O Outro Evangelho: Gálatas Capítulo 1 e 2 – Parte 1

Transcrito por Francisco Inael Braga e Ruth Alencar

Esta transcrição está adaptada para o formato de texto. Os Prs. Diego Barreto Junior Flores  começam com este áudio uma nova trilogia! O assunto é a carta de Gálatas. Um choque de realidade sobre o evangelho, a primeira igreja e as amarras que tentam impor a fé.

Este texto é uma transcrição do BibleCast 128 – O Outro Evangelho. Segue abaixo o vídeo:

Gosto desse título porque lembrei de uma situação que é muito interessante. Tenho um amigo historiador e eu pregava na igreja onde ele frequentava. Lembro de pregar sobre a Graça e ele brincar comigo, na ironia: “Opa, hoje nós vamos ouvir um novo evangelho”. Ele falava isso brincando porque soava muito diferente do que estamos costumados a ouvir na cultura brasileira em termo de religiosidade.

Eu gostava dessa brincadeira porque eu sabia que ele estava brincando comigo, mas também porque ela dizia exatamente isso, dizia que isso que estava sendo discutido era realmente diferente do que estávamos acostumados. A Graça é realmente muito diferente do nosso jeito de pensar. Essa brincadeira me lembrou de Paulo em Gálatas quando ele fala de ‘um outro Evangelho’.

E é para lá que vamos. Gálatas 1:1 ‘Paulo, apóstolo — não da parte de pessoas, nem por meio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos…’

Aqui de cara Paulo diz ser Apóstolo por parte de Deus, não por parte dos homens. Ele é Apóstolo e não fazia parte dos 12 que foram primeiramente escolhidos por Jesus. Paulo está muito bravo. Por isso, inicia sua defesa com a ‘carteirada’: Paulo Apóstolo, não da parte de homens.

‘Sou apóstolo’. Sabem por que ele afirmava isto? Porque ele não era um dos 12. É muito importante essa declaração dele. Era não era um dos 12 originais. Muito provavelmente o contexto era de tentativa de ‘descredibilizar’ Paulo, por causa de sua história, mas principalmente por causa das coisas que ele falava.

Tem um padrão nas introduções das epístolas paulinas. A gente pode ver isso, por exemplo, em Tiago: “Tiago, servo de Deus, o Senhor Jesus Cristo, às 12 tribos que se encontram na dispersão, saudações.”

O padrão seria: Quem está escrevendo, por quem está escrevendo, para quem está escrevendo e saudações. Se você ler as cartas de Paulo, percebe-se que ele dá uma volta ao mundo. Em cada palavra Paulo pregava.  Ele não falava apenas “graça e paz” como acontece hoje em dia, ele falava “A graça de Cristo que morreu na cruz…”. Paulo faz isto sempre! Então, ele explica sobre a Graça e Paz. A Paz que nos foi dada.

Aqui na introdução de gálatas ele faz a mesma coisa: “Eu sou Paulo, Apóstolo e não da parte de Homens, e nem por intermédio de homem algum, mas por parte de Jesus Cristo e do Deus Pai, que O ressuscitou.” Ele emenda e já introduz um estudo bíblico.

E, você percebe que Paulo faz sempre isto, coloca um estudo sobre Jesus já na introdução, falando que ele é apóstolo, mas, neste aqui ele diz que ‘não da parte de homens’.

Gálatas 1:6-7: 6 Estou muito surpreso em ver que vocês estão passando tão depressa daquele que os chamou na graça de Cristo para outro evangelho, 7o qual, na verdade, não é outro. Porém, há alguns que estão perturbando vocês e querem perverter o evangelho de Cristo.’

Na história inicial que comentei do meu amigo historiador foi feita uma comparação por contraste. O que eu pregava não era outro evangelho. O que eu pregava era exatamente o que Paulo vai falar aqui.

Paulo sempre escreveu coisas, teologicamente falando, que soavam diferente dos outros. Paulo sempre fez isso. Pedro falou que Paulo escreve coisas difíceis de entender. Tem um teólogo famoso do século 21 que diz que Paulo está o tempo todo no limite, ao ponto de quase parecer herege de tão diferente que é. A gente vê as pessoas pregando Paulo e falando sobre ele como se fosse mais do mesmo. Assim tem algo errado aí.

2 Pedro 3:15 e 16 diz: 15 “E considerem a longanimidade do nosso Senhor como oportunidade de salvação, como também o nosso amado irmão Paulo escreveu a vocês, segundo a sabedoria que lhe foi dada, 16ao falar a respeito destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas cartas. Nelas há certas coisas difíceis de entender, que aqueles que não têm instrução e são instáveis deturparão, como também deturparão as demais Escrituras, para a própria destruição deles.”

Então, se Pedro está falando isso de Paulo é exatamente porque Paulo sempre apresenta com tamanha profundidade e extensão que chega ao ponto de parecer que é outra coisa. E, quando a gente prega Paulo e usa os textos dele e parece ser mais do mesmo, tem alguma coisa errada com a nossa leitura.  Então, se eu pregar Paulo e não houver nenhuma reação tipo: ‘mas, está diferente, que coisa estranha!

Quando se fala da graça, que é algo de outro mundo, que não é da minha natureza, isso tem que me gerar algo diferente, Paulo entra na mesma linha de raciocínio. Quando Paulo fala você tem que dar uma parada para refletir, pensar: ‘Deixa eu ver direito o que ele está falando.’ Os senhores da Galácia não pecaram!

Esse capítulo que estamos estudando nos dá também uma tarefa a ser decifrada: O que é este outro evangelho que rapidamente passou a fazer parte da vida dessas pessoas? Se a gente entender isso, a gente pode entender o porquê da carta. A primeira fala é ‘Admira-me porque tão depressa vocês foram para outro evangelho’ O que vem depois dessa linha é por causa dessa linha. Estamos aqui, neste estudo, para descobrir o que era esse outro evangelho.

Gálatas 1:7 e 8 diz: 7”o qual, na verdade, não é outro. Porém, há alguns que estão perturbando vocês e querem perverter o evangelho de Cristo. 8Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu pregue a vocês um evangelho diferente daquele que temos pregado, que esse seja anátema.’ Sabe porque

Ele fala isso porque está falando de gente importante. Esse outro evangelho não vem dos hereges como a gente pensa. Quando fala em “Anátema” ele está dizendo que seja lá quem for que esteja pervertendo o evangelho, que seja amaldiçoado, ou sabe por que ele está falando ‘mesmo que um anjo?”

Porque ele está falando de gente querida aqui. Esse outro evangelho não vem dos hereges como a gente pensa. Paulo diz que pode ser validado até por um anjo, ou até um profeta. Quando  Paulo fala em ‘anátema’ ele está dizendo que seja lá quem for que esteja pervertendo o evangelho, que seja amaldiçoado. Considerado uma maldição.

Gálatas 1:9-12 “9Como já dissemos, e agora repito, se alguém está pregando a vocês um evangelho diferente daquele que já receberam, que esse seja anátema. 10Por acaso eu procuro, agora, o favor das pessoas ou o favor de Deus? Ou procuro agradar pessoas? Se ainda estivesse procurando agradar pessoas, eu não seria servo de Cristo. 11Mas informo a vocês, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é mensagem humana, 12porque eu não o recebi de ser humano algum, nem me foi ensinado, mas eu o recebi mediante revelação de Jesus Cristo.”

Paulo se repete. Fala a mesma coisa 2 vezes. No texto ele já deixa claro que o evangelho dele é o certo, também deixa claro que ele não escolhe o que crê para agradar alguém; o que ele crê serve para agradar a Deus, se desagradar algum homem, aí paciência; Deus falou com ele, ele foi inspirado por Deus.

Há um destaque nestas repetições de Paulo. Paulo afirma que o que ele anuncia é o certo. É o Evangelho. O que os gálatas estavam agora aprendendo e ouvindo não era o Evangelho. Era outra coisa!

Em Gálatas 1:13-14: “13Porque vocês ouviram qual foi, no passado, o meu modo de agir no judaísmo, como, de forma violenta, eu perseguia a igreja de Deus e procurava destruí-la. 14E, na minha nação, quanto ao judaísmo, levava vantagem sobre muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições dos meus pais.”

Ele está dizendo algo em torno de “vocês sabem como eu era, vocês sabem que de Judaísmo eu entendo. Eu matava gente por causa do judaísmo”.

Versículo 15-16 “15Mas, quando Deus, que me separou antes de eu nascer e me chamou pela Sua graça, achou por bem 16revelar Seu Filho em mim, para que eu O pregasse entre os gentios, não fui imediatamente consultar outras pessoas,”

Imagino um discurso desse em rede nacional falando “17nem fui a Jerusalém para me encontrar com os que já eram apóstolos antes de mim, mas fui para as regiões da Arábia e voltei, outra vez, para Damasco.” (Gálatas 1:17).

Quem ouve isso, um jornalista ou quem quer que seja, já pergunta se Paulo está falando dos apóstolos.

Ao Paulo citar Jerusalém está citando a Sede da igreja daquele momento. O pessoal da época poderia se perguntar “Então Paulo, por acaso, você está dizendo que foi chamado por Cristo sem nem consultar Jerusalém?”. A direção, nem nada”!

De fato é isso que Paulo está afirmando, está afirmando que não está nem aí para os outros apóstolos, que está cumprindo sua missão em nome do próprio Cristo. Ele se coloca como um dos 12 porque Cristo o chamou também. Aqui podemos ver que certamente alguém está desacreditando dele.

A gente vai ver que o “outro evangelho” tem alguma relação com os outros apóstolos.

É interessante, você ler Gálatas e fica lendo com voz de Bíblia, né? A gente lê com voz de Bíblia. Mas, isto aqui é uma bomba!  Isto é uma ruptura. Paulo está falando dos outros apóstolos. Tem que conhecer a realidade do texto, senão você não vai gostar de fazer estudo bíblico. Vai considerar a Bíblia chata. Leia o que está escrito. Veja o cenário como ele é.

Os caras de Jerusalém, todo mundo, incluindo os 12, eram apegados à lei.  Liam a Bíblia hebraica, praticavam a lei e o sacrifício. O Templo, tudo estava pertinho deles. Tinham preconceito com quem era de longe, assim como Paulo, que era de Tarso e que falava grego. Onde Paulo ia falava com outras pessoas, mesmo que não fossem judeus. Existe, então, uma tensão aqui que remete ao fato de Deus conceder o dom de língua em 3 lugares em Atos dos Apóstolos para que ninguém se sentisse superior, pensando que manda em tudo:

. para os judeus de Jerusalém (Atos 2)

. para os gentios na casa de Cornélio (Atos 10)

. para os judeus que estavam longe (Atos 19)

Veja que a borboleta está batendo asas  aqui e o ciclone se formou em 1888. Este episódio o ajudará a compreender que Paulo está dando alfinetadas nos outros apóstolos. Por isso, ele diz “o meu chamado não veio deles”.

Sabe como você lê com a voz de Bíblia?  Você lê assim: “Não subi a Jerusalém para ver os apóstolos”. Você não põe nomes! Você não pergunta quem será os apóstolos de Jerusalém! Os outros líderes eram chamados de bispos, diáconos. Apóstolos são somente os que Jesus chamou.

Gálatas 1:18 -24 “Passados três anos, fui a Jerusalém para me encontrar com Cefas e fiquei quinze dias com ele. 19E não vi outro dos apóstolos, a não ser Tiago, o irmão do Senhor. 20Ora, a respeito do que estou escrevendo a vocês, afirmo diante de Deus que não estou mentindo. 21Depois, fui para as regiões da Síria e da Cilícia. 22E eu não era conhecido pessoalmente pelas igrejas da Judeia, que estão em Cristo. 23Ouviam somente dizer: “Aquele que antes nos perseguia, agora prega a fé que no passado procurava destruir.” 24E glorificavam a Deus a meu respeito.”

Este é o meu histórico, disse Paulo. Fiquei conhecido como aquele que foi convertido e que antes perseguia. O povo só sabia disso!

Na verdade, Paulo não está se colocando nem acima, nem abaixo, mas ao lado. Ele está defendendo seu apostolado porque alguém o estava desacreditando.  Alguém o estava rebaixando, estavam alterando o que ele pregara para os Gálatas. É bom ressaltar que quando Jesus o chamou o fez para um chamado junto aos gentios. Paulo estava, de fato, falando dos apóstolos.

Paulo diz: fui chamado por Deus. Fui para os gentios. Depois voltei para Jerusalém e fui aceito pelos apóstolos de Jerusalém. Fiquei com Cefas (Pedro) e Tiago (irmão de Jesus). Bispo (presidente) da igreja (distrital) em Jerusalém.

Atenção, estamos apenas fazendo uma analogia descritiva , na linguagem de hoje, para melhor compreensão.

Gálatas 2:1 – 2 “1Catorze anos depois, fui outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também Tito. 2Fui em obediência a uma revelação. E lhes apresentei o evangelho que prego entre os gentios — mas fiz isso em particular aos que pareciam de maior influência —, para não correr ou ter corrido em vão. 3Mas, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi obrigado a submeter-se à circuncisão.”

Ele pregou o que sempre prega em todo lugar. Ninguém quis circuncidar Tito.

Isto é muito o dia a dia!

Gálatas 2:4 “E isto surgiu por causa dos falsos irmãos que se haviam infiltrado para espreitar a liberdade que temos em Cristo Jesus e nos reduzir à escravidão.”

Paulo está falando que tinha uns caras, e os chama de falsos irmãos, que estão tentando tirar nossa liberdade e reduzir-nos a escravidão. O que será que significam estas palavras?  Quem eram esses falsos irmãos? Os gálatas sabiam, esta pergunta somos apenas nós que a fazemos. Nós que hoje lemos a Bíblia.

Gálatas 2: 5-6 “A esses não nos submetemos por um instante sequer, para que a verdade do evangelho permanecesse entre vocês. 6E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa — o que eles foram, no passado, não me interessa; Deus não aceita a aparência do homem —, esses, digo, que pareciam ser de maior influência, nada me acrescentaram.”

Ele está falando assim: Tinham uns falsos irmãos que estavam querendo tirar nossa liberdade e nos escravizar. E esses caras, eu nem perdi meu tempo com eles, porque eu tenho que pregar o evangelho. E aqueles que eram os caras importantes de lá ou que já foram importantes um dia, mas que para mim não interessa, porque para Deus isso não faz diferença. Não me acrescentaram em nada. Ou seja, não falaram para mim algo como “Paulo, teu evangelho está estranho, está faltando coisa, a gente tem que acertas umas coisas aí.”.

Gálatas 7-10 “7Pelo contrário, quando viram que me havia sido confiado o evangelho da incircuncisão, assim como a Pedro foi confiado o evangelho da circuncisão 8— pois aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão também operou eficazmente em mim para com os gentios — 9e, quando reconheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, estenderam a mim e a Barnabé a mão direita da comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios e eles fossem para a circuncisão. 10Somente recomendaram que nos lembrássemos dos pobres, o que também me esforcei por fazer.”

Os caras eram as colunas da igreja, quem iria falar mal de Pedro, Tiago e João?

Ficou tudo acertado entre Paulo e os líderes de Jerusalém: Tipo, “Paulo, faz teu trabalho que a gente faz aqui o nosso e está tudo certo. Você faz parte do grupo.”  A única recomendação que foi dada a Paulo, pelos pilares da igreja, foi que nunca esquecessem também dos pobres.

Pedro, Tiago e João estão com Paulo, é como se tivessem ordenado Paulo para que ele seguisse firme nessa liberdade de pregar o evangelho. Vale lembrar que Paulo estava pregando para os Gentios, e estes conheciam Pedro como Cefas.

Gálatas 2: 11-12 “Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti-lhe face a face, porque havia se tornado repreensível. 12De fato, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, ele comia com os gentios; quando, porém, chegaram, começou a afastar-se e, por fim, separou-se, temendo os da circuncisão.”

Tiago era o presidente da época.

Ou seja, quando Pedro vai visitá-los, acaba dando ‘uma vacilada’. Você sabe, os judeus não podiam comer com os pecadores.

Gálatas 2: 13-14 “E também os demais judeus se fizeram hipócritas juntamente com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela hipocrisia deles. 14Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, eu disse a Cefas, na presença de todos: “Se você, que é judeu, vive como gentio e não como judeu, por que quer obrigar os gentios a viverem como judeus?”

Então, os caras estão comendo juntos, chega os gentios, os caras dão uma saída de perto e Barnabé (que quer cargo na igreja) vai pra junto dos caras. Paulo falou alto e na frente de todo mundo essa coisa de ser um judeu que não vive como os judeus.

Como assim? Porque Paulo e os apóstolos não sacrificavam mais animaizinhos como os outros judeus permaneciam fazendo. O sacrifício era Cristo. Eles não tinham mais os hábitos dos judeus. Ritualísticos. Sacramentais que aproximavam o ofertante a Deus. Já não haviam mais sacerdotes. Todos poderiam apresentar-se diante de Deus, Cristo agora era também o Sumo Sacerdote, vítima e sacerdote ao mesmo tempo.

Essas coisas que são do cristianismo e que não são mais do judaísmo. Está tudo rompido, no entanto, somente na aparência, disse Paulo.

A aparência, a questãozinha de forma estavam presentes. Eles ainda queriam parecer judeus e queriam que os Gentios também se parecessem com os judeus. Era a conversa dos falsos irmãos que Paulo ignorou. Então, de alguma maneira essa conversa dos falsos irmãos passou a ter sua influência na igreja a ponto de Paulo ter que repreender Pedro em público.

Eles queriam voltar aos poucos aquela cultura antiga, aquele hábito/natureza antiga. A cabeça de judeu para religiosidade estava querendo voltar ao jogo. O natural é você voltar para a forma.

“Eu tenho que fazer coisas para que Deus possa gostar de mim”. Eles tinham vivido isto o tempo todo! Eles relacionaram isto à fé deles e se sentiam mais santos quando faziam certas coisas. Porque eles aprenderam isto a vida inteira.

Um exemplo disso é a música para quem já está na igreja há mais tempo. Quando criança ouve uma música que te eleva a Deus, que te faz sentir perto de Deus… quando vai envelhecendo, quer ouvir novamente aquela música para poder sentir assim novamente. Como se aquilo tivesse o poder de te juntar a Deus novamente. Mas, isso é um efeito da nossa natureza humana, que fica buscando esses rituais achando que é o ritual que nos aproxima de Deus. Então, eles começaram a voltar para os antigos rudimentos porque tem a pergunta que só surge depois. Você se converte primeiro, depois ver nascer uma criança e pergunta para si mesmo: e ai tem que circuncidar ou não?

Paulo está pregando longe, fora do contexto deles e não está próximo para lhes dar a resposta. A gente circuncida ou não? Por via das dúvidas queriam circuncidar. Falemos um pouco sobre a circuncisão, pois não é bem assim ‘por via das dúvidas’.

A circuncisão não faz mais sentido para nós hoje. Quem foi o primeiro a ser circuncidado?  Foi Abraão, o pai de todos os judeus. Todo mundo só é judeu por ser filho de Abraão.

Aconteceu de Moisés esquecer de circuncidar o filho, um anjo veio e o deixou com a cara no chão. A mulher de moisés pegou a faca e disse logo para ele resolver esse problema antes de o anjo acabar com eles (esse era seu medo). Todo mundo era circuncidado, no oitavo dia isso acontecia. Era o primeiro grande acontecimento na vida de um judeu. O povo com quem Deus fala e por intermédio de quem viria m as bençãos de Jesus. O anjo veio para matar Moisés. A circuncisão virou religião.

Essa doutrina é tão firme como Maria é para os católicos e o sábado para os adventistas. Como o véu é para a igreja Congregação Cristã., Como o sangue é para os Testemunhos de Jeová.

Isso não é errado, o erro está no sentimento por essas coisas. São coisas assim que te identificam como parte daquele grupo. Como é que não vou me circuncidar? Paulo vem e diz que não precisa se circuncidar. Os próprios apóstolos fazem um acordo e dizem que quem fica em Jerusalém vai pregar para os da circuncisão. Não estão conseguindo pregar além disso! Vamos dividir o grupo, disseram para que cada um pregue para o seu.

Pedro foi falar para gentios e foi preciso que Deus viesse e lhe orientasse, pois Pedro não pregava além do já estabelecido. E Paulo disse ‘não venham com conversa de que o que prego não é o evangelho de Cristo. Vocês não estão querendo pregar, mas o evangelho verdadeiro é esse aqui.

Gálatas 2: 15-17 “15Nós, judeus por natureza e não pecadores dentre os gentios, 16sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Jesus Cristo, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois por obras da lei ninguém será justificado. 17Mas, se nós, procurando ser justificados em Cristo, fomos também achados pecadores, será que isto significa que Cristo é ministro do pecado? De modo nenhum!”

Ele está falando aqui que mesmo a gente que nasceu judeu é salvo pela fé, não pelas obras da lei. É Cristo que justifica. O judaísmo não está mudando. Isto não é uma nova doutrina. O judaísmo aponta para Cristo. Vocês que não estão entendendo!

Ele está falando isso para os Judeus. Ele está falando que não está criando uma nova doutrina, está mostrando o que verdadeiramente é o judaísmo. O judaísmo apontava para cristo e o pessoal não estava entendendo.

“O Outro evangelho” que Paulo chama é justamente voltar aquilo que estava antes: O Judaísmo sem cristo. O Outro evangelho é exatamente voltar a fazer o que fazia antes, é não viver mais sobre a crença real de Cristo Jesus.

Eles acreditaram que era a circuncisão que fazia deles alguma coisa. Aqui é que vem o detalhe. O outro não é novo. O outro é o de sempre.  É o da circuncisão. É anátema! Pode vir Tiago, Pedro, pode vir quem for. Não importa quem apareça, pode vir um anjo, mas eu continuo dizendo que vocês estão errando.”

Gálatas 2: 17 “Mas, se nós, procurando ser justificados em Cristo, fomos também achados pecadores, será que isto significa que Cristo é ministro do pecado? De modo nenhum!” 

Então porque Cristo perdoou no nosso pecado Ele favorece o pecado?  O evangelho da graça, então, é o evangelho que fala: peça ai, fica à vontade, é isso? Jesus está ministrando o pecado para você ser pecador?

Esse raciocínio é bem sofisticado. Você que é jovem e quer mudar as coisas na igreja, leia a Bíblia. Hoje em dia criou-se uma “forma de adoração” que te faz ir para o culto só se o pregador for bom.

Então, por acaso, já que a gente é salvo nos nossos pecados, isso é acusação, essa acusação que Paulo está fazendo aqui é a mesma que os caras fazem. Aqueles falsos irmãos que eles não queriam ouvir por uma hora, aqueles que estavam fazendo a cabeça dos gálatas, é isso que eles falam: “Ah, então pode sair pecando porque tem a graça? Pode sair pecando?”. “Eles são libertários, falando de graça só pra sair pecando”. É claro que não!

Gálatas 2: 18 “Porque, se volto a edificar aquilo que destruí, a mim mesmo constituo transgressor.”

Qual o contrário de íntegro? Desestruturado. Sou um desestruturado. Digo que estou em pé, mas estou deitado! Sou uma contradição!

Gálatas 2: 19 -21 19Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; 20logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. E esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. 21Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que Cristo morreu em vão.

Então ele fala assim: ‘olha, eu estou morto para a lei, porque quem morreu para a lei foi Jesus. Eu hoje vivo por Ele e para Ele. Minha salvação não vem das minhas ações justas; a minha salvação vem da ação justa de Cristo Jesus que eu só posso crer. É pela fé!

Não é porque eu sinto de manhã: “Hoje estou santo, fiz uma vigília e jejum e tudo mais e agora santifiquei”.

Não é fé em mim! É fé em Cristo, foi Ele quem fez algo para que eu pudesse ser salvo.

– Como você está se sentindo hoje?

– Ah, não estou muito bem, não estou firme na fé.

– Não se trata da fé em você, é em Cristo.

Antes era fé em mim, na carne, na circuncisão, eu tinha fé. Antes era esta a resposta a esta pergunta:

– Por que você está com Deus?

– Porque fui circuncidado no oitavo dia. Posso inclusive matar, roubar, estuprar… estou circuncidado …

O brasileiro é o rei disso aí. O brasileiro faz tudo errado, faz jeitinho …  mas, quando está na frente da igreja faz o sinal da cruz.

Sabe aquele vídeo do traficante que fala que é de Deus? Sabe aquele que vai num show e diz que está em paz porque a música fala de Deus? Acham que podem viver a vida livremente para matar, roubar, mas diz que crê em Deus. É como a circuncisão. Era assim!

Exatamente isto, se compara a um traficante que mata, rouba, faz tudo errado, mas ainda tem a coragem de usar o nome de Deus, se sente firme com Deus. Igual adventista que acha que está salvo porque guarda o sábado. Porque entende a profecia. Não. Não! Olhe o que está escrito:

“… vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e Se entregou por mim.  Não anulo a graça de Deus;”

O outro evangelho é o evangelho que anula a graça de Deus. Ele faz isso trazendo o mérito da salvação ao homem, chamando o homem para ser salvo pela guarda da Lei. Anula a Graça de Cristo.

“… pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que Cristo morreu em vão.”

Cristo, então, não precisava ter morrido, bastava você ser circuncidado. Isto só para fazer as coisas certinhas: circuncidar, ter a forma de culto bonitinha, ir aos cultos todo dia, não conversar com gentios… Pronto, Ele não precisava ter morrido.

Então, o ‘outro evangelho’ é o evangelho da crença em si mesmo. Crença da forma como eu pratico a fé, a meritocracia. Esse era o evangelho que o judeu acreditava. Coisa que os judeus muito faziam.

Embora Paulo vá mostrar que a salvação não é dessa forma. Nunca foi! Mas, a gente sempre acreditou que era assim. Não é louco isso? Nunca foi e a gente sempre acreditou que era!

Paulo fala “mesmo nós judeus”. E se nunca foi, não tem a dispensação da lei no Antigo Testamento. Não tem um período que foi. Esse é um erro. Porque a interpretação é que no Antigo Testamento era a dispensação da lei, veio Cristo e temos a dispensação da graça. O que acreditamos não é isso!

O que nos acusam como adventistas é que a gente continua no Antigo Testamento, que a gente

continua acreditando na lei de Moisés. Mas não é isso que a gente está pregando. Estamos pregando que nunca foi pela lei.

Embora, a gente pregue isso e tenha sido sempre diferente, a história humana inteira sempre acreditou que era assim. Os judeus, os cristãos do primeiro século, os adventistas que estão nos bancos da igreja, muitos são assim. Os batistas, os presbiterianos. Nós vivemos acreditando que tudo depende da gente, mas a bíblia vem o tempo todo dizendo que é por Cristo Jesus, e aí vivemos pela fé.

Isso aí que você sempre sentiu é o erro, é o outro evangelho. Com isso Paulo não está defendendo a graça, está atacando o erro. Paulo fala algo como: “Gente, isso aí que vocês estão falando está errado por causa disso e disso”. Sempre foi pela graça, ele está dizendo. Sempre foi! Era para eles e era para nós. Eu só deixei você Pedro, Tiago e João pregarem o evangelho da circuncisão porque vocês não estão conseguindo ir além, mas agora terei que falar aqui para vocês. Esse “não estão conseguindo” é mais uma adaptação de gente, porque é difícil você mudar gente que tem seus 50 anos, então deixa o cara ser circuncidado mesmo e pronto.

Mas os caras novos que estavam entrando não iriam se circuncidar, então, para que jogar esse pensamento na cabeça deles?

Aqui ele chega e fala para Pedro, Tiago e João: “Pedro, chega! Ok? Você está achando que é conversinha? Você viu o lençol lá e não entendeu nada? Pedro, presta atenção, sempre foi pela graça. Sempre foi. Tudo que você viveu a vida inteira, você não está entendendo… era pela graça!

Cristo é o cumprimento de tudo, esse é o evangelho. Aquele tempo que eu perseguia a igreja, aquilo é o outro evangelho. Se você voltar é Anátema. Escravizador.

O natural do ser humano é acreditar que tem que fazer alguma coisa. Isto é natural! Isto é nosso!

Em todas as igrejas têm gente acreditando nisto. A graça, para você

Crer nela, exige que você se torne uma nova pessoa. É preciso um novo nascimento. É preciso grudar na mão do Pai porque você vai esquecer disto! Tem que crer nisto o tempo inteiro. A única coisa que eu convivo mais do que tudo é o fato de eu ser um pecador. A graça de Cristo fica o tempo todo me lembrando que o Senhor Jesus morreu para isso, para me libertar. É mais sofisticada a graça, mesmo porque ela não faz sentido de cara!

– “Como assim? Deus me ama assim mesmo? Só isso?”

– Sim, é mais sofisticado. É maior que você porque vem de Deus. O natural da sua cabeça é o erro, porque você é pecador. Sem querer você vai para o outro evangelho porque você não consegue entender o que Cristo está falando. Os ‘colunas’ da fé não estavam entendendo.

Os líderes da igreja não estavam lendo os desdobramentos disto, das ações que eles estavam tendo. Os ‘colunas’ não estavam entendendo e estavam levando as pessoas a crerem nisto. Os próprios colunas!

Indicamos o BibleCast 2, “Os Santos Também Lutam’, porque houve uma briga em 1888. Essa briga entre os santos, como a de Paulo e Pedro, foi sobre o mesmo assunto: sobre a Lei em Gálatas. É sobre o mesmo livro!

Veja os outros 2 próximos temas dessa trilogia que postaremos brevemente aqui, quando, então, nos aprofundaremos sobre o assunto.

Bom estudo!

BC129- A Promessa: O Outro Evangelho – Gálatas Capítulo 3 – Parte 2

BC130- Livres: Gálatas Capítulo 4 – Parte 3

BC131- Liberte-se das ‘Serumanidades’: Gálatas Capítulos 5 e 6 – Parte 4

Você pode ver mais estudos do BibleCast aqui

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *