Liberte-se das ‘Serumanidades’: Gálatas Capítulos 5 e 6 – Parte 4

Transcrito por Francisco Inael Braga e editado por Ruth Alencar

Esta transcrição está adaptada para o formato de texto. Os Prs. Diego Barreto Junior Flores   concluem aqui a série de exposição do Livro de Gálatas.

Este texto é uma transcrição do BibleCast 131:Liberte-se das ‘Serumanidades’. Segue abaixo o vídeo:

Se você quiser ouvir, clique neste link  e você poderá ouvir o áudio original no site Confissões Pastorais.

Recomendamos a você que está chegando agora a dar uma olhada nos episódios anteriores (os links estão no final deste estudo).

Lembramos que essa carta começa com Paulo falando de um tal de um ‘novo evangelho’, de um ‘outro evangelho’, na verdade! Um retrocesso. Estavam voltando a ideia de que Deus avalia. Avalia sua relação ali… métrica, da guarda da lei. A relação ali dos detalhes.   Eles queriam voltar á circuncisão… Uma comunidade de gentios, convertidos por Paulo e que, por que foi convertida por ele, recebeu o evangelho dele. Portanto, não veio com a roupagem judaica, farisaica.  Embora Paulo fosse fariseu ele não se portava na teologia dos fariseus. Ele deu o evangelho para eles, falou da Cruz, falou do evangelho e falou do Reino. De repente, ele fica sabendo que estavam lá obrigando os convertidos a se circuncidarem. Falando que se não fossem circuncidados não estava valendo a conversão deles.

Paul, então, lhes pergunta:  Quem foi que ludibriou vocês com esse outro evangelho?

Esta carta de Paulo aos Gálatas é um soco no estômago do começo ao fim. Até Pedro leva pancada. Terminamos o último biblecast dizendo que é da estéril que vem o filho da promessa, e isso é verdade. Estamos falando da estéril e não daquela que é capaz de gerar, não é daquela que tem mérito para gerar. É pela graça completamente. É da estéril que vem o filho da promessa. É por meio da promessa que vem o filho. Não pela razão humana, mas pela promessa de Deus. Não pela capacidade humana, mas pela promessa de Deus. Não é pela capacidade do homem, mas pela promessa de Deus. Abre parêntese, quando eu falo “não é pela razão humana” não estou dizendo que não é pela ciência, fecha parêntese.

No capítulo 5, Paulo arremata a carta inteira e começa, então, a dizer os efeitos dessa graça, dessa promessa na vida prática dos seguidores de Cristo.  

O título dessa reflexão é: “Libertos das Serumanidades”. Essa foi uma palavra que surgiu bastante nessa série. A gente poderia falar somente “humanidades”, mas não daria ênfase como está sendo dada quando a gente cria uma palavra nova, não é verdade?

O ser humano só produz humanidades. Estamos falando ‘serumanidades’. “Serhumanidade” é o que eu estou chamando de razão humana aqui. 

E porque “se libertar”? Em Gálatas 5:1 diz assim: “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou”. Então, muito bem. Ele tá dizendo assim: “oh! Nós somos libertos por Cristo para sermos livres”, Nós não somos libertos para Cristo para ficarmos amarrados nas nossas próprias conversas, nossas próprias criações, naquilo que eles estavam tentando amarrar os gálatas! Naquilo que o outro evangelho estava tentando amarrar os gálatas.

Só esse verso já deu ne? E não é nem o verso todo, é só a primeira frase do verso. Só uma definição aqui, quando Paulo fala de carne, de carnal. Ele fala de alguém que é ser humano.

Carnal é um eufemismo para a natureza humana. Quando a gente falou no último Biblecast que a ideia é de que o filho tinha que nascer da que não era estéril, claro o ser humano só vai entender isso. Quem faz filho? É quem não é estéril, é quem é fértil. Só que Cristo fala que na verdade a graça é quando o filho nasce da estéril, pela promessa de Deus e isso o ser humano não alcança, ele vai ter que acreditar na promessa. Até porque se pudesse, se a graça viesse pela fértil, precisava de Deus para quê? Já ia nascer mesmo não é?

“Conseguiremos sem Ele”. Só um detalhe, por isso que eu disse que não estamos falando de Ciência. Deus não está dizendo que pessoas estéreis têm filhos e tal, não é isso que ele está falando. Ele está fazendo uma ilustração. Paulo está fazendo uma ilustração para mostrar que a salvação vem para aqueles que não a merecem. Para aqueles que não têm nada em si mesmos, na carne, que gere salvação. Não tem nada em si, em você mesmo, não tem nada na sua carne que gere salvação. Você é estéril em produzir salvação. A salvação só vai chegar para você por causa da promessa e não por nada que você faz, ‘serumanidades’. E essa promessa nos liberta das nossas próprias amarras, porque a gente cria amarras. Criamos coisas que na nossa lógica faz sentido, mas …: “Ah, tem que circuncidar!”

E Deus diz: “Sou eu que dou a salvação de Graça e você está falando que tem que circuncidar, porque tem que circuncidar?” Porque é da lógica humana operar a ideia de que “eu tenho que fazer alguma coisa para apaziguar o meu Deus”. A Minha Serumanidade, a minha natureza erstá me amarrando, criando um negócio que não existe. “Eu tenho que merecer”. Entretanto, é o próprio evangelho, Cristo diz que é sem merecer. É estéril. É sem merecer. É disso que se trata.

Paulo fala: “para a liberdade foi que Cristo nos libertou, permanecei (eles não estavam permanecendo, por isso que ele escreveu a carta) pois, firmes e não vos submetais de novo a julgo de escravidão”. Com o Evangelho, acabei de tirar vocês da escravidão. Vocês entenderam que o que Cristo fez para vocês? Vocês foram libertos pelo evangelho e vocês sozinhos, pela ‘serumanidades’ de vocês, estão voltando para a escravidão. Vocês mesmos estão criando a escravidão para vocês. O evangelho é torna você livre, levante sua cabeça!

Mas, então, você aceita a liberdade, vem para a igreja e cria umas regras, para te amarrar de novo!

5:1-2 “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Por isso, permaneçam firmes e não se submetam, de novo, a jugo de escravidão. 2Eu, Paulo, lhes digo que, se vocês se deixarem circuncidar, Cristo não terá valor nenhum para vocês.” 

Forte essa frase! Está falando assim: se vocês voltarem atrás para a escravidão, vocês deixam de ser testemunhas de Cristo, vocês passam a ser replicadores desse negócio.

Lembram de Jesus falando dos fariseus?

“— Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas, porque vocês percorrem o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornam filho do inferno duas vezes mais do que vocês!” Mateus 23:15

Jesus está dizendo: o que você vai criar é pior do que o diabo. É mais natureza humana ainda. Paulo diz: “Cristo não terá valor nenhum para vocês”.

Outra coisa que também coloca o cristão na função de ser aproveitado por Cristo, porque o Cristão não está aqui só para ir para o Céu. Ele está aqui para representar Cristo para o mundo. Para apresentar essa liberdade para outras pessoas. Então, se ele está escravo, não libertará ninguém, não serve para nada! Sabe por quê? Porque acaba de ser convertido por alguém que é escravo e ele passa a escravidão para ele, e esse que acabou de ser convertido é sempre mais fervoroso. Ele se tornará replicador daquele negócio que não era para ser o negócio. Isso é muito forte! Quer dizer que ele vira filho do inferno duas vezes mais! Porque já é filho do inferno e ele produz filho do inferno ao quadrado quando ele dá estudo bíblico. Olha que coisa!

Vou fazer uma pergunta, uma inquirição. Você acha que é capaz de a gente se libertar de nós mesmos na leitura da bíblia? Cristo está dizendo que ele produz aquilo que ele é. Ele dá estudo bíblico, ele dá aquilo que ele é, ele se replica.

Se vocês voltarem para a circuncisão de novo vocês não vão aproveitar nada, vocês vão replicar o que vocês são. É possível eu me libertar então de onde eu estou?

Eu sou de São Paulo e o Diego é do Rio, só aí já tem muita diferença. Ele nasceu na igreja, eu não nasci na igreja. Você acha que quando eu leio a bíblia, leio de um jeito e Diego de outro? É disso que estou falando. Quando produzo, quando dou estudo bíblico, quando produzo mais de mim mesmo. A minha pergunta é se você acredita nisso e como faz para corrigir isso.

Enfim, toda a leitura de qualquer coisa, de qualquer livro… de uma frase que você viu num livro, toda a leitura é feita do seu mundo, da sua visão de mundo. Ela vai carregar sua história, sua experiência, as conclusões que você já tirou na vida. Porque a gente vai tirando conclusões na vida que não repensa. Uma vez que a gente conclui, a gente guarda o que concluiu e a gente segue. A partir dali vai construindo em cima. Como um viés, algumas coisas a gente decide corretamente e algumas outras a gente não decide corretamente, até porque a gente não tem toda a informação do mundo. Então, não tem como você fazer qualquer tipo de leitura sem tirar de dentro de você ou sem deixar escapar a sua leitura de qualquer texto.

Essa é diferença do texto bíblico, e é por isso que ele requisita de você que você venha até ele com humildade, se questionando. Só que você só tem os elementos que você tem. Quando você se questiona, você renuncia às suas ferramentas. Você pensa, minhas ferramentas estão aqui, mas vai que minhas ferramentas não são as melhores! Que solução eu tenho?

A Solução é uma coisa que a gente tem falado por aqui muitas vezes. o bibleClass é para fazer isso, se você não assistiu vá lá ver.  

A gente fez dois! Fez o inaugural e fez outro que já era com a participação da galera. Fechou a temporada, é isso! Não é porque você teve essa experiência que vai ser assim para sempre. Não! Então, a solução é a gente dialogar. É chegar com esse mesmo espírito de humildade buscando a Deus, com Seu Espírito para que não fale nossa ‘serumanidade’, mas fale o Espírito Santo, e a gente conversando entre nós. O Espírito Santo falando com cada um de nós e a gente trocando nossa visão de mundo nessa conversa, nesse diálogo mediado pelo Espírito. Começamos a achar coisas que realmente são as respostas para as coisas que a gente está procurando. Vendo o texto com coisas além da minha cabeça. Porque quando leio o texto, vou ler como na minha cabeça, não tem como fugir disso. Tenho que assumir isso! Assumo que estou lendo com a minha cabeça. Até porque se eu quiser tentar não aceitar o que vem da minha cabeça, a primeira coisa que tenho que fazer é assumir. 

Isso aqui é incrível! Ou seja, o que eu aprendi do evangelho quando me converti é o que vou ensinar, normalmente, ou se eu me desenvolvi, aquilo que creio é o que vou ensinar. Aí se eu creio que é escravidão, a religiosidade, eu ensino escravidão, e aí de nada Cristo aproveitará. O próprio Cristo fala que a pregação do evangelho é testemunhar, é você contar o que aconteceu com você.

O melhor testemunho é o que sai do seu coração, da sua história. Só que cada um tem uma história com Cristo e Paulo está me avisando aqui agora que alguns estão contando uma história, que não é aquela que o Espírito Santo gostaria que fosse contada. Isso mesmo! Porque você ser humano, e o fato de ser ‘Ser Humano’ é muito forte em você, Paulo chama de Carnal. Na Carne. É muito forte que não deixa você dar ouvidos ao Espírito.

O Espírito quer nos falar aquilo que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem chegou em coração de homem nenhum. É isso que Ele quer falar. I Coríntios 2:9. Verso 10 diz: “Deus, porém, revelou isso a nós por meio do Espírito. Porque o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundezas de Deus.”

O Espírito nos revela exatamente essas coisas, que o homem só sabe as coisas do homem, por isso que ele precisa do Espírito Santo para falar as coisas de Deus. O que o Espírito está ensinando, quando ele ensina religião para nós, não bate, é contraintuitivo. É “contraintuitivo” as coisas do Espírito. A nossa intuição é a que a carne produz, a que a natureza produz. 

Então a chance de você chegar em uma conclusão errada, religiosamente falando, é praticamente de 100%, se não tiver intervenção de Deus, se não tiver o Espírito falando com você ou, não somente no processo de quem está com você, lhe passando isso, como também no processo de você está aprendendo junto com o Espírito. O que você vai pegar? A lógica humana vai falar que “já aprendeu religião, religião é isso aqui, uma coisa que é lógica para mim, que tem a ver com a minha natureza. Eu quero invocar aqui o Biblecast 1, “quando tudo começa errado” .

Olha o título que a gente colocou. O primeiro biblecast começou como tudo começa. Quero invocar isso, esse biblecast porque a gente fez um loop, então a gente volta lá, só para você saber a origem da igreja adventista. Ela surge para dizer que ‘Caiu, caiu a grande Babilônia!’ Ela surge para denunciar a religião. Ela surge com uma denúncia religiosa. Denunciar o mundo religioso que tinha caído. Engraçado que agora em 2020 você vai encontrar gente que perdeu isso e que defende a religiosidade. Não é engraçado?

Não é engraçado se a gente nasceu para reparar brechas e restaurar veredas? Todo o adventista conhece as palavras. Sim ou não? Viemos por isso, porque a babilônia tinha caído, nascemos para isso.  E agora engraçado… Olha que engraçado, que foi puxado nesse contexto aqui.

Olha que engraçado que a gente também começou como um movimento ecumênico de várias denominações diferentes que se reuniram para juntos em oração, estudar a bíblia e na conversa eles chegavam às conclusões teológicas. Se você invocar o biblecast 2, os santos também lutam , você vai ver que isso não é simples. Para você se preservar unânime em oração. Estamos fazendo um discurso de formatura aqui, citando os vários Biblecasts? Está até emblemático, estou ficando preocupado. Os heróis estão todos de barba de molho, agora. Está bonito, está legal.

E os santos também lutam. Essa conversa que a gente vai ter de um com o outro, essa exposição que eu tenho a uma mente diferente da minha, a uma mente que tem outro viés, ela não é uma coisa simples, é uma coisa que arranha, ela leva para contenda. E, Paulo traz de volta aqui, “Para onde vocês tão indo? Vocês estavam indo bem e voltaram para trás”.

Verso 3, “De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que o mesmo está obrigado a guardar toda a lei.” 

Isso é muito forte! Não tem um capítulo que ele não dê uma bordoada, essa é a palavra. Ou seja, “você está vindo pela lei”.

Verso 4: “Vocês que procuram justificar-se pela lei estão separados de Cristo; vocês caíram da graça de Deus.”

Está dando até um arrepio na espinha. E agora você está seguindo suas humanidades, as suas razões, o que você acha certo, o que deve ser e o que não deve ser.

“Ah, isso é um absurdo!”  Muda, coloca um monte de regra ali e Paulo está falando que não é assim.

“Vocês são ‘zoados’, admite… o problema é parar de achar que a gente é zoado e começar a achar que a gente é legal. Que a gente é uma pessoa digna de alguma coisa.

Verso 5, “Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé”. 

A Promessa, a esperança é a promessa. Porque em Cristo Jesus, nem a circuncisão e nem a incircuncisão tem valor algum, mas a fé que atua pelo amor. Perceba aqui que Paulo fala assim: “Gente, saia da circuncisão”. E o pessoal da circuncisão: “Eu acho que tem que circuncidar porque Moises foi circuncidado e circuncidou o filho e quase matou o filho, o pai Abraão foi circuncidado”.

Verso 6: “Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor.”

Não, acho que isso aí já passou, já acabou… então Paulo fala assim: “Calem-se diante dEle, toda a terra”. O pessoal da circuncisão se acha melhor que os da incircuncisão. Então, Paulo vem e diz que esse pessoal aqui, caiu da graça, e o pessoal da incircuncisão fala: “então eu sou melhor que ele”.  Que é nada mais, exatamente o que a gente tem essa extra polarização aí, mas isso também acontece na igreja. Tem um pessoal que é visto como os que não aceitam graça e ele não aceita graça, ele está para trás etc. E o pessoal que chama para lei… “Ah, esse pessoal da graça é a graça barata”. Então a gente tem esses dois grupos. Tem frases produzidas para atacar o outro. Também pudera! Essa tensão tem desde Paulo e Gálatas. A gente acha que a igreja vem bonita de lá até aqui, não é? Não teve crise, não teve briga, as coisas que têm hoje não tinham antigamente.

Verso 7. “Vocês vinham correndo bem! Quem foi que os impediu de continuar a obedecer à verdade?”

Note que aqui agora Paulo fala que “Obedecer a verdade” é diferente do que eles estavam querendo fazer. Eles chamam de obedecer também. Ele fala “É, mas obedecer a verdade não é isso aí…”.

Verso 8: E Paulo fala no verso 8: “Esta persuasão não vem daquele que os chamou.” 

Se vocês foram convencidos a agir assim, isso aí não vem de Deus não.

Verso 9: “Um pouco de fermento leveda toda a massa.”

Oh, um pouquinho que se deixa, um pouquinho, pessoal… você larga o Espírito Santo, então, você vai pela sua própria ideia e você acha que é assim e pronto. Que é um jeito de falar que… uma mudança essencial, por pequena que seja, ela mexe na massa inteira. Um paradigma errado contamina todo o resto.

Verso 10: “Tenho confiança no Senhor de que vocês não mudarão a sua forma de pensar. Mas aquele que está perturbando vocês, seja ele quem for, sofrerá a condenação.”

 Está lá falando do cara que tava ensinando isso pra eles.

Verso 11. “Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz.

Verso 12. “Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia.

Ele está falando assim: oh “Eles querem que circuncise? Que corte eles, então”. “Eles querem cortar você? Que eles se cortem”. Mais uma cena de Paulo bravo, mas é um bravo pastoral aqui. Bravo porque ele está preocupado com as pessoas, com a vida das pessoas. É isso que incomoda o Paulo ali.

Verso 13. “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor”.

Então o que ele está dizendo é que lemos esse texto aqui e falamos assim: “Ah, vocês são livres, mas não é porque você é livre que você vai sair fazendo qualquer coisa”. E é verdade, não é porque você é livre que você vai sair fazendo qualquer coisa, mas o que Paulo está falando especificamente aqui é “Serdes antes servos uns dos outros pelo amor”.

O que é dar ouvidos à carne em liberdade aqui nesse contexto? É não ser servo um do outro pelo amor. Então, quando eu como incircunciso me acho maior do que o circunciso, eu não estou servindo a Ele em amor e estou dando vazão a que? À minha carne, às minhas conclusões. Estou botando meu ego em primeiro lugar, minha lógica em primeiro lugar. Então, estou dando vazão à carne. Eu sou livre, mas não para fazer qualquer coisa.

A liberdade do reino de Deus é dirigida para a gente sabe disso? É isso mesmo. Mas, aqui está apontando o seguinte: Quando você fala que o problema está na circuncisão o que acaba acontecendo é que você resolve esse problema facilmente. Você vai lá, pega uma faca e circuncida. Beleza? Resolvido. E dentro de si? E a natureza resolve como? Essa é a ideia entende? Então, a gente está olhando para o problema, mas estamos olhando para o eu superficial. A partir de fora, conserta aí, dá uma cortadinha aí e pronto, não é?

Ninguém nem vai ver, inclusive, mas cortou não cortou? Cortou. Então beleza, já faz parte aqui. Está funcionando, está fazendo parte. Sua humanidade fica. Isso é ser liberal, sabia?

O que eu exijo da pessoa para fazer parte do grupo é coisa muito pouca. Ela arruma só o que é exterior. Circuncidou, está aceito, maravilha!

– “Não, mas… eu tenho que amar o próximo, tenho que mudar minha vida?”

– “Não, você tem que circuncidar. Circuncidou, está aceito, está dentro. Você não precisa mais perdoar ninguém, você não precisa mais ter paciência, você não precisa mais ter domínio próprio, você não precisa mais ter amor para quem está precisando, não precisar mais agir de maneira bondosa com os outros. Você não precisa de nada disso, você só precisa parar de comer um certo alimento. Então, a cobrança é bem menos, e bem rasa.

– “O que eu peço de você é bem raso, Cristo está pedindo mais. Cristo está falando assim: “Eu queria que você amasse um ou outro lá que está pensando diferente de você”.

Mas, eu acho que se eu já não for em certos lugares e vestir certas roupas já está resolvido. Liberal.

Ser conservador, conservar o evangelho é você dizer assim: “Não basta isso, tem que dar um passo a mais, bem mais. Se você não exceder e muito a justiça dos escribas fariseus, você não vai chegar lá. Tem que exceder isso aí. Perceba a palavra “Não basta isso”!

Não estamos dizendo que você pode fazer o que você quiser, porque o argumento dos que não têm argumento é esse: “Estão dizendo que podemos fazer o que quisermos”. Esse é o argumento dos que não têm argumento. Esse próprio argumento não faz você ler isso aqui direito. Não deixa você ler fora da sua cabeça. A gente lê errado o texto. Então, não bastam essas mudanças. Não é disso que se trata o evangelho, não é disso que Paulo está tratando, não é isso porque se for só isso a escravidão é decair da graça. Simples. 

Verso 14. “Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”.

Está dizendo aqui que não tem que guardar a lei porque é só amar o próximo”. Não, não estava dizendo isso, não era nada disso, Paulo estava falando de outra coisa. Paulo não estava jogando fora a lei e não está dizendo que o amor ao próximo entra no lugar da lei. Não está dizendo nada disso!

Começamos a ler um negócio mecânico aqui, a sua leitura é mecânica. Infantil. Sabe por que é infantil? Se eu falar para o Lorenzo, meu filho que tem sete anos: “Seu bobo”, brigando, entende? Eu falo “Lo, não fala “bobo para o seu irmão”. Ele vai no quarto na hora chorando. Outra cena, minha esposa coloca uma roupa para sair e pergunta “como é que eu estou?”

Ela fala assim “Acho que não estou bem”, e eu falo assim: “ah, não seja boba”. O Lorenzo, com a mente infantil o que vai dizer? “Não pode falar isso, papai. Não pode falar bobo. Está xingando, não pode falar bobo”. Ou seja, isso é a mente infantil. Você lê isso aqui com mente infantil.  Verso 14, novamente. “Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”. Então, vem um dizendo assim: “olha aí, para que guardar a lei? É só amar ao próximo”. 

Verso 15. “Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos”.

Vocês vão se matar e não é disso que se trata. Então, perceba que a liberdade da ocasião, da carne, está totalmente ligada a isso aqui. Você não pode tirar desse contexto. Não pode deixar de ver para onde o discurso está levando. Ele está falando assim: “Vocês têm que se amar, porque isso é renunciar ao que vocês são, então é muito fácil você deixar de fazer uma coisa.

Faz uma lista, é mais fácil do quer me pedir para amar.  Mais fácil que pedir para não nos mordermos, nos mordermos e nos devorarmos é normal. É o que a gente faz em qualquer contexto que não tem nada a ver com religiosidade. 

Só um detalhe, a última frase aqui rapidinho antes da gente ir pra essa parte. “vede não vos consumais também uns aos outros”. Então olha só, ele não está falando só para um lado. Ele fala assim: “Vocês dois vão se destruir. Se ficar com essa picuinha de que é o melhor ser circuncidado ou não. Perceba que o tom aqui está bem maior, entendeu? Está bem adulto o discurso. E com isso ele ainda cria uma ferramenta, um dispositivo para não usar essa carta para esfregar na cara de ninguém. Imagina o povo lendo essa carta.

“Portanto, nem a incircuncisão e nem a circuncisão”. Decaíste da graça. Então ele está avisando “não sejam mutuamente destruídos, dando vazão a carne”.

Agora Paulo vai falar claramente aqui que você tem que dar ouvidos ao Espírito Santo e não a sua ‘Serumanidade’. E Não a sua carne. Paulo agora usa o seguinte argumento. Ele fala assim: oh “Gente, você ser humano, você pode estar na igreja, você pode estar fazendo certinho os ritos da igreja, você pode está aí frequentando sua igreja no culto certinho com a roupa certa, do jeito certo, se você for ser humano e começar a colocar suas próprias ideias, o resultado é esse. Então, mesmo que você ache “Não, a circuncisão é melhor”.

Olha, se você achou que é o melhor e você achou que vem de Deus e isso vem de sua cabeça e você vai começar a olhar para outro, vai dar nesse resultado aqui, não importa onde vocês estejam. Você pode estar num bar, você pode estar numa escola, você pode estar num quartel, você pode estar no trabalho, você pode estar numa igreja. Quando o ser humano fala, é aqui que ele chega. Esse é o resultado.

Verso 16. “Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne”.

Presta atenção no Espírito Santo, lembra que é contraintuitivo? Lembra que sua conclusão não dá certo? Porque a carne, sua própria conclusão, a sua ‘serumanidade’ milita contra o Espírito Santo, É contraintuitivo, como a gente falou. Isso não vai dar certo é o Espírito contra a Carne.

Verso 17. “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”.

‘Serumanidade’ é fazer o que você acha que é certo. É o seu querer. Quando Paulo fala aqui: “eles militam um contra o outro”, novamente a visão que a gente pode pensar, infantil, a voz de Deus de um lado e a voz do… do outro. Essas coisas.

O que ele está dizendo é o seguinte: “São duas forças que se opõem, a carne se opõe ao Espírito e o Espírito se opõe à carne”. Em outras palavras, ele está dizendo assim: “O que é de Deus é o contrário do que você pensa que é de Deus”. Repetindo. O que é de Deus é contrário do que você pensa que é de Deus. Porque o que você pensa, é sua carne. O Espírito vem para contrariar isso. Quando Jesus fala assim “Quando alguém te bater de um lado, dê a outra face”, o que a gente pensa? “Não entendo”. Contrariou.

Quando fala assim “O amor não arde em ciúmes”, porque o amor tudo sofre, tudo crê, tudo suporta. Até consigo ver o suporta assim de intenção, mas suportar, a gente não vai suportar, não é? Entendeu? Entendeu? Então, é o contrário.

O que é Deus? Aí eu falo que Deus é qualquer coisa que eu falar que Deus é está errado. Então, se você achou uma igreja e passou a frequentá-la porque se sentiu bem (olha eu provocando) e sim, a gente já falou disso aqui também. “Ah, essa igreja eu frequento porque essa sim, essa sim! Ah, porque aquela que eu fui eu acho errado, aquela que eu fui é a que faz aquele negócio lá. Não, essa sim! Essa encaixou comigo. Essa eu gosto da música… olha como esse povo canta aqui, olha como é o louvor aqui. Aqui eu gosto do louvor. Tem a ver comigo. A minha preferência, o meu querer. Então, se é aqui, fiquei, achei, me converti”. Não se converteu nada. Você é a mesma criatura que frequenta esse endereço agora. E Paulo já vai falar de criatura. É, não tem conversão nenhuma.

Você tem que entender que quando você descobre quem Deus é, você tem um choque. Você não tem um encontro caloroso, um negócio que fala assim “Ah, era isso”. Quando você vê Deus de verdade, você fala assim: “Manjedoura? Cruz? Cuspiram nele?”.

Se você foi numa igreja e falou assim: “Eu sabia, era isso mesmo”, você não se converteu. Sabe a história de Oséias? A gente viu a história de Oseias e achava esquisitíssima. É porque aquilo ali é o que Deus é. Entende? É disso que Paulo está falando. Essa luta da carne pelo Espírito, não é a luta de voz simples falando na orelha, é a luta da minha natureza que automaticamente me empurra em uma direção e o Espírito automaticamente me empurra em outra. Então eu automaticamente faço o que?

Verso 18. “Quando vocês forem guiados pelo Espírito Santo, não precisarão mais obrigar-se a obedecer às leis judaicas” [isso na tradução da Bíblia viva].

Paulo está dizendo aqui o seguinte: “Vão no Espírito que vai dar certo, vocês não vão mais estar obrigando as pessoas a fazerem. Vocês estão fazendo por fazer, estão fazendo pelo mérito. É o fim em si mesmo. Tem que fazer isso e tal. Não! Quando o Espírito chegar, não vai precisar obrigar ninguém.

Versos 19 “Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, 20idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, 21invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas.

“Entretanto, quando vocês seguirem suas próprias inclinações erradas, [aqui é o fruto da carne. O homem natural e a ‘serumanidade’] suas vidas produzirão os seguintes maus resultados [Aqui ele está falando “Se vocês forem pelo caminho de vocês, que vocês estão querendo, vai dar nisso aqui, pode ser na igreja, num bar ou onde você quiser]: pensamentos impuros; ansiedade pelo prazer carnal”. Vai dar pensamento impuro, vai dar ansiedade pelo prazer carnal, vai dar idolatria, feitiçaria…

Vai dar ódio e luta. vai dar em ciúme e medo, vai dar em esforço constante para conseguir o melhor para si próprio. Vai dar em queixa e crítica. Vai o sentimento de que todo mundo está errado, menos aqueles que são do seu próprio grupinho”. Está aqui, na Bíblia. “Haverá falsa doutrina”.

Está dizendo assim: Vai haver inveja, vai haver assassinato, vai haver embriaguez”, entretanto, a gente lê com mente infantil… “embriaguez é obra da carne, eu já não sou bêbado está tudo bem. Mente infantil.” Não importa, mesmo se você tiver dentro da igreja”. Divisões ferozes e toda a espécie de coisas. Vou dizer novamente como já fiz antes, todo aquele que levar esse tipo de vida não herdará o reino de Deus. Que tipo de vida? Bebedice. Quem faz feitiçaria, não faça feitiçaria e não beba.  “Eu não faço feitiçaria”. Paulo não está falando isso, Paulo está falando, está tentando convencer um grupo de pessoas que está querendo conquistar o outro evangelho que é fazer sua própria vontade e acusar o que não faz.

E a gente é tão sem vergonha que quando a gente lê glutonaria, o gordinho pensa assim: “Puxa, mas eu não sou aquele gordo lá!” Ele fala, “Não, eu não sou aquele”. Ele é gordinho e ele pesa!

Então, Paulo está dizendo: “As consequências da carne são essas” … ele está dizendo em outras palavras, o que você faz, o que vem de você, o que sai do ser humano naturalmente. Qual a produção humana? O Fruto do homem. É isso daí. É o que você pensa… Ele está dizendo “o que você pensa de Deus não é o que Deus é”.

Versos 22 – 23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”

O que a gente pensa não vai dar certo, ai no verso 22, o fruto do espírito é…  cuidado com a leitura infantil! Ele está dizendo assim: “o que é fruto do espírito?”, o resultado de você dar ouvidos ao Espírito Santo.

Aquele grupo de pessoas ali em gálatas, eles não queriam dar ouvidos ao Espírito Santo. Eles queriam dar ouvidos as ideias deles. “Como assim, Paulo? Não, nós colocamos ordem na casa, aqui. Circuncidado, metemos ordem aqui e nós não vamos sair disso aqui não”. E Paulo fala assim “Se vocês continuarem metendo ordem aqui na casa, vai dar nessas coisas. Vocês vão ficar um contra o outro, então, vem pelo caminho que eu estou falando. Vem pelo Espírito Santo. Vocês não têm coragem de deixar o Espírito Santo guiar”.

A gente não tem coragem de deixar o Deus guiar a igreja. A gente não tem coragem… a gente quer tomar a rédea na nossa mão.

Se não for eu, se eu não tiver aqui essa igreja não anda”. Aí vira uma bagunça. “Se eu não estou aqui nessa Comissão, aí já era”. Porque você não tem coragem de deixar o Espírito Santo guiar esse negócio. É isso que Paulo está falando. Se você não tem coragem… “vou explicar para você.

Se você tiver coragem de deixar o Espírito Santo guiar, que é diferente do que você está fazendo, vai parecer que é liberal, vai parecer que é errado. Vai parecer que é Liberal que eu usei, não no termo que usei hoje, está certo? Estou tentando imita-los, está bom? Num termo pejorativo, não no técnico.

Imagine-nos falando assim: “Não, deixa, Deus perdoa”. Como assim Deus perdoa? Isso aí vai dar errado, tem que ter ordem aqui. Se não tiver uma consequência isso aqui não anda não, vai virar bagunça esse negócio. “Cara, só me ouve, se você deixar na mão do Espírito Santo vai dar alegria, vai dar paz, vai dar paciência, vai dar bondade, vai dar fidelidade, vai dar mansidão, vai dar domínio próprio, e contra essas coisas ninguém vai aparecer aqui dizendo que está errado. Eu garanto para você que se você deixar o Espírito Santo andar não vão escrever uma carta para mim dizendo “está dando errado. Não vai ficar contra a lei, vocês estão querendo defender a lei, eu também estou, mas o que eu estou dizendo é que se vocês deixarem o Espírito Santo guiar, fica na lei… vai encaixar certinho a lei, vai dar lei no final”. Se for por seu caminho, querendo fazer da lei do seu jeito aí, vai dar em briga, não vai dar em lei coisíssima nenhuma! 

E vocês não vão reclamar de nada porque contra essas coisas não há lei. E é legal que ele fala assim: “As obras da carne (estão no plural, não é?), ele fala as obras, as produções do ser humano, são essas aqui”. Então, ele cita todas as mazelas que a gente gera com a nossa natureza. Ele fala “o fruto do Espírito”, no singular. Em outras palavras, ele está falando assim: “Andar no Espírito, só isso, vai gerar um fruto e esse fruto vem com todas essas coisas aqui. Vai dar certo isso aí”. Ele não está falando assim: “Eu vou ganhar um pouquinho disso, mansidão o Espírito já me deu, está faltando só o Espírito me dar benignidade/bondade”. Não! É um fruto só, é o pacote completo. Quando você troca sua ‘serumanidade’ por aquilo que é o que o Espírito quer que você faça, você automaticamente se torna longânime, benigno, bondoso, fiel, manso, com domínio próprio e não tem como falar mal disso.

“Poxa, rapaz, esse cara aqui… ele perdoa, ele é gente boa, ele ama, ele ajuda as pessoas, ele prega, ele dá a vida dele, entrega a própria vida, esse cara não vive pra si, mas não circuncidou”. É isso… Ele está falando “Cara, no final vai dar a lei que você quer”. 

É que nem quando você olha o cristão de uma outra denominação e ele abre a casa dele para receber mendigo em casa, mora na casa dele com ele, ele  mora, mora, dá comida, dá as coisas. Vai lá, dorme com ele, faz o caramba… Muda, abre o coração… Ele o rouba, ele abre de novo a porta de casa…

Ele faz tudo isso, mas não é da sua igreja. Não vai para o céu risos. É a leitura infantil. É a leitura torcedora. Eu torço para minha igreja.

Verso 24 “E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.”

Renunciaram a sua própria vontade, de seu próprio interesse. É isso que quer dizer. Eles pararam com suas paixões e desejos, concupiscência. Deixou de querer as suas coisas.

Só que você vai ler esse texto aqui, se você perde o contexto todo, você lê só esse trecho, você vai falar assim “Eu não posso ter paixões vis”, como se tivesse falando de sentimento de paixão, de moralidade. Paulo não está falando de moralidade, não é o ponto dele aqui. Não é que você não vai ter vontade visceral de pecar. Você vai. Só que você crucificou com Cristo isso aí. Porque o que lhe faz lutar contra esse negócio não é sua vontade, sua força, é Cristo morto na Cruz do calvário. Foi o sacrifício de Cristo que lhe convenceu a não viver para você mesmo. Só que você não vai ficar acusando os outros para serem iguais a você, para terem a mesma fé que você.

Verso 25. “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.”.

Ou seja, confie que Ele vai guiar essa igreja!  Confie que vai dar certo. 

Verso 26 “Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.”

Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.” Está escrito isso. Está escrito. Porque o esquema da circuncisão deles, o esquema de quem guarda a lei, de quem faz tudo certinho, o que que gera? “Eu sou melhor que você”. Sim, não tem como escapar. “Eu não faço isso que sua igreja faz”. “Minha Igreja é melhor”. A gente cria castas, não é? E, então,  eu posso criar comparações. Castas dentro da igreja mesmo e tal, dentro da própria denominação, entre uma igreja e outra. Dentro da própria denominação, da própria igreja local, a gente vai criando castas.

Capítulo 6:1 “Irmãos, se alguém for surpreendido em alguma falta, vocês, que são espirituais, restaurem essa pessoa com espírito de brandura. E que cada um tenha cuidado para que não seja também tentado.”

Mas gente… alguém vai pecar, hein? Eu faço o que com quem peca então? Agora liberou geral. Quando a pessoa pensa ‘agora liberou geral”, é porque ela não teve coragem de deixar o Espírito Santo guiar. Ele está usando a lógica dela. Vai dar o fruto errado.

Esse negócio de espírito de brandura é muito legal, porque quando você vê alguém fazendo uma coisa errada e você sabe que aquilo está errado, você se enche de um senso de justiça própria que você não chegará à brandura. Você chega na paulada. “O que você está fazendo? Que é isso, não é assim que se faz não! Você não sabia que não pode fazer assim? Não pode! Não é assim. O ser humano tem isso, não é? Quando a gente se sente justo, a gente se empodera dessa justiça e acaba exagerando.

Olha só “Não esquece que você cai também, compreendeu? Caiu ele, hoje, cai você amanhã”.

É tipo assim… pessoa falou mal de você, você ficou revoltado porque é um absurdo, ela falou uma mentira. Você tem como provar que é mentira. Você simplesmente vai na internet mostra o vídeo. O que essa pessoa falou é mentira, ele está sendo idiota. Pode ser verdade que ele seja idiota, mas sua atitude lhe colocou no mesmo lugar que ela está, certo?

Porque você deixou o seu ego falar, porque você deixou a sua carne, a sua natureza vazar ali. Por isso que ele fala “com o espírito de brandura”, o que Paulo está dizendo é “Quando você for falar com alguém que está em pecado, não é no teu espírito natural, é no Espírito Santo. Por que você vai fazer isso? Porque em algum momento vai ser sua vez, está certo? E se ele lhe arrastar para o seu espírito carnal, e você será tentado. Entendeu? E Olha… quantas vezes já aconteceu comigo, meu sangue sobe aqui. Nossa… a Bruna, minha esposa já viu várias vezes. O Sangue sobe e eu fico com vontade de fazer umas coisas que eu sei que não é de Cristo. Mas Cristo já vem falando lá “Não é de Cristo, hein?” Sabe, mas é fácil se deixar levar, porque é nossa natureza. 

Verso 2 “Levem as cargas uns dos outros e, assim, estarão cumprindo a lei de Cristo.”

Em vez de você pôr mais carga no camarada, leva as cargas uns dos outros, ajuda, facilita, torna mais branda a vida dele da forma que você puder. É assim que convém. Quer lei? Tome a lei. Vai tá cumprindo lei, não estamos tirado lei não! Vamos cumprir a lei. É assim.

Verso 3 “Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, enganar a si mesmo.”

A gente não é nada, não sei se você sabe, mas tem vários textos da bíblia que fala isso.


Provérbios 27, nós somos como neblina, nós somos uma gota num balde. É nada, nós somos nada. Então você acha que você é alguma coisa? Você só está se enganando. 

Verso 4. “Mas que cada um examine o seu próprio modo de agir e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro.”

Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro.” Então o que ele está dizendo é o seguinte: “Quando você vê o Espírito atuando na sua vida, está uma alegria! Você fala assim ‘’puxa está funcionando’, Deus começou a trabalhar em mim, está funcionando”. Você não vai precisar se comparar com outra pessoa. Que era o que ele estava fazendo. “E não em outro”, por isso que ele fala… A Religião vai acontecer em você, não precisa se comparar com outra pessoa. Eu não preciso ver que sou melhor do que ele. Eu só preciso ver que Deus está operando em mim. Isso já é minha glória.

Por exemplo, quando falamos algo aqui no BibleCast, às vezes falamos um negócio que nem pensamos, não programamos. Aliás, muita coisa aqui fazemos sem programar mesmo. E, então, sai uns negócios, e quando você vê alguém faz comentários.

Eu vou falar assim: “Poxa, que legal hein? Saiu mérito de mim”. Eu sei que não vem de mim. Eu sei que não vem de mim! Um amigo me falou assim: “Quando alguém ouve uma música boa, ninguém fala assim ‘que música linda, parabéns, música, por você existir”. Você fala para o compositor: “Parabéns pela música que você fez”. Então, se alguma vez na minha vida eu fizer alguma coisa boa, eu sou só a música. Quem está de parabéns é o compositor que fez aquilo acontecer. Quando você tem esse contexto de abrir mão do seu próprio ‘eu’ e numa situação que você não teria domínio próprio, você percebe domínio próprio acontecendo, aquilo dá uma alegria e você não precisa se comparar com ninguém. E você não vai usar isso para se comparar com ninguém. Porque você sabe que não foi você, que o mérito não é seu, não vem de você. Tem nada a ver contigo.

Foi intervenção de Deus, foi a promessa de que Ele falou que iria acabar o que Ele começou na sua vida.

Paulo fala: “se gloria nisso aí, precisa se comparar não”. Oh, fique feliz de ver que Deus está cuidando de você.

Verso 5 “Porque cada um levará o seu próprio fardo.”

Cara, cada um tem as suas lutas. Todo mundo tem luta. Todo mundo vai carregar sua luta. Todo mundo é pecador. Todo mundo faz um monte de coisa errada. Todo mundo carrega fardo.

Olha o que ele está dizendo: “Se tem uma coisa que a gente tem em comum, é o lixo que a gente produz”. É isso que a gente é. Todo mundo é caçoado. Compare esses padrões. Agora Deus está intervindo na vida de todo mundo. Então, olhe para a “intervenção” dEle na sua vida que é o que importa. Na sua! só um detalhe… quando a gente fala “Deus seja louvado”, às vezes é só da boca para fora. Só é de verdade se você tem essa consciência de que você não merecia. Então, você está adorando em Espírito e em verdade. Não é para aparecer, sabe? Falsa humildade. É ter o sentimento mesmo de que “se você soubesse quem sou eu…”.  “Se saiu isso daí, é porque Deus realmente atuou”. É o que eu falo. Você sempre tem que lembrar do Jumento de Balaão. Se Deus usou um jumento, irmão, não tem nenhum de nós que Ele não vá usar. E essa é nossa glória. Preciso de outra coisa? Porque no fundo, no fundo, se eu for me comprar com outro, a gente é todo mundo zoado. 

Verso 6 “Mas aquele que está sendo instruído na Palavra

Não é para você aprender antes de alguém também. Você não é o maravilhoso do universo. Você está aprendendo. Lembra que você é aluno também, você é discípulo.

Verso 7 “Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois aquilo que a pessoa semear, isso também colherá. 

O verso 6 está dizendo: “Quando você produz o fruto positivo, quem lhe instruiu fica alegre também”. “A sua alegria, porque Deus está lhe usando, não é só sua, porque quem lhe levou a Cristo também fica feliz com isso”. Em outras palavras, Paulo está dizendo: “Eu estou superchateado pois queria que tivessem produzido esse fruto, mas vocês caíram numa conversa fiada aí”. O outro caindo, em vez de você ir lá e condenar, você o levanta. Você vai ver o fruto dessa semente que você aprontou. 

Verso 8 “Quem semeia para a sua própria carne, da carne colherá corrupção; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá vida eterna.”

Mas, só é corrupção de você, certo?

Verso 9 “E não nos cansemos de fazer o bem, porque no tempo certo faremos a colheita, se não desanimarmos.” 

“não nos cansemos”. Essa frase é muito poderosa porque ele sabe que fazer o bem, cansa.

Verso 10 “Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.”

Se vivermos o suficiente, veremos a ceifa daquilo que produzimos, por isso enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé. Se tem gente que tem que estar conciliado somos nós. É isso mesmo!

Se tem alguém que tinha que estar de boa, se relacionando bem eram vocês. “Eu estou dando todas as ferramentas para vocês ficarem bem. Caiu, levanta, eu dou chance, eu dou oportunidade, vocês estão fazendo tudo errado! Se vocês viverem o que estou falando, se vocês perdoarem, se vocês derem oportunidade, eu estou falando, vai dar na lei. Vai dar certo”!

Por que essa comunidade não funciona? Eles se odeiam? Não! Tem misericórdia no culto deles assim, no que eles creem? Tem! Tem perdão? Tem! Tem paciência? Tem! Tem bondade? Tem! Por que que estão brigando?

E Paulo agora faz um epílogo, fechando sua carta.

Verso 11. “Vejam com que letras grandes escrevi a vocês de próprio punho.”

Eu mesmo escrevi, eu que não enxergo direito, escrevi com letras grandes só para saber que eu mesmo parei para escrever isso daqui. Parei. Eu podia ter ditado para um secretário [que era comum]. E ele podia ter falado com desprezo. “Podia ter ditado… igual Pedro, mas não, eu vim aqui e escrevi para vocês”. Piada teológica (risos). Que Pedro ditou para Marcos, provavelmente o evangelho de Marcos. A primeira, escrita por Pedro e a segunda mais arrumadinha. Marcos falou “deixa comigo, deixa que eu escrevo, Pedro. Deixa comigo. Vai pescar Pedro, vai falando aí que eu vou anotando”. 

Verso 12 “Todos os que querem ostentar-se na carne, esses querem obrigar vocês a se deixarem circuncidar, e agem assim somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo.”

Em outras palavras Paulo está dizendo: “O que Cristo pede com Sua graça é muito mais pesado que essa circuncisãozinha”. E como eles não querem entregar a própria vida, é mais fácil se entregar a essa conversa fiada de circunciso e incircunciso. 

Verso 13 “Pois nem mesmo os que se deixam circuncidar guardam a lei, mas querem apenas que vocês se submetam à circuncisão para que eles possam se gloriar na carne de vocês. 

Ele não consegue. Não está guardando a lei. Ninguém guarda, nenhum sequer. Estão fazendo errado. Eles querem se gloriar, dizer que é melhor. Eles criaram um sisteminha de medição entre eles. Coisa que não tem hoje, viu? Só daquela época lá!

Verso 14 “Mas longe de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu estou crucificado para o mundo.” 

Verso 15 “Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura.” 

Verso 16 “E, a todos os que andarem em conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.”

Verso 17 “Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.”

Lembrando que eu sou apostolo. Começou lá com ele tendo que definir o que era. Pessoas ali começaram a ensinar o outro evangelho. Começaram a dizer que ele não era um bom mestre, que não era apóstolo.

Lembrando que a palavra apóstolo quer dizer “Enviado”. E, se tem alguém que foi enviado foi Paulo. O pessoal estava dizendo que ele não tinha andado com Cristo. Por isso, Paulo diz: “eu trago no corpo as marcas dessa missão”.

Então, ele está falando assim: “se fosse pra eu viver pelo meu próprio conforto eu não tinha marca no corpo, não tinha tomado açoite, não tinha naufragado no mar, três dias e três noites boiando na água gelada. Eu não quero ninguém falando nada aqui. Eu só fiz isso porque o Espírito estava em mim, se dependesse de mim eu estava fazendo outra coisa”. 

Verso 18 “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito! Amém”.

Que Deus lhe abençoe e faça da sua vida uma vida onde o Espírito fale mais alto que nossa carne natural.

BC128 – O Outro Evangelho – Gálatas Parte 1

BC129 – A Promessa: O Outro Evangelho – Gálatas Parte 2

BC130- Livres: Gálatas Parte 3

Você pode ver mais estudos do BibleCast aqui

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *