A Entronização de Jesus – Apocalipse 4 – Comentário do Teólogo Jurandir Gouveia

v. 4 : “Ao redor do trono havia também vinte e quatro tronos, e neles estavam sentados vinte e quatro anciãos, vestidos de branco e com coroas de ouro na cabeça.” Apocalipse 4:4

Por que o trono é importante?

Deus o Pai + 7 Espíritos

7 tochas= 7 Espíritos de Deus = simbologia da perfeição da Divindade Espírito Santo. Os anciãos glorificam a Deus como o Criador. É uma preparação para o que vai acontecer no capítulo 5, a entronização de Jesus.

A humanidade deveria regenciar a Terra. Caíram e ficaram cativos do domínio de Satanás (antigo Lúcifer).

Quando Jesus veio e tornou-Se homem, Ele garantiu o direito de ter a titularidade da Terra de volta para o ser humano. Titularidade essa reclamada por Satanás desde a queda. Aqui na Terra Jesus enfrentou a Terra dominada pelo inimigo da humanidade. Jesus veio e resgatou todos os que aceitarem o Seu resgate. Satanás é um invasor nesta Terra. No capítulo 12 de Apocalipse conheceremos essa ira. A ira do dragão (Satanás) aconteceu momento em que Jesus voltou para o Céu após a ressurreição.

Em nenhum lugar da Bíblia há referências ligando anjos aos 24 anciãos. Ancião na Bíblia está sempre relacionado a seres humanos.

Em nenhum lugar da Bíblia os anjos são descritos com vestiduras brancas. Vestiduras brancas são sempre faladas como um presente para aqueles que venceram e que por isso, estão agora salvos. [Apocalipse 3:4-5; Apocalipse 3:18; Apocalipse 6;11; Apocalipse 7:9, 13-14]

Apocalipse 2: 10; 1: 11 apresenta a coroa como um presente que Deus dá para os salvos. Neste sentido, coroa é stéfanos, Coroa com este sentido é para os seres humanos vencedores. [Louros]. Coroa no sentido de diadema é uma exclusividade de Deus. Apocalipse 13 fala de uma entidade que tentará usurpar a diadema de Deus.

V.4 – “E eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele.”

Existe o espaço vazio à direita de Deus e nele está o livro selado que ninguém é digno de abrir. A Trindade estava incompleta. Jesus ainda não havia retornado ao Céu.

v.5 – “Então um dos anciãos me disse:

— Não chore! Eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para quebrar os sete selos e abrir o livro.”

Um dos 24 anciãos diz para João não chorar, pois Cristo havia vencido e Ele era digno de abrir o livro.

v.6 – “Então vi, no meio do trono e dos quatro seres viventes e entre os anciãos, em pé, um Cordeiro que parecia que tinha sido morto. Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados por toda a terra. 7O Cordeiro foi e pegou o livro da mão direita daquele que estava sentado no trono.”

Jesus pega o livro [rolo / pergaminho] e neste instante todos começam a louvar: e adorar.

2 Reis 11:22

Deuteronômio 17: 18-20, o rei deveria ter consigo uma cópia do Livro da Lei, o Livro de Deuteronômio.

1 Samuel 10: 25

Jesus assume por direito o Reino na Terra, porém, algumas pessoas ainda podem rejeitá-LO. Vivemos neste momento em que decidimos de que lado queremos ficar: sob o Reino de Cristo ou não, ou do lado de lúcifer na batalha final (Armagedom)

O Espírito Santo já está com a humanidade desde Sua ascensão e entronização e Pentecoste 2”. Jurandir Gouveia

Os 24 anciãos são seres humanos. No livro do Apocalipse o número 12 é emblemático:

  • Nova Jerusalém
  • 144.000 (12 mil de cada tribo)
  • Apocalipse 21:12 = 12 portas da Cidade Santa com os 12 nomes das tribos de Israel.
  • Apocalipse 14 fala que os fundamentos da muralha têm os nomes dos 12 apóstolos.
  •  No Antigo Testamento, o povo de Deus era representado pelas 12 tribos de Israel
  •  No Novo Testamento o povo de Deus era representado pelos 12 apóstolos

    Povo de Deus:  12 + 12 = 24

Em 1º Crônicas 24:4 -19

  • encontramos a descrição de algo interessante. São líderes escolhidos entre os sacerdotes para servirem no Santuário. E o número desses líderes é 24. A unção desses líderes é louvar a Deus e interceder.

Esses 24 anciãos são representantes sim dos seres humanos salvos.

Quem são eles?

Quando foram para lá?

Como foram para lá?

Em Mateus 27: 51-53 é dito que Jesus morreu e ressuscitou e que quando Jesus ressuscitou, ressuscitou várias pessoas com Ele. A Bíblia não fala quantos, nem quem são. Nem mesmo o que acontece com eles. Esta ressurreição é diferente da ressurreição de Lázaro. Lázaro voltou a morrer! Estamos falando de um grupo que foi ressuscitado para não morrer mais!

Esta ressurreição especial é uma demonstração da garantia concedida na cruz de que a morte foi vencida por Jesus.

Disse Jesus: “— Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente.” João 11:25

Há uma pista que pode nos dizer onde estão essas pessoas que ressuscitaram.

Por isso diz: “Quando ele subiu às alturas, levou cativo o cativeiro e concedeu dons aos homens.” Efésios 4: 8

  • Falando da cena da entronização de Jesus em Apocalipse 4:5
  • Da dons aos homens que é a descida do Espírito Santo que acontece neste exato momento
  • Ele levou muitos prisioneiros. Aqueles que eram prisioneiros do pecado e da morte e que foram ressuscitados por Cristo, por ocasião de Sua ressurreição, foram levados por Ele também para os Céus.

Este grupo de 24 anciãos é provavelmente este grupo de anciãos que ressuscitou durante a morte e ressurreição de Jesus. Este grupo de representantes dos santos do povo de Deus. Podemos especular, mas não sabemos quem. Mas, eles estão lá sentados nos tronos. Uma chave para entendermos isto está em Apocalipse 3:21. É uma promessa para o vencedor da Igreja de Laodicéia.

“Ao vencedor, darei o direito de sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com o meu Pai no seu trono.”

Esta promessa foi parcialmente, previamente cumprida através desses 24 anciãos, que têm a sua vida dedicada ao louvor e à adoração ao único e verdadeiro Deus. Isto é um prelúdio daquilo que eu e você faremos durante toda a eternidade.

Você pode estudar mais sobre Apocalipse 4 aqui

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *