A Jihad Cristã: Os Sete Selos de Apocalipse 8:1 – Comentário de Jacques B. Doukhan: Silêncio no Céu

O profeta agora olha para o selo final. Quebrando-o pelo menos revela o conteúdo do rolo. Mas ele não é aberto como os outros. Cada vez Yohanan foi pessoalmente envolvido na visão. A expressão “Eu ouvi” introduziu os primeiros quatro selos e “Eu vi” ou “Eu olhei” o quinto e sexto selos. Mas Yohanan não precisa ver ou ouvir o sétimo selo. Pela primeira vez os eventos lançados pelo selo ocorrem exclusivamente no céu. Os seis primeiros eventos são mundialmente afetados e seguidos pelo curso da história humana.

Porém, o sétimo selo descreve um momento realmente curto registrado em apenas um versículo (Apocalipse 8:1). E por fim, o que ele descreve é fundamentalmente diferente. Depois dos gritos de guerra, o rugido dos animais selvagens, o lamento de homens e mulheres, o caos de desastres naturais (Apocalipse 6:12-16), de repente nos deparamos com silêncio – silêncio total.

Nem visto e nem ouvido, o incidente está além da descrição. Silêncio expressa até o que palavras, música e arte não podem. Apenas o silêncio pode comunicar o inexprimível. E apenas o silêncio pode expressar o infinito Deus.58 O silêncio dura meia hora. Na linguagem profética, no qual um dia representa um ano59. isso remonta a uma semana inteira (se um dia de 24 horas é igual a um ano profético, uma hora é igual a 365 dividido por 24 – isto é, 15 dias – e meia hora é igual a uma semana). A história humana acaba como começou – pelo tempo da criação. A semana de silêncio do final ecoa a semana de silêncio do início (Gênesis1), um conceito também confirmado pela tradição judaica.60 A abertura do sétimo selo revela o conteúdo do rolo: a vinda de Deus e a promessa de uma nova criação, de um mundo novo – a única solução para nossas questões, para nossos anseios, e para nosso sofrimento.

_____

57 Ver Jacques B. Doukhan, Aux portes de l’esperance (Dammarie-les-lys, France: 1986), pp. 243ff.

58 Ver Hab. 2:20; Sof. 1:7; Zac. 2:13.

59 Ver Doukhan, Secrets of Daniel, pp. 108, 109, 143-145.

60 Esd. (II Esdras) 6:39; 7:30ff.; II Baruque 3:7, etc.

Para ver todos os comentários do Dr. Doukhan sobre os sete selos você pode clicar aqui

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *