvidos. Temos então que os capítulos 4 e 5 estão relacionados ao poder. Mas não se trata apenas de nossa terra, não sobre você e eu, mas sobre o grande conflito entre Cristo e Satanás. A crucificação de Cristo teve o propósito de reconciliar o universo com Deus. O capítulo 5 nos dá pistas sobre isso, e essa mensagem se torna mais poderosa no capítulo 12 e posteriores. Portanto, a cena mostrada nos capítulos 4 e 5 é uma introdução não apenas aos sete selos, mas, em certo sentido, ao resto do livro. É baseado no trono e na crucificação de Cristo e do evangelho.”

Você pode ver o estudo completo do Livro Apocalipse aqui

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *