A Promessa: O Outro Evangelho – Gálatas Capítulo 3 – Parte 2

Transcrito por Francisco Inael Braga e Ruth Alencar

Esta transcrição está adaptada para o formato de texto. Os Prs. Diego Barreto Junior Flores   prosseguem estudando o livro de Gálatas e nos ajudam a descobrir que há uma grande razão para sorrir em tempos difíceis como esses!

Este texto é uma transcrição do BibleCast 129: A Promessa. Segue abaixo o vídeo:

Aqui está o estudo no Formato em áudio

O estudo de hoje é a continuação do BibleCast 128 (O Outro Evangelho), no qual estudamos os capítulos 1 e 2 de Gálatas.

Você não pode ler os capítulos 3 e 4 sem ler o 1 e o 2. Vamos fazer uma pequena síntese para lhe ajudar a contextualizar.

Paulo resolve escrever para os Gálatas e lhes pergunta:  O que está acontecendo com vocês? Por que estão aceitando outro evangelho? Um evangelho diferente daquele que eu preguei para vocês?

Quais eram as características desse ‘Outro Evangelho’? Esse outro evangelho é o evangelho que eu produzo. É o evangelho que eu faço, que eu tenho que fazer alguma coisa para que Deus me aceite. Eu faço primeiro e Deus me aceita.

Paulo disse que eles estavam errados. É Cristo quem age, o ser humano reage. Foi Cristo quem fez, morreu por nós e nos deu a salvação de Graça. Mas, os gálatas não estavam conseguindo, eles queriam praticar as formas religiosas, eles acreditavam nas formas religiosas e não no carpinteiro ‘recém morrido’. Então, na verdade eles estavam criando uma religiosidade meritocrática, que Paulo chama de o ‘Outro Evangelho’, mas que na verdade não é nem uma nova criação, é algo que já existia, baseado na antiga religião judaica.

Antiga assim que eu digo, porque eles saíram do judaísmo, e no caso os Gálatas eram os Gentios, nem Judeus eles eram. Só que aí, caindo nesse conto de que o mérito é importante para que Deus me aceite, eles começaram a aceitar as formas ritualísticas, as exigências/demandas que o judaísmo fazia. Isso começou meio que a infectar a comunidade ali é isso que Paulo chega e fala assim “Vocês estão indo pra outro evangelho que isso aí não é o Evangelho de Cristo”. Ele ataca isso. e tem até o episódio que ele ataca os demais apóstolos por não romperem com isso. Os demais apóstolos lá de Jerusalém, vem de João, vem de Pedro, vem de todo mundo. Pedro, você falou que era o distrital, ele era o Secretário da Igreja. O Thiago era o presidente.

E aí agora vamos para o 3, a gente estava falando sobre o 1 e 2, ele dá essa ideia, terminando com aquela frase bem forte que fala “Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.” Ele termina ali essa fala dizendo assim “Se depende da lei, meu amigo, Jesus não precisava ter morrido, morreu em vão, então tem alguma coisa errada se você acha que a salvação depende da lei. E vai você mesmo resolver a sua salvação. Resolve você, sua salvação. Resolve você pelo mérito, fazendo coisas aí que tragam, salvação para você”.

A gente mostrou no último episódio que essa carta é uma carta “bomba”, que fala coisas duras, Paulo expõe os outros apóstolos. Os quais são administradores da igreja, inclusive, as colunas da igreja, como ele chama. Ele expõe, é uma carta muito dura, é uma carta que você sente que Paulo está invocado com a situação, está bravo pelo que estão dizendo ali, e é um bravo de carinho, não é porque “ah, vocês estão indo contra mim”, não, ele quer o bem dessas pessoas e elas estão indo para um outro caminho que é imposto por outros. 

Só para você ter noção como essa é uma carta grave, uma carta dura, uma carta que a gente vive amenizando quando a gente lê, uma carta que a gente lê o texto e não percebe o que realmente ele está dizendo (A gente falou sobre isso também no último episódio). 

Sente como ele abre o capítulo 3. “Ó, gálatas insensatos!”. É assim que ele abre o capítulo 3. Ele fala assim “Se depende da lei, então Jesus morreu em vão, ora bolas, seus insensatos, seus loucos.” É com muito carinho, mas é aquele chacoalhão necessário para abrir os olhos. ‘Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado?’(Gálatas 3:1e2). Quem que enfeitiçou vocês? Quem inventou isso para vocês? Eu sempre expus para vocês o Cristo Crucificado. Eu sempre lhes dei olhos e agora vocês estão enxergando outra coisa. Ele está falando assim “Quem fez os olhos de vocês saírem do Cristo crucificado que eu mostrei pra vocês?”. Quem enfeitiçou vocês?

É bem atual isso aqui. Bem Atual. E é uma coisa que não é um problema exclusivo de igreja nenhuma, inclusive. Não. É atual. É do cristianismo. O Cristianismo vai levar você a ser enfeitiçado para esse lado. Como um efeito colateral. Paulo está falando do efeito colateral que por eras vai permear o povo que se diz cristão. Por simplesmente nossa natureza ser meritocrática.

A gente pensa que “Deus ajuda quem cedo madruga”. Então você tem que cedo madrugar para Deus te ajudar. Se você não faz a sua parte, não faz o seu esforço, não faz por merecer, você não faz o que tem que ser feito, você acha que Ele vira as costas e Ele fica esperando e olhando para você assim: “Não fez, tinha que merecer”. Na verdade, isso é um paganismo, a gente sempre achou isso como ser humano, por isso todas as religiões não-cristãs, que a gente chama de pagãs, são religiões que têm esse tipo de relação desde a época lá do começo da humanidade. “Eu sacrifico para o deus para que eu agrade esse deus”. O próprio Paulo falou que Ele [Cristo] agiu primeiro, não é? Que Ele nos amou primeiro. É Ele quem toma a iniciativa. No paganismo é o homem que faz algumas coisas para que Deus aja em relação ao que o homem fez. 

Eu aprendi isso quando criança, que se a gente for bonzinho a gente vai para o céu. Sim, a gente aprende isso mesmo, em todas as nossas relações. E se fosse malzinho a gente iria para o inferno. Então dependia do que eu fizesse, dependia do que eu fizesse. Se eu fizesse certinho… E aí Paulo está falando assim “Insensatos! […] Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? (Gálatas 3:2).

Caramba, eu ensinei para vocês que precisava fazer alguma coisa? O Espírito Santo que vocês receberam foi porque vocês fizeram alguma coisa ou foi porque vocês acreditaram no que eu preguei? E assim, parece uma afirmação, um argumento, mas Paulo é muito bom escritor, ele costura, ele faz o primeiro ponto, ele pegou a agulha, botou a linha e fez o primeiro ponto e vai até o final desse capítulo aqui costurando nisso daí, então fica olhando.

Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne? (Gálatas 3:3). Já falamos disso aqui. Começaram ouvindo o Espírito Santo e agora estão ouvindo o que? A carne? Eu expliquei para vocês que não muda? O Pecado não sai, nasceu com você e não vai ter jeito, só na volta de Jesus que vamos resolver isso(?).

Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão. (Gálatas 3:4) Aqui ele deve estar pensionando um tipo de perseguição local por se converterem. Porque eles eram de outra cultura.

Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé? (Gálatas 3:5). Então pelo visto aqui, houve coisas, houve milagres que aconteceram com os gálatas. Houve evidências do sobrenatural, de algo não natural acontecendo entre eles e aí ele está falando aqui “E por acaso essas coisas aconteceram porque vocês fizeram alguma coisa?”; “E agora vocês estão achando que têm que fazer algo para receber aí o poder de Deus?”. Paulo realmente vai costurando aqui, vai colocando os argumentos aqui. Lembrando que a carta não teve diferença de um Biblecast para ver por vez. A Carta chegou toda de uma vez. Não teve duas semanas entre um e outro. Então você tem que pegar o ultimo BibleCast (129) que ele brigou com Pedro, Thiago, João e Barnabé. Ele sai brigando com todo mundo e agora ele vem e fala isso aqui: “Oh gente, que é isso que vocês estão fazendo?” E agora ele vai pegar o pai Abraão. E ele fala assim: “Foi alguma coisa que vocês fizeram ou foi a palavra que vocês estão ouvindo? Ou foi a pregação de fé?” É importante esse negócio de “ouvir a palavra pela fé”, pode parecer uma frase de efeito de Paulo, mas você vai entender que é importantíssimo isso. Dá ideia de você dar ouvidos ao Espírito Santo. 

É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça. Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. (Gálatas 3:6-7). Espera aí que tem esses dois versos, tem um abismo aí. Primeiro ele começa a mostrar que na verdade o outro evangelho é o do mérito porque nunca na história da salvação a salvação foi por mérito. Nunca! Isso é importante. Não teve momento que a salvação fosse por mérito. Porque tem gente que acha que no Antigo Testamento era por mérito e quando veio Cristo deixou de ser mérito. E o pessoal acha, mas a gente vai entender porque o pessoal acha. Então, ele fala aqui, que é o caso de Abraão que creu em Deus e isso lhe foi imputado por justiça. Ele está dizendo que Abraão é justo, não pelas coisas que ele fez, amiguinho, foi porque ele acreditou em Deus, assim como vocês acreditaram em mim quando eu fazia uma pregação de fé. Abraão também acreditou, ele creu e por isso ele recebeu a Justiça. Foi Imputada, porque não era dele.

A Palavra “Imputada” é muito importante, é colocada nele mesmo sem ser dele. Então, a justiça é colocada nele porque ele creu. Então, deixa eu dizer uma coisa para você, amiguinho: desde o começo, antes do judaísmo, o pai do judaísmo, que é esse aí que está querendo circuncidar vocês, ele não foi salvo, ele não virou o pai da fé por causa da circuncisão ou das coisas que ele fez. Foi porque ele creu em Deus. Então, aqui Paulo está falando do início da vida de Abraão, do início da vida. “Ah, mas Thiago falou diferente”, calma que tem outro BibleCast para falar do Thiago aqui.

Paulo está pegando o início da História de Abraão que Abraão é chamado de pai da fé e acredita em Deus antes de ser circuncidado, não tinha circuncisão ainda em Abraão. E ele já era o pai da fé, por isso Paulo pega Abraão. Abraão ele está aqui, ele já é o pai da fé e ele fala assim: “Sai da tua terra, sai da tua parentela, já acontece Genesis 15 que ele divide os animais no meio e Deus passa no meio com fogo para fazer a aliança com Abraão, isso é antes da circuncisão. Ele chama Abraão e Abraão vem e vai, sai da casa dele e vai. E a Justiça é imputada a Abraão, não por algo que Abraão fez, ele não fez nada, ele só foi chamado e foi. É isso. Ele acreditou e foi. E isso foi imputado a ele por justiça, então isso é salvação, essa é a razão de ser de Abraão, ou seja, ele está falando assim: “Gente, a coluna da fé, a pedra fundamental do judaísmo não foi estabelecida sob o mérito, foi estabelecida sob a graça”. E é por isso, “Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. (Gálatas 3:7).

Então, filho de Abraão é quem crê que nem ele creu. Não é quem tem circuncisão igual a ele. Já pensou? Tem que crer como ele creu porque ele saiu da terra dele antes da circuncisão. Deus não o chamou e falou assim “Vamos lá circuncidado”.

Só que o que ele está falando é paralelo com Estevão. Que ele está dizendo assim: “filho de Deus, filho de Israel, filho de Abraão é o que crê”. É você que é o descendente de Abraão, é você Gálatas insensato, são vocês que são descendentes de Abraão.

Ele fala isso porque a linhagem era muito importante aqui, a linhagem, ter a linhagem, ter um sangue judeu era muito importante. Que tribo você pertencia, era assim que eles qualificavam, era assim que eles entendiam a salvação. Você era salvo se você fosse judeu de sangue, circuncidado ao oitavo dia. Quem está falando isso é alguém que é circuncidado ao oitavo dia da tribo de Benjamin, aqui da tribo do filho queridinho, que José mandou buscar lá para dar comida para os irmãos no Egito. Então, Paulo, filho de Benjamin aqui fala que não é isso que me faz descendente de Abraão, não é o sangue que me faz ser descendente de Abraão. Não é o sangue, em ser circuncidado, mas é a fé que Abraão teve para sair da sua parentela antes de ser circuncidado.

“Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios*, pré-anunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.” (Gálatas 3:8).

Vocês, gálatas, e todo mundo que não é judeu. Deus já estava pensando nos Gentios há muito tempo. Deus já estava pensando em quem não tem a linhagem, em quem não tem circuncisão, quem não tem sangue judeu há muito tempo. Tanto é que foi prenunciado Abrão. E falou assim: “Em ti, Abraão serão abençoados todos os povos”. Esse é o plano de Deus, através de Abraão. O chamado de Abraão não era para abençoar o povo Judeu, era para abençoar todos os povos. Todos, viu gente? Até hoje.

Todos, mesmo que você não tenha a linhagem, o sangue Judeu. A gente lê hoje isso aqui e não pega. A gente fala: “é, Paulo estava certo”, não é que Paulo estava certo, a gente falou no último BibleCast (129)

Paulo estava falando contra a circuncisão que era um elemento fundamental da fé judaica, ele estava desdenhando a identidade judaica. Os Judeus olharam para ele e não acharam possível o que Paulo estava falando. Tanto não era possível que era difícil de acreditar. Até os apóstolos deram uma recuadinha, era difícil de avançar aqui. É difícil crer em Cristo às vezes, a gente não avança na fé. A gente continua amarrado nos nossos próprios medos, nas nossas próprias situações e a gente não avança para Cristo direito. Muita gente está na igreja hoje infeliz, achando que não vai conseguir, porque você não avançou. Avança! Guarda essa palavra que vou usá-la daqui a pouco. Avance para além daquilo que você está enxergando aqui. Você não avançou. Você precisa avançar e a gente não avança na fé, porque a gente pega aquilo que a gente acredita, as nossas raízes, e a gente fica aqui, amarrados. Isso nos protege muitas vezes, muitas vezes isso é bom. Mas, Cristo está falando: Vem, avança! Porque a gente tem que salvar é todos os povos. Porque o que gerou foi eles quererem salvar a si mesmos. E desde o começo Deus está apontando que é para fora. Desde o começo Ele está falando que “não tem a ver com vocês”. É tanto para fora que se efetiva mesmo o evangelho quando ele sai, não quando ele fica para dentro. Dá uma olhada! De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.

Então, porque eu acreditei nisso, mesmo eu não sendo circuncidado, nascido de judeu, que é o caso dos Gálatas, mesmo assim. Porque eu cri no que Abraão creu eu sou abençoado, essa benção que Deus tinha planejado me dar desde o começo. Então, agora ela encontra o seu destino: “Por meio de ti serão benditas todas as nações da terra”.

Existe um propósito para eu te chamar. E, ele encontra esse propósito, esse destino, quando a fé chega naqueles que creem e não naqueles que assumem a mesma identidade de Abraão. E, quando eles creem, Paulo está falando que aí sim eles têm a verdadeira identidade, a identidade não é a que está por fora, não é a étnica é a de crer, a da fé. 

“De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão. Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las. E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé” (Gálatas 3:9-10). Ele fala assim: ‘oh, cara você pode fazer o que você quiser, você pode plantar bananeira para Deus. Você pode andar de joelhos, carregar cruz por quilômetros, pode fazer o que você quiser, mas a maldição continua sobre vocês.’

E ela continua sobre vocês porque para você sair dessa maldição está escrito: “Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.Ele deixa um certo desespero, eu tenho que praticar tudo, tudo, tudo, tudo? Se eu não conseguir um detalhe, maldição sobre você. Não tem jeito, você tem que fazer tudo. 

A Lei não vem para dizer como que você deve ser salvo, a lei vem para dizer que não dá, que você não consegue, é uma denúncia. Vamos falar de Lei então? Vamos falar quem é você? Você é essa pessoa aqui. E a lei demonstra quem é você. Cara, eu sou terrível, é isso. Não dá, não tem condições de você resolver isso sozinho. Paulo fala que é “evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus.” É óbvio. É evidente até para o próprio judeu circuncidado que quer guardar toda a lei certinha e bonitinha. É evidente para todo mundo que ninguém vai ser justificado diante dEle, porque ninguém consegue fazer isso aqui.

Vou só dar um exemplo, é para ir para o céu o negócio, é para ir para o céu, salvação, é vida eterna.

O que a gente precisou para ter a vida eterna?

Precisou que o próprio Deus, pois, não servia outra pessoa! Não servia anjo, porque ninguém tem a capacidade de morrer e viver novamente. Ninguém tem a capacidade de receber a ira de Deus e sobreviver a ela. Porque a ira de Deus causa a morte eterna. E o próprio Deus é o impositor da lei. Vamos colocar assim, né?

Deus vira a própria ira dEle contra Si mesmo, então. Ele recebe a própria ira em Si mesmo para nossa salvação. Paulo está dizendo assim: “Aí vem você achando que você vai fazer um negocinho aí e você merece o céu?”

Se você não for perfeito, amigão…

Você acha que a ira de Deus vai poupar você porque você foi circuncidado? Acha que é assim? Acha que é disso que estamos tratando aqui? Acha que todos esses anos de pecado, de pessoas morrendo, de pandemia, de coronavirus, de morte, de opressão, de injustiça, do que você quiser aí, você acha que é só resolve com a sua circuncisão? É isso que você está achando? Você acha que é isso? É evidente que não!

Se você acha isso, você não está entendendo do que é que você está sendo salvo. Só um detalhe é que essa circuncisão aí não é um problema em si, não fiquem pensando que Paulo está brigando com a circuncisão, não é isso!  A circuncisão aí é um símbolo do problema todo que é viver achando que você vai conseguir fazer alguma coisa para conseguir a eternidade ou convencer a Deus. Então, vamos parar de falar “circuncisão”, é qualquer coisa que você faça achando que você vai ter mérito para alcançar a vida eterna.

Circuncisão era apenas uma dessas coisas que começou a briga no capítulo 2, uma dessas coisas. Ou seja, o problema é você acreditar que sua salvação ocorre por algo que você faz. Nesse caso, você pode bater no peito e falar assim: “Eu fiz tudo certo”. Não dá, ninguém é perfeito.

Eu fico imaginando Deus olhando para baixo assim e o primeiro ser humano que falou em voz alta assim: “Mas se eu fizer tudo certinho, eu acho que Deus vai me aceitar”.

Imagina, Deus lá no céu dá uma risada e diz assim: “vamos ter que mandar uma lei para esses meninos verem. Eles não estão entendendo que não dá, eles não estão entendendo que não conseguem. Manda a lei. Mas, manda só dez leis, ok? Não manda cinquenta não, manda só dez e você vai ver que eles não vão conseguir. Manda aí. Ah!  Agora estão chorando, dizendo que não conseguem guardar”.

Gente, é evidente! Por isso que Paulo usa esse termo. Ele fala que ninguém vai ser justificado diante de Deus pela Lei, mas o justo viverá pela fé. Foi assim que Abraão viveu, pela fé em Deus, creu que Deus ia fazer o que Deus falou que ia fazer. Aqueles em Gálatas que creram no que eu preguei, creram no que eu preguei pela fé e vão viver pela fé.

Em outras palavras, o que garante a sua eternidade não é as coisas que você faz, porque a gente fica buscando garantia. A gente quer se sentir salvo. Ainda mais depois que a gente peca e a gente erra e a gente fica mal, a gente quer consertar. A gente quer fazer as coisas para se sentir melhor. E a gente vai tentando fazer e ele está falando assim: “Não é isso, o justo não vive pelo que ele faz, pelas obras da Lei, ele vive pela crença que ele tem em Deus”. Isso é muito importante!

Viver pela fé! Fé a gente acha que é uma coisa que você tem que ter, tem que fazer. A gente transforma a fé em obra. Ele está dizendo assim: “Cara, você vai ser salvo acreditando no que estou falando, é isso. Eu estou dizendo que você vai ser salvo e acabou. Eu estou dizendo que eu te amo mesmo assim.

– Não, mas cara, eu não presto

– Então, você tem que acreditar no que eu estou falando.

– Mas eu fiz uma coisa errada, quem vai pagar por essa coisa errada que eu fiz?

 – Cristo, que já morreu na cruz! Está pago, vamos embora. Está pago, está resolvido.

Engraçado que quando Jesus morre Ele diz: “Está pago! Só acredita no que eu estou falando”.

É preciso aceitar essa verdade, senão a gente transforma a fé num negócio místico também. A fé, o pensamento positivo… Vá ouvir o BibleCast “fé demais não cheira bem” .

Então, não é isso, fé é normal. Fé é assim, eu chego para o Lourenço, meu filho, e falo: filho eu venho te pegar aqui. É isso, eu venho te pegar aqui. Ele vai esperar até eu pegar ele. Ele espera porque ele tem seis anos e ele sabe que eu vou chegar e pegá-lo. É isso. O Lourenço está na escola e eu vou buscá-lo.

Eu não vou buscá-lo só se ele for obediente na escola. Eu não vou buscá-lo só se ele fizer a tarefa. Eu não vou buscá-lo somente se ele obedeceu a professora. Não! Eu vou buscar porque eu sou o pai dele. Se ele brigar na escola, se ele bater no outro, se ele não fizer a lição eu vou buscar, eu vou buscar. Eu disse que vou buscar e vou buscar. Eu não vou buscar “se você, Lourenço de seis anos, fizer tudo certo. Eu queria que você fizesse tudo certo para que você aprendesse e se comportasse, mas se você não se comportar, se fizer errado, vou buscar. Então eu apareço quando dá 17h30. 17h30 eu ou a mãe dele aparecia lá e o pegava. É isso. Não importava o que acontecesse. Não importava. Então o justo vive com essa certeza, não nele, mas no Pai dele.

Ora, a lei não procede de fé, mas, aquele que observar os seus preceitos por eles viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se Ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), (Gálatas 3:12-13).

Demorou para Paulo entender isso, inclusive foi o que fez Paulo se converter. Paulo fala assim “como que vocês estão acreditando nesse cara que foi pendurado num madeiro e os caras falam que ele é maldito.

Mas, Paulo compreendeu. Paulo fala que esse era um problema. Ele não aceitava, por isso, Cristo. Mas, quando ele entendeu que Cristo estava pagando o preço da sua, de Paulo, desobediência ele ensinou: é maldito mesmo!

Para quem é meritocrata, somos todos nós, é da nossa natureza, a gente vê alguém que se deu mal e diz que ele é amaldiçoado. Então, a ‘coisa ruim está nele’. A graça veio para subverter isso, “é no amaldiçoado que está a salvação”. E Ele está lá na Cruz amaldiçoado mesmo, porque Ele está pagando o preço do meu e do seu pecado. Mais do que isso, se fez pecado por nós.

É isto o cristianismo. Pegou o cristianismo? O Cristianismo é isso aqui: “Você não presta, você fez tudo errado, todo mundo está errado.” “Ah, eu não gosto de gente que fala assim, são pessoas…”

Não, não, não! Todos! É todo mundo. Todos estão errados. Como é que salva agora?

“Ah eu vou me tornar uma pessoa melhor, vou deixar de ser racista; ah eu vou fazer isso…”  Não, não é assim que salva não. Não tem jeito. Salva porque alguém pagou o preço no seu lugar e foi Cristo. Ele foi lá e morreu, se tornou maldição porque você é maldito. Então, Ele pega essa maldição que a lei te revela, te mostra e Ele paga o preço dessa maldição.

Quero voltar no 12 rapidinho: “Ora, a lei não procede de fé,” ele está falando que o justo viverá pela fé. A lei não procede da fé. Então, se o justo viverá pela fé que é uma citação do Antigo Testamento, então ele está falando assim: “Não é a lei porque a lei não veio da fé. Pelo contrário, a lei, você tem que observar os seus preceitos para poder viver por ela. Então, se você vive pela lei, você não vive pela fé. O justo viverá pela fé, isto é texto do Antigo Testamento.

Se você vive pela lei você não vive pela fé, é isso que ele está dizendo no 12. Se você é empregado de uma casa, você não faz porque você é uma pessoa abnegada, você faz porque você recebe seu salário.

Você não pega alguém que você pagou para limpar sua casa ou sua empresa e você não olha para essa pessoa e pensa: “como vocês são bondosos, são maravilhosos, não acredito que vocês limparam minha casa!” É até óbvio porque não provém de fé ali, provém de acordo, no caso um acordo legal, financeiro, eu pago e você limpa. Aqui está o dinheiro e está tudo resolvido, pago. Não vem de fé. Ele não fez porque ele ama. Talvez o trabalhador que está lá nem goste de fazer isso, não está nem feliz em fazer. Ele faz porque precisa e ele faz e está bom. Não provem de fé. A lei trabalhista, o trabalho pago, remunerado não provém de fé.

Se você acha que a lei te dá alguma remuneração, ai não provem mais de fé, você não precisa mais acreditar na promessa. Não tem promessa. Você faz e cobra de Deus, “Deus, cadê minha parte? Cadê minha salvação? Eu não aceito essa doença em mim, eu não aceito nada porque eu fiz minha parte. Eu fiz minha parte e quero meu salário.”

Esses serão aqueles que estão lá em Mateus 7:22 que na hora que Jesus voltar e não forem para o céu vão dizer: “Ué, mas em Teu nome nós expulsamos demônios, em Teu nome fizemos tal coisa?” São esses caras aí, que não estão vivendo pela fé.

Pessoal acha que viver pela fé é viver na esperança de que… do pensamento positivo. Sim, o sétimo sentido, os cavaleiros do zodíaco. Não, viver pela fé é viver acreditando na salvação de Cristo Jesus.

“Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro, para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.” (Gálatas 3:14).

Opa. Uma promessa foi feita a Abraão e ao seu descendente. Primeira vez que a palavra “prometido” aparece aqui. A Promessa. Olha, porque a promessa foi feita lá antes de Abraão e ela se cumpre aqui com vocês por meio de Cristo Jesus. Paulo fala muito bem aos gentios, aos não-Judeus de linhagem, a promessa é para todo aquele que crê. Isto é muito grande! Muito grande!

“Irmãos, falo como homem. Ainda que uma aliança seja meramente humana, uma vez ratificada, ninguém a revoga ou lhe acrescenta alguma coisa.” (Gálatas 3:15).

Estou dizendo do trabalho remunerado, fiz um acordo, uma aliança. É ele fala algo como “gente, vou descrever uma coisa que é bem humana aqui olhe”. Em outras palavras, é algo do tipo “eu não estou dizendo que o jeito que a gente monta um contrato é o jeito divino (para você não confundir as coisas, certo?). Estou só descrevendo como é que monta um contrato. No nosso mundo aqui. Um contrato é isso aí mesmo, você põe lá as cláusulas e cumpre essas cláusulas. 

“Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.”

(Gálatas 3:16). Não diz “aos descendentes”, se falando de muitos, porém de um só. Em seguida vemos que é uma promessa feita a Abraão e ao seu descendente. Presta atenção na teologia. Vocês querem entender contrato? Então vamos falar de contrato. Deus fez uma promessa, um acordo, e na cláusula Abraão seria salvo pelo descendente dele. E esse descendente é Cristo. Cristo é o centro de tudo aqui. É o centro da história.

E digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a Lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa. (Gálatas 3:17).

Olha que legal, gente, o que está acontecendo aqui. Paulo está construindo o nosso entendimento sobre o que é viver pela fé. Ele está dizendo assim: Deixa-me explicar para vocês o que é a graça. A graça é viver não fazendo coisas porque Deus vai te chamar por causa disso. Não. A graça é viver crendo que Deus prometeu e vai cumprir. Essa é a graça. Graça é isso.

E essa promessa foi feita a Abraão e não mudou a promessa lá no Sinai 430 anos depois. O Sinai não tem que desmanchar a promessa feita a Abraão. “Agora aqui estão os mandamentos”. Não, não mudou nada. A Promessa era… o conselho era de graça. Veja, sempre foi de graça!  

Então, ele está exemplificando isso no capítulo 3. Executando os mandamentos não tira a graça. Você que é uma igreja que acha que tem que abandonar os mandamentos para viver pela graça, não é isso não! A graça já era antes e os dez mandamentos não a desmancham. Inclusive quando os dez mandamentos chegarem, ela já está. Já é antes. Por isso que abusavam os dez mandamentos tentando usá-los em um objeto de fórmula de salvação é o outro evangelho. “Abusavam os dez mandamentos”.

Que expressão interessante. É possível abusar dos dez mandamentos? Claro, é possível você abusar de qualquer coisa que Deus pediu para você no momento que você quer transformar aquilo num rito de salvação.

Então dá para abusar os 10 mandamentos? Eu achei que era guardar e pronto. Mesmo Paulo falando para Timóteo. “Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo.”(1Tmóteo 1:8).Esse se quer dizer o que? Uma condição. Ah, então eu ainda posso usar dela de modo ilegítimo? Olha só. Dá para abusar dos mandamentos e Paulo concorda, Paulo fala que a lei é boa se alguém dela se utiliza de modo legítimo. Olha que a lei precisa ser usada de modo legítimo. 

“Tendo em vista que não se promulga lei para quem é justo, mas para transgressores e rebeldes, irreverentes e pecadores, ímpios e profanos, parricidas e matricidas, homicidas, impuros, sodomitas, raptores de homens, mentirosos, perjuros e para tudo quanto se opõe à sã doutrina, (1Tmóteo 1:9-10).

 A Lei não é para justiça. A lei é para mostrar que você não serve. É a denúncia. Quando você está entrando no reino de Deus você cai de cara com a Lei. E a Lei denuncia quem é você. “Vocês sabem quem vocês são?”. E por que que a Lei te denuncia? Para você cair de joelhos diante dAquele que é a solução para a denúncia que foi feita. A solução para denúncia não está em você mesmo. Você não resolve a denúncia. A solução está em Cristo.

Para tomar o remédio tem que entender qual é a doença. A Lei lhe mostra a doença e, então, você toma o remédio. Não é ficar chafurdando na doença, não é ficar tentando fazer coisas porque você já está doente. Precisa de remédio. E agora o remédio é Cristo.

Mas, tem um detalhe, lembra que eu falei que você tem que avançar? Muita gente para aqui na lei que está lhe denunciando, mas Cristo está falando que se você continuar andando, a lei vai ficando para trás, a lei vai entrar tanto no seu coração que quando você praticar a lei você não vai estar pensando que está praticando mais nada. Você foi transformado, você prefere agora fazer as coisas.

É diferente porque quando você tem uma relação com a lei (é que a gente já está adiantando muitas coisas, por isso que tem que ler). Quando a gente começa a ter uma relação com a lei, que eu faço a lei porque eu creio que é certo fazer, porque isso vai me levar a Deus, na verdade, eu sou um escravo.

Então, para eu ter uma relação com Deus de amor. Essa relação tem que ser originada nessa relação de amor e ela é originada nessa promessa que Deus faz “eu vou chegar até vocês. Eu vou levar vocês”!

Quando ele fala “Não se turbe o vosso coração, crede em Deus, crede também em mim, na casa de Deus há muitas moradas e se não fosse eu vos teria dito pois vou preparar um lugar para que onde eu estou, estejais vós também. “

Essa é a promessa! Então eu não vou para esse lugar porque eu fiz as coisas certas, “eu estou preparando um lugar que só vai entrar os caras firmes” Aí não é “Não se turbe o vosso coração”, é “Fica preocupado mesmo que o negócio é feio e só vou deixar entrar quem é perfeito”. Ele fala que vai preparar o lugar e vai levar você para ele. Isso que os judeus estavam pensando, que só vai entrar quem é perfeito. 

Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão. (Gálatas 3:18).

Gosto muito dessa palavra “Herança”, que herança não tem mérito. De quem que é o mérito da herança? Do Pai! O Pai fez tudo e eu só nasci. Se herança vem de Lei não é herança, você fez por merecer. Então Deus deu! Herança! Deu a Abraão pela promessa.

Eu vou traduzir mais ou menos tudo que Paulo quer dizer. O Objetivo do capítulo 3 de Paulo é dizer isso aqui “O justo viverá pela promessa.” Eu não estou salvo porque eu faço as coisas certas. Eu estou salvo porque Deus me fez uma promessa de que ele iria enviar Seu Filho e Ele cumpriu essa promessa e Seu Filho quando esteve aqui também me fez uma promessa de que ele voltaria e me levaria para morar com Ele e é sobre essa promessa que eu vivo. Eu não vivo sobre a ditadura e tirania de que eu vou conseguir ser perfeito. Eu vivo com a consciência de que eu não vou conseguir, mas Deus prometeu que vai me levar. Deus prometeu que vai me perdoar e Deus prometeu que vai me transformar.

Tanto no processo quanto lá quando Ele voltar. Então é nestas promessas que eu vivo. Isso é o “Não se turbe o vosso coração”, a gente pode trocar a fé por “promessas”, Por crer na promessa. Ele está falando “Abraão creu e isso foi imputado por Justiça”. Ele acreditou que Deus iria atender. Ele ia dar Isaque, ele acreditou. Então vocês, gálatas, acreditaram quando eu preguei que Jesus havia sido morto pelos pecados de vocês. A vida do Cristão está em crer que nós seremos salvos, não pelo que a gente faz mas pelo que Deus fez e pelo que Deus faz.

Aí vem uma pergunta que Paulo sabia que vinha. O Legalista vai perguntar isso. Porque se você perguntar isso, é porque você está fazendo o que acha que está fazendo por merecer. Se você faz o que está achando por merecer, você está fazendo sacrifício, porque você é um escravo, e se você é um escravo e não ouve o que ele está falando. Você pode dizer assim: “Ah, então para que eu estou guardando isso aqui?

Se você perguntou para que eu estou guardando isso aqui revela que você não está feliz guardando isso aqui. Revela que você ainda não entendeu o evangelho e que é um peso que você está carregando.  Você carrega esse peso e pensa: “Ah, Paulo, se é assim, para que que serve o que eu estou fazendo? Como assim? Parei de comer isso, parei de ir naquele lugar, passei a guardar aquele dia. Para que eu estou fazendo isso?”

E, nessas horas Paulo fala: “Ah, você está achando que é isso que vai te dar o céu?” Que bonitinho! Você só esqueceu que teria que fazer tudo, tudo direitinho. Tudo mesmo! Essa pergunta revela o coração não convertido. Entendeu?

Sabe aquele trabalho que você não gosta dele? Esse trabalho é pesado. O Trabalho quando você não gosta dele, quando termina, você quer reconhecimento por esse trabalho. Você quer que alguém fale seu nome lá na frente: ‘tem que pagar muito bem pelo que eu fiz aqui’. Se eu fiz de bom grado eu quero que alguém vá lá na frente e me dê uma medalha de honra ao mérito e que cite meu nome porque eu ajudei a limpar também. Eu quero ruas de ouro e mansões na montanha.’

Deus falou que você vai ter ruas de ouro no céu? Que você… Olhe, se o asfalto virou ouro não vale mais nada o ouro! Mais nada! 

Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador. (Gálatas 3:19).

Paulo falou assim: ‘Ô filho, a lei foi adicionada porque você não entende nada, é por causa de suas transgressões, até que viesse o descendente. Ele é o importante.

Aquilo lá é quando vocês estavam tão longe e eu precisei endurecer. Eu endureci! Paulo está falando. Ele sabe que a gente vai fazer essa pergunta, ele sabe que quem está no outro evangelho vai fazer essa pergunta: Para que que serve então a lei?

A lei foi adicionada por causa das transgressões. Então, vocês não conseguiam entender a lei. Não conseguiam entender Deuteronômio 6:5, ame Deus, de todo o seu coração, com todo o seu entendimento e com toda a sua força. Vocês não conseguiam entender isso!  Então, Deus, falou assim: Eu vou desenhar para você entender o quão enganado você está.

É isso mesmo! Qual que era a lei no céu? Você acha que lá no Céu, antes do pecado, estava escrito “Não matarás”? Antes do pecado, lá no Céu, você acha que estava escrito “Não matarás? Você acha que tinha, lá no Céu, “Não falarás falso testemunho”? “Não cobiçarás a coisa do teu próximo, do teu próximo anjo”? Você acha que estava escrito isso no Céu?

Imagina! Alguém olhando para sua a coroa e pensando: “Tenho um jade aqui…, mas o outro lá tem um rubi na coroa dele, também quero um rubi na minha coroa”!

Você acha que era assim que estava escrito? No Céu você acha que estava escrito assim: “Não tomarás o Nome do Senhor teu Deus em vão”?

No Céu estava escrito: “Deus é amor”! No Céu estava escrito assim: “Deus. Calem-se diante dEle toda a Terra”! O ser humano fica de mimimi… Não entenderam ainda? Não é suficiente “Deus é amor e amar ao próximo”? Então, “tome Dez Mandamentos”. Mimimimimi, então, “tome mais seiscentos! Entendeu?

A Lei foi acrescentada por causa das transgressões, porque você não entendeu. Eu era Deus, você não tinha que perguntar nada para Mim.

Essa palavra é forte não é, foi “adicionada”. Quer dizer, não estava nem no plano original. Não estava no plano! Deus não ia falar nada. Ele ia só abraçar o ser humano. Ele é nosso Pai e somos Seus filhos e é disso que se tratava. Não precisava colocar cláusula nenhuma, entendeu?

Deus está dizendo: Eu Sou seu pai e você é Meu filho, não precisava de nada mais, mas Eu tive que adicionar porque… agora você pega o que eu adicionei e você transforma nisso. Olhem, isso nem estava no plano. Caramba…

Olhem, Eu gosto tanto de vocês que deixei esta situação até que viesse O Descendente.

“Logo, para que é a lei? Ela foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador. Ora, o mediador não é de um só, mas Deus é um só. É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei. (Gálatas 3:19-21).

A Lei não veio mudar o que Deus tinha feito, a lei não veio mudar a promessa, não veio criar uma outra dispensação. Ou seja, como vocês podem pensar isto? Imaginem, tem a promessa que Ele fez para Abraão e depois Ele desistiu e pensou assim: “Gente, esquece a promessa que Eu fiz e bota essa Lei aí porque não está dando certo a promessa”. É isso? Não! Ele não está falando isso de modo nenhum! Não é isso!

A Lei encaixa onde a graça já está. Você que está entendendo errado. A circuncisão também foi dada porque Abraão não esperou para ter filho com Sara.

Se fosse promulgada uma Lei que pudesse dar vida, a justiça seria precedente da Lei. Se desse para, pela Lei criar vida, dar vida, resolver pela lei, a justiça seria feita pela Lei. Jesus não precisava morrer. Volto a dizer “Oh Gálatas Insensato!”

Mas, a Escritura… essa frase é muito poderosa!

“Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, a promessa fosse concedida aos que creem.” (Gálatas 3:22)

Paulo está dando uma aula que pouca gente entendeu!

Quando sai a Escritura… na linguagem de Paulo, Escritura e Lei, a Tohah, é a mesma coisa. Essa é a linguagem de Deus também.

“Encerrou tudo sobre o pecado”. Ele está dizendo assim: “O Pecado está em tudo, não tem como fugir dele. A Escritura denunciou para que mediante a fé em Jesus Cristo, o prometido para Eva, para Adão, para Abraão, o Descendente, o Prometido, para que mediante aquele que é prometido fosse a promessa concedida aos que creem. Então a bíblia, ela fala uma coisa que ela fala lá em Romanos: Deus encerrou a todos do pecado, pra não serem salvos por mérito. Ele repete o mesmo conceito aqui. Mas a escritura encerrou tudo sobre o pecado pra que a salvação não fosse pela gente, pra que a salvação fosse por meio da promessa. por Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo.

         Aqui ta dizendo “Sabe pra que serve a lei? Vocês perguntaram ne? Para você saber que você não presta! Para que, mediante a fé em Jesus Cristo, e não mediante a Lei, fosse a promessa concedida aos que creem. Cristo vai lhe buscar.

– Ah, eu faço tudo errado”

– mesmo assim Ele vem pegar você. Quando der 17:30h, o horário de pegar o menininho na escola, Ele Vem!

– Ah, mas eu desobedeci, não fiz a prova, não fiz nada

– Ele vem lhe buscar. Agora a Lei fala que você tinha que ter feito a prova, que você nunca deveria pescar. Você não é digno nem que lhe busquem, mas para mostrar que o fato dele lhe buscar é muito maior do que você imagina. Se trata de você conhecer Deus. De você reconhecer que não é merecedor de ser buscado. É isso!

“Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se.” (Gálatas 3:23)

Então, agora ele começa a chamar Jesus da Fé. Porque essa promessa aqui vai se cumprir, essa promessa que Abraão não viu. Hebreus tem aquele capítulo, dizem que foi Paulo que escreveu e até combina, porque tem aquele capítulo que ele fala daqueles que viveram pela promessa mas não viram a promessa. Ele fala que nesse momento, o pecador estava ali encerrado à tutela da Lei. Essa palavra “A tutela da Lei é importante”. 

Muito importante! Junta tudo. A Lei nem era para existir. Ela foi acrescentada. Por que?

Por causa de vocês. Vocês não entendem nada então tinha que acrescentar tudo ali para vocês entenderem. Vocês viveram um tempo encerrados pela tutela da lei. A lei pelo menos cuida de você para você não ir para o buraco de vez. Ela vem para dar pedagogia, para te ensinar. E ela começa ensinando apontando o que está errado. Ela foi acrescentada para você, porque você não estava dando valor. Se você achar que a Salvação é por seu intermédio você não está entendendo o que está acontecendo. Você acha que é você que resolve. Eu precisava mostrar para você que não é você que resolve. Eu precisava mostrar para você para vir a esperança futura; a promessa futura estava chegando, e é Cristo. A Promessa futura estava chegando. E quando chegar a promessa, então, você vai entender como chegou a lei. 

“De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé.”(Gálatas 3:24)

A justificação é pela fé.

Ela vem, você fica sob a tutela dela, ela serve de Aio. O que é Aio? Aio é o Pedagogós ou Pedagogo, que lá nessa época aqui era o funcionário que com uma vara educava a criança do dono da casa. Se fosse um rei o príncipe era educado por um Aio. Alguém que não o deixava fazer coisas erradas.

Pastor, você está dizendo que tem que bater nas crianças? Não! Estou apenas dizendo como era para ser feito na época. Era isso!

Então, esse pedagogo era o que cuidava da criança para ela não desviar do caminho. A lei, ela endureceu, ela serviu de aio, para não deixar desviar o povo de Deus do caminho e para nos conduzir a Cristo. Porque quanto mais eu percebo que eu não consigo acertar, mais eu entendo que dependo de alguém que resolva o meu problema.

“Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio.” (Gálatas 3:25)

Já não permanecemos subordinados ao Aio, porque agora você já faz sem ninguém te bater. Cristo veio, aquele que era o cumprimento do cordeiro esteve aqui e foi o Cordeiro. Quando você tiver um encontro com Cristo, ninguém vai precisar que você faça nada. Você sai sendo cristão. Por amor a esse Cristo que agora você tem um encontro com Ele.

Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. (Gálatas 3:26-27)

Quando você for revestido de Cristo, quando você entender que Ele lhe ama e lhe busca, mesmo você não esteja fazendo a lição. Então, você vai se revestir de Cristo, você não vai fazer porque tem que fazer. Você faz porque faz. Então, na verdade, Paulo está usando duas palavras interessantes aí que é a “revestir (de Cristo) e filhos”.

Toda a questão do Judaísmo está ligada à filiação. Todos são filhos de Deus por meio de Cristo Jesus. E quando ele fala em “Revestir”, ele fala assim: Aqui dentro, a mesma coisa vai ficar, a carne do pecado, mas você se reveste de Cristo. 

“Destarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Gálatas 3:28)

Ele derruba tudo quanto é barreira. Paulo citou até as mulheres, que nem eram contadas naquela época. Todo mundo, filho de Deus, em Cristo Jesus, por causa da promessa. Paulo está dizendo, vem quem quiser, todo mundo. Não tem mais judaísmo, não tem nada, é judeu, gentio, livre, escrevo, homem, mulher… todo mundo!

“E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”. (Gálatas 3:29)

“Herdeiros Segundo a promessa”. Juntou não é? Herdeiro não tem mérito; a promessa não é você quem cumpre, é Cristo que cumpre.

Então, meu amigo, a graça, que é o que os Gálatas estavam perdendo o contato, a graça, é você viver sabendo que é Deus, o Nosso Pai, quem vai nos dar a Salvação. É Deus quem vai nos dar a eternidade e Ele faz isso de graça. Ele falou que vai fazer e vai cumprir. Então, se você crê em Cristo Jesus, não tem como você achar que não vai ser salvo. Se você achar isso, você não está entendendo a promessa que o Todo Poderoso fez. 

BC128- O Outro Evangelho: Gálatas Capítulos 1 e – 2 – Parte 1

BC130- Livres: Gálatas Capítulo 4 – Parte 3

BC131- Liberte-se das ‘Serumanidades’: Gálatas Capítulos 5 e 6 – Parte 4

Você pode ver mais estudos do BibleCast aqui

Tags , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *