Livres: Gálatas Capítulo 4 – Parte 3

Transcrito por Francisco Inael Braga e editado por Ruth Alencar

Esta transcrição está adaptada para o formato de texto. Os Prs. Diego Barreto Junior Flores   prosseguem estudando o livro de Gálatas e nos ajudam a descobrir que há uma grande razão para sorrir em tempos difíceis como esses!

Este texto é uma transcrição do BibleCast 130:Livres. Segue abaixo o vídeo:

Se você quiser ouvir, clique neste link e você poderá ouvir o áudio original no site Confissões Pastorais

Temos a missão no estudo de hoje, se não concluir, chegar perto de concluir o livro de Gálatas que a gente começou. Paulo vem com tudo no Capítulo 4, cujo título é Livres. Só aquele que é livre consegue entender.

Com isso em mente vamos falar do capítulo 4, vamos falar sobre o paidagogos.

Verso 1 – “Digo, porém, o seguinte: durante o tempo em que o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, mesmo sendo senhor de tudo.

Mesmo ele sendo senhor de tudo, ele não se difere do escravo, certo? Você não sabe quem é o escravo, você não sabe quem é o livre, você não sabe quem é o herdeiro da casa.

Na prática, você sabe quem é, mas no aspecto da submissão os dois são iguais. Eles se submetem ao dono da casa, ou aos tutores, como nesse caso aqui referido por Paulo.

Verso 2 – “Mas está sob tutores e curadores até o tempo predeterminado pelo pai.”

Então, os servos do Pai estão tutoreando o filho, que é o dono da casa, o herdeiro. Naquele momento parece que os tutores são maiores que aquele menino, porque são eles que mandam, desmandam, que ensinam. É basicamente isto: até aquele que é herdeiro precisa de tutor em algum momento. Até aquele que é herdeiro não sai fazendo o que é certo logo de princípio. Ele precisa que alguém o ensine. Ele precisa de regras que o protejam.

Verso 3 “Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos escravizados aos rudimentos do mundo;”

Esta palavra “Serviu” é muito importante. Esta relação de servidão é muito importante. Quando você começa a caminhada, vou trazer para a vida espiritual, você tem que estar sujeito aos rudimentos, às leis, aos tutores que lhe ensinam.

Esse que lhe tutoria, esse que está acima de você, esse para quem você serve quando você é pequeno, ele tem uma função temporal.

Observe isto, quem é pequeno, quem tem dez anos, acha que conhece a vida. Ele tem certeza! Mas, se você deixa-lo sozinho não vai dar certo, ele precisa de tutor! Ele precisa de alguém que o ensine.

Versos 4 e 5 “Mas, quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos.”

Ele nasceu sob os tutores também. Ele veio aqui viver entre os tutores a fim de resgatar os que estavam sob os tutores. Então, Ele veio em regime de servidão, a fim de livrar aqueles que estão na servidão. Porque os que estavam na base dos tutores, aqui estou falando do povo de Israel, os Judeus, precisavam de tutores,  precisavam ser ensinados. Eles não sabiam. Até que veio a plenitude do tempo, até que veio Cristo para resgatar os que estavam sob a lei a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. Ele veio para avisar a você que você é livre.

Você estava sendo criado por tutores. Você estava ali debaixo do: “Não pode isso, não pode aquilo”. Estava sendo dito para você que você não pode passar daqui, que você não podia passar dali até a plenitude do tempo. E, quando vem a plenitude do tempo, vem o próprio Deus para dizer para você que você não é um servo apesar dos tutores mandando em você, você é herdeiro.

Uma coisa que Paulo está deixando bem claro aqui é que esses tutores não são ruins, eles cumprem uma função. Todo esse jogo de Paulo em falar isto, que a gente o está vendo falar, é só para dizer: “Gente, tem uma função positiva nos tutores, mas ela é só isso, ela é só uma função. E é de se chegar um momento em que essa função não vai precisar mais. Tanto que na nossa vida particular, quando a gente cresce, aquelas coisas que nosso pai nos falava: “Isso aí não pode, isso aqui pode, isso aqui não pode”, entendemos aqui.

Você internalizou e falou “Ah, já entendi que não funciona bem assim e que é assim que tem que ser e eu começo a transmitir isso para minha filha que acabou de nascer!

Paulo está dizendo que chega um momento em que tomamos consciência de que somos o filho. Não tenho essa consciência quando sou pequeno, quando estou sob a autoridade da mão do tutor. Jesus vem para me trazer essa consciência: “Não, não! Você é filho”. É sensacional isso aqui!

Quando você conhece Cristo, começa sua experiência, tem uns tutores, tem as regras… Sim, os rudimentos do mundo.

Quando eu tinha 10, 11, 12 anos, eu não podia ir para nenhum lugar sozinho, não podia fazer o que eu queria. Meu filho que tem 10 anos acredita que ele já sabe tudo, que ele conhece, ele acredita e reivindica: “Não, eu tenho que sair, eu tenho que fazer, eu já sei e tal”… Mas ele não sabe dos rudimentos do mundo, ele tem que estar sujeito a algumas regras para que quando chegar a plenitude do tempo, ele note que não está sendo considerado inferior, porque ele acha que é considerado inferior neste momento. Na verdade, não!

Verso 6 “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de Seu Filho, que clama: Aba, Pai!”.

É Cristo que coloca em meu coração uma intimidade com Deus, por isso consigo chama-LO de paizinho. Cristo coloca em mim não o título de herdeiro, mas a sensação de ser herdeiro: É “eu sou filho dEle Mesmo”.

Só que isso é contraintuitivo, é preciso o Espírito Santo fazer um milagre para que você acredite nisso. Porque você acredita que não serve, que você não presta. Se você está nas mãos dos tutores e você quebrou alguma lei dos tutores, você acredita que não levanta a cabeça, que não deve fazer… você fica preso ao que os tutores te disseram. Então, Deus envia o Espírito Santo no seu coração para que você dê ouvidos a Ele. Porque o Espírito Santo quer que você saiba que é filhinho do Seu Pai querido. O Espírito Santo quer que você tenha intimidade de falar assim com o Deus do Universo.

Você já experimentou ser amigo do gerente de banco? Já quis ser amigo do Gerente para ter juros mais baixos? Já quis entrar, ser Prime, ser personalité, dependendo do seu banco? Já quis entrar por aquela porta especial que não tem fila? Exatamente. Aqui está dizendo assim: O Espírito Santo vai lhe avisar que não é o Gerente que lhe conhece, é o Deus do universo e você pode falar com Ele, pode falar diretamente com Ele sem intermediário.”

Os tutores falaram um monte de coisa, que você não consegue, por exemplo. Até porque esse é o papel deles. É o papel certinho para chegar à plenitude do tempo. Mas, então, vem Deus. Ele chega na sua vida e fala assim: “Agora, fale direto comigo, pode falar!”

Não que não pudesse antes, mas é essa a ideia: “Você podia, mas você não tinha noção, não conseguia compreender. A criança pequena não consegue compreender. Até pode, mas ela não entende os rudimentos do mundo. Ela precisa dos tutores ali.

Verso 7 “Assim, você já não é mais escravo, porém filho; e, sendo filho, também é herdeiro por Deus.”

Qual é a briga em gálatas? O povo de Gálatas estava querendo voltar a ser escravos das leis cerimoniais dos tutores. É só continuar que você verá que Paulo vai relembrar o que você está relembrando.

Verso 8 “Mas, no passado, quando não conheciam a Deus, vocês eram escravos de deuses que, por natureza, não são deuses. fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos?”

Nesse processo, voltar não seria apenas ao judaísmo antigo, às tradições do judaísmo. Seria voltar para o paganismo. Esse jeito de viver pelo mérito, de querer agradar a Deus é o jeito do pagão que quer agradar aos seus deuses. Esse é o jeito que vocês sempre viveram. Até quando Deus se fez ser conhecido por vocês, vocês viram que vocês têm um Pai, que lhe chama de filho e vocês não são mais escravos de deuses, vocês são filhos de Deus.

Por que é que vocês estão voltando para essa teologia? Paulo a chama de “nova” em gálatas. Outro evangelho.

Por que que vocês tão voltando para isso? Regredindo para os tutores, voltando para o ‘pode ou não pode’, voltando…

Deus não mostrou nada para você ainda? A religião pagã consiste em você fazer alguma coisa para merecer alguma coisa de deus. No paganismo você faz alguma coisa, aí deus olha para você para ver se você fez direitinho, ver se você está bonzinho, ver se você merece e se você merecer ele lhe dá, então, uma benção.

Quando você entra na igreja o que acontece? Você estuda a bíblia e tal, aí vêm os tutores. Tem coisas que você descobre que você tem que melhorar na sua vida. Você vai melhorando e tal. Só que toma cuidado para não achar, que a relação com Deus é: “Eu preciso ser assim bonitinho para que Deus me ouça, me abençoe”. Começo a achar que é assim. E isso aqui é paganismo!

Quando você pensa assim: “Vou fazer alguma coisa para deus me retribuir” é paganismo. Cristianismo é diferente. Cristianismo é “Deus faz” e você é surpreendido pelo que Ele faz e você passa a segui-LO.

Verso 9 “Mas agora que vocês conhecem a Deus, ou melhor, agora que vocês são conhecidos por Deus, como é que estão voltando outra vez aos rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo querem servir como escravos?

Foi Ele que Se fez ser conhecido para vocês; é sempre a ação dEle, o mérito dEle. É Ele quem faz. Então, isso sobre paganismo é justamente ter qualquer relação de retribuição com Deus. Ou seja, se eu faço, Ele gosta de mim. Se eu faço Ele não se irará comigo. Se eu faço alguma coisa aí Ele vai me ouvir. Se eu deixo de fazer, então, Ele não ouve mais. Essa relação de retribuição é uma relação do paganismo.

Versos 10 e 11 “Vocês guardam dias, meses, tempos e anos. Receio que o meu trabalho por vocês tenha sido em vão.”

Paulo está falando: “Você faz essas coisas, mas você está achando que essas coisas que você faz vai te dar a benção de Deus. É o contrário. Você precisa do Espírito Santo para isso.

Lembrando que a lei não é para a salvação. Então, todos esses méritos aqui, ele está falando dos rituais da tradição judaica que estava sendo impressa na vida dos gálatas. Quer dizer assim: “O problema é o seguinte, é você sacralizar.  Isso é você achar que isso tem a ver com a sua relação com Deus no sentido de “aí Ele Se agrada, assim Ele vai lhe atender…  Ele vai lhe ouvir, Ele é seu pai”. Eles estavam tendo uma relação errada com essas coisas. Achamos que quando a gente comete coisas erradas, a gente fala assim: “Ah, eu vou sair da igreja”. Você se considera fora quando você comete um erro.

Quando você para de ler a bíblia, quando você para de ir na igreja, você acha que está fora da igreja quando você não está cumprindo o que você acha que tem que cumprir. Aí o que acontece?  Volta para a escravidão.

Paulo fala assim: “Receio que eu tenha trabalhado em vão com vocês; estou explicando aqui e vocês não estão entendendo”. Você volta de novo para os deuses antigos que lhe aprisionavam. Aquilo foi uma parte de sua vida. Aquilo foram os tutores que lhe ensinaram. Porém, você não está sabendo que mesmo que os tutores estejam lhe ensinando, você é o Herdeiro.

O que Paulo está apontando é que coisas boas que têm seu devido lugar podem facilmente se transformar em algo terrível. Coisas certas a serem feitas podem ser transformadas em méritos para a salvação. E, aí vira um problema.

Vou falar para você, os erros da religião nos séculos e através dos tempos, sempre foram com boas intenções. Por que o Judeu chegou a esse nível de legalismo que hoje a gente fala “Fariseu e tal”? Porque quando eles foram cativos de Babilônia, Eles falaram assim: “Fomos cativos porque fizemos coisas erradas e aí Deus nos mandou para o cativeiro. Vamos ficar firmes para nunca mais ir para o cativeiro”. Ignorando todas as palavras do profeta que dizia que Deus queria por a lei no coração, aí eles botaram num papel, fizeram um monte de lei e assim “os tutores estão de volta”.

Faça certinho que vai dar certo. E aí a gente pensa assim: “Então está bom, agora que a Geovana [filha do pastor Diego] nasceu ele vai se consagrar. Vai fazer tudo certinho. O Diego até já comprou a lição do Rol do Berço.”

Pastor Diego vai ler para a Geovana, que não está ouvindo nada, mas ele vai ler. Pode ocorrer o risco de ele achar que a salvação da Geovana tenha a ver com essa leitura. E sim essa leitura tem a ver conosco, com nosso estudo da bíblia, crescimento, tudo certo. Entretanto, pode ser que confundamos e comecemos a achar que Deus só ouve, só abençoa quem lê. Trocamos. Então, o tutor passou a ser uma condição para que a benção de Deus venha sobre nós. Eu pego aquilo que é bom, os dias que eu guardo, as coisas que eu faço, eu pego aquilo que é bom e transformo numa condição para acreditar que Deus me aceita.

E tome Paulo sobre nós dizendo assim: “Acho que não estou explicando direito para vocês.”

Versos 12 e 13 “Sejam como eu sou, porque também eu sou como vocês. Isto é o que lhes peço, irmãos. Vocês não me ofenderam em nada. E vocês sabem que eu lhes preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física.”

Antes de entrarmos em “uma enfermidade física aqui”, vejamos “Sede qual eu sou; pois também eu sou como vós”. Ele está dizendo: “não tem nada especial em mim. Sou judeu como vocês. Aceitar a graça não significa ser especial.”

“Ah, porque Paulo é especial!” Não! Eu sou igual a vocês. Pouca gente entende. Às vezes achamos que conhecimento profundo de Deus é para alguns. É para aquele que estudou teologia, é para aquele que tem mais, para aquele que se dedica mais… embora que, se você se dedica mais, você vai aprender mais. Mas, Paulo está dizendo: “não, isso aqui é mais simples do que você imagina! Isso aqui é o começo da história”.

Versos 13 e 14 “E vocês sabem que eu lhes preguei o evangelho a primeira vez por causa de uma enfermidade física. E, por mais que a minha enfermidade na carne lhes tenha sido uma provação, vocês não me trataram com desprezo nem desgosto. Pelo contrário, me receberam como anjo de Deus, como o próprio Cristo Jesus.”

Lembra do BibleClass que falamos do espinho da carne? A Minha interpretação é que era um problema físico. Eu não sei qual que é essa enfermidade aí em Gálatas que ele teve, eu realmente não sei… aqui ele fala que é do olho? Mais para frente ele fala. É do olho sim.

 Verso 15 “O que aconteceu com a felicidade que vocês tinham? Porque posso dar testemunho de que, se fosse possível, vocês teriam arrancado os próprios olhos para me dar!”.

“Eu tinha um problema físico, vocês foram tentados a achar que eu era um coitadinho e tal; foram tentados a zombar de mim, não me aceitar por causa disso, mas não, vocês me receberam como o próprio Cristo, e vocês me receberam com tanto poder que eu sei que se fosse possível vocês arrancariam os olhos pra me dar.”

Verso 16 “Será que, por dizer a verdade, me tornei inimigo de vocês?”.

Paulo está fazendo um apelo a intimidade que eles tinham, não é? “Gente, sou eu que estou falando para vocês, olhem o que já vivemos juntos! Olhem o que já passamos! Você acham agora que  sou inimigo de vocês; vocês acham que eu falaria  algo que seria para o mal de vocês?”

Verso 17 “Esses que se mostram tão zelosos em relação a vocês não estão sendo sinceros. O que eles querem é afastar vocês de mim, para que vocês se interessem por eles.

Aqueles que fazem favor para vocês. Aqueles que ficam bajulando vocês. É nesse sentido que Paulo está usando a expressão ‘que fazem favor para vocês’. “Mas querem afastar-vos de mim”, então… querem fazer os favores, mas estão nos colocando um contra o outro.

Verso 18 “É bom ser sempre zeloso pelo bem e não apenas quando estou com vocês”, 

Estou sofrendo as dores de parto porque vocês não entenderam. Vem uns camaradas aí e estão ensinando tudo errado para vocês.

Verso 19 “meus filhos, por quem, de novo, estou sofrendo as dores de parto, até que Cristo seja formado em vocês.”

É bem legal a parte humana da carta aqui. Paulo invoca o que já viveram para dizer assim: “Gente, estou falando com todo o amor, vocês estão errados. Não está parecendo que vocês estão errados porque não parece mesmo que estão errados. É difícil enxergar isso.” Afinal, é intuitivo, eu fiz e eu recebo aquilo que eu mereço. O outro não fez, então ele recebe o castigo. É o fariseu falando “coitado desse aí! Eu estou aqui orando, eu sou um santo, coitado dele”.

Dizem: ‘Paulo está ensinando um negócio contrário disso para vocês’ e vocês estão achando que eu… filhos, eu não vou ensinar coisa errada para vocês. E, então, Paulo fala de Sara e Agar.

Verso 21 “Digam-me vocês, os que querem estar sob a lei: será que vocês não ouvem o que a lei diz?”

“Sob a Lei” – A Lei aqui é a Bíblia. É a Torá, o Pentateuco. “Aqueles que estão sob a Lei por acaso não prestam atenção na Lei, na Torá? Agora vou começar a argumentar usando texto antigo”.

Versos 22 e 23 “Pois está escrito que Abraão teve dois filhos: um da mulher escrava e outro da mulher livre. O filho da escrava nasceu segundo a carne; o filho da mulher livre nasceu mediante a promessa.

Muito forte isso aqui, porque ele usa a palavra promessa para “o justo viverá pela fé da promessa” que é acreditar que Deus irá fazer o que Ele falou que vai fazer. Não importa seu mérito, não importa se você merece ou não. Deus lhe falou que vai lhe perdoar na cruz. Deus falou que lhe dá a graça. Deus falou que vai lhe salvar por meio da graça. Você vai acreditar nisso? Ou você vai fazer alguma coisa para resolver? Paulo fala que um é filho da carne e outro é da promessa, que o da escrava nasceu segundo a carne, o da livre mediante a promessa. Quando Paulo fala ‘nasceu segundo a carne’ não está falando aqui de pecado, de carnal, não é isso aí não. Alguém vai falar assim ‘porque ele não deveria ter dormido com Agar’. Não é disso que Paulo está falando! Pega a ideia. Ele está dizendo assim: ‘Nasceu da carne porque nasceu do jeitinho, do jeito que Abraão deu para resolver as coisas. Da intuição humana, da natureza humana. Abraão falou assim: ‘minha esposa é estéril então eu acho que vai ser com a serva’’. Era o normal na época ter filho com a serva. Porque tinha que ter herdeiro, essa é a questão.

‘Não vai ser da minha esposa, minha esposa não pode ter filho, vou tentar com a serva.’ Então, o filho da escrava nasceu da carne, do pensamento, da mente humana. Carne é o que está na sua mente, contrário do espírito, espírito é o que o Espírito Santo fala. Da carne é o seu pensamento, da sua natureza. Então, Abraão falou assim: ‘Deus falou que vou ter um filho e minha mulher é estéril, vou ajudar. Já entendi, Senhor, deixa que eu resolvo aqui’. É exatamente isso que faz Ismael ser filho da carne, porque é uma decisão carnal.

Sabem quando ele falou que não era esposo dela, lembram? Quando o rei do Egito, quis pegar a mulher dele. Gostou de Sara e falou: ‘O que vocês são?’ E Abraão respondeu: ‘somos irmãos’. Até neste momento Abraão poderia estar pensando: ‘ah, então talvez o filho não seja meu, seja dela’. E, Abraão vai tentando dar um jeito na promessa. Ele está querendo saber quem é o estéril? Não tinha exame ali. Quando fala “é minha irmã”, vai que é com ela que vai nascer… e não comigo. Abraão vai tentando dar um jeito. Ele vai tentar dar seu próprio jeito e nasce Ismael. E aí Deus fala assim: “não, não, não, não é do seu jeito! Eu falei que vou lhe dar e vai ser do Meu jeito”. E aí, tome 14 anos esperando só de brincadeira. ‘Só para você ver que é do Meu jeito mesmo!’

Eu gosto muito da frase que a gente não usou uma vez no hyperlinkados e deu muito problema porque o Júnior não me deixou usá-la. Vou falar aqui, denúncia! O Júnior não me deixou falar isso porque tivemos uma crise de riso na hora da gravação quando eu falei que Hebreus diz assim, Paulo fala assim: ‘que Abraão teve filho quando já estava amortecido’. Quem lê entenda! E aí quando falei, eu não falei o verso. Mas, eu falei que ele já era um idoso. Passei toda a ideia. Houve alguém que ligou para a Novo Tempo, muito bravo falando assim: ‘ah, mas naquela época eles tinham muito vigor, eles eram idosos, mas tinham vigor’.

Acontece que quem fala que Abraão estava amortecido foi Paulo. Então, Deus deixa a coisa realmente degringolar do lado humano, da natureza humana, da parte carnal para falar assim: ‘Eu prometi e Eu vou cumprir, é esse aqui seu filho da promessa, esse é o filho da fé e Abraão vira o pai da Fé. “Não é do seu jeito!”

Porque sempre queremos fazer as coisas do nosso jeito, fazer a religião do nosso jeito. E, então, achamos que estamos servindo a Deus. Estamos servindo do nosso jeito. E argumentamos: ‘ah, a igreja tem que ser assim, tem que ser desse jeito’. E, ficamos bravos: ‘a igreja está indo para o buraco, a igreja não está funcionando’, porque queremos que seja do nosso jeito. Porque achamos que é do nosso jeito que funciona. ‘Ah, olha aí o que aconteceu’, temos um monte de crítica, não é? Temos um monte de crítica e tal porque queremos do nosso jeito e Deus está falando assim: ‘não é do seu jeito não, é do Meu jeito!’

Verso 24 “Estas coisas são alegóricas, porque essas mulheres são duas alianças. Uma se refere ao monte Sinai, que gera para a escravidão; esta é Agar.”

Aqui Paulo está dizendo que está fazendo uma ilustração. Gente, pega a ideia… ou seja, não é que eu esteja lendo, interpretando o texto antigo, eu o estou usando como uma alegoria para fazer uma comparação a fim de vocês entenderem. Eu não estou interpretando o texto lá de Gênesis. Estou fazendo exegese, estou fazendo uma aplicação aqui para vocês, aplicação, estou usando como uma ilustração para vocês. A Aliança no monte Sinai é Agar. O que teve de aliança lá no monte Sinai? Como que foi a aliança no monte Sinai? Os dez mandamentos estava lá. É isso. Não tem outra coisa no monte Sinai. Não tem outra coisa, só tem isso! Só o tutor. Ele fala assim: ‘Então está bom, a Agar é a aliança no monte Sinai.

Verso 25 “Ora, Agar é o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à Jerusalém atual, que está em escravidão com os seus filhos.”

Vocês estão aí na lei… na pedra, vocês estão aí… então estou comparando o judaísmo atual, que é Jerusalém atual, o judaísmo atual. É isso… exatamente, esses que estão me contradizendo estão com Agar. Como? Dando seu jeito de as coisas acontecerem. Fazendo segundo a carne, segundo meu próprio estratagema. Então, vocês são Agar, certo? Então, vocês são escravos e precisam de tutor porque vocês não entenderam ainda.

Eu repreendi Pedro, pois ele estava na escravidão. Pedro estava voltando para a escravidão, caindo na escravidão de novo, fui lá e dei um chacoalho nele. Vocês também são Agar, certo? Vocês fazem do jeito de vocês e acham que o ‘já’ de vocês vai resolver.

Verso 26 “Mas a Jerusalém lá de cima é livre e ela é a nossa mãe.

A Jerusalém lá de cima, a igreja invisível. O Céu. A Jerusalém de Deus é livre. ‘… é nossa mãe’. Nossa mãe é Sara.

Verso 27 “Porque está escrito:

“Alegre-se, ó estéril,

você que não dá à luz;

exulte e grite,

você que não sente

dores de parto;

porque os filhos

da mulher abandonada

são mais numerosos do que

os filhos da que tem marido.”

Agora ele cita o texto. Esse texto vai traduzir o que foi falado aqui. Ele está falando assim: ‘Você que é estéril, que não dá luz’. Paulo está falando assim: você que não consegue parar de pecar, você que é pecador, você que é falho, você que não dá luz, alegre-se, alegre-se! Mas, ‘alegre-se por quê? Porque os filhos da abandonada vão ser mais numerosos que os filhos da que tem marido.

Baseado em que você fala isso, Paulo?

Verso 28 “Mas vocês, irmãos, são filhos da promessa, como Isaque.”

Então, o que traz Isaque é a promessa. Não é a virilidade de Abraão e nem a fertilidade de Sarah. Sarah era estéril, ela não podia dar o que ela deu, ela não podia gerar o que ela gerou. Ela não podia fazer o filho! Ela era estéril. Você que nos ouve, você não pode se dar a salvação, você é estéril. Não sai de você Salvação. Não sai de você. Essas coisas estão escritas na bíblia. Não sai de você. A Salvação não é algo que você faça. Não sai, você é estéril, de você não sai nada! Aí você acha que quem vai ser salvo é quem não é estéril, é de quem sai alguma coisa, é de Agar.

Você pensa: ‘Dessa não! Só vai ser salvo aquele que tem mérito, aquele que gera filho’. É por isso que o texto fala: ‘Alegra-te, oh, estéril’. Alegre-se você que não consegue. O cristianismo é para você que não consegue. O cristianismo olha na nossa cara e fala assim: ‘Você é estéril. Não tem nada em você.

Isso é muito bom para você que está ouvindo agora e que luta com alguma coisa que você não consegue vencer. Talvez alguma coisa que seja muito profundo na sua natureza. O evangelho não vem pra lhe tirar dessa luta, mas ele vem para lhe libertar do resultado final.

O Evangelho não vai lhe libertar da luta contra essa coisa que está em você, mas ele vai lhe levar a um resultado final porque você é filho e é a promessa que vai lhe salvar.

Voltando lá quando não tinha inseminação artificial, não tinha nada. Mesmo hoje é difícil. A estéril, ela vai lutar, vai lutar para ter filho e o que vai acontecer? Nada! Ele está dizendo assim: ‘Não vou lhe livrar da luta. Você não vai conseguir, você é estéril.

Não é você que gera, não é você que consegue fazer. Você é filho da promessa como Isaque, e Isaque nasceu da estéril. Sensacional isso!

Isaque nasce da estéril, de quem não podia. Olhe, estamos apenas lendo a bíblia. E o que está escrito é muito grande!

A promessa, a promessa, ela vem, ela vem, ela é feita para quem não consegue, para quem é estéril. Deus escolheu uma mulher estéril. Desde o começo, Abraão é o começo, Deus escolhe Sara. Deus de propósito escolhe uma mulher estéril para mostrar que não tinha mérito nenhum no ser Humano para vir a salvação.

Da estéril! Jesus escolhe a que não vai dar nada. É daí que vem. Ele começa assim, Deus abre a aliança desse jeito. É muito bom isso! Achamos que Deus está só fazendo show-off, Se exibindo, não é? ‘Vou chamar Abraão aqui, a mulher dele é estéril, vou dar um filho para ele. Ele vai ser pai de uma grande nação, e isso aí para você ver como Sou poderoso! Eu vou mostrar Meu poder, que Eu consigo fazer uma estéril ter filho.’

Você acha que Deus está querendo mostrar que Ele consegue fazer alguém que é estéril ter filho? Não! Estava nascendo a igreja. Foi isso! Ele falou: ‘A salvação vem da estéril, vem de vocês.’ Mas, não sai nada de vocês. Vem EM vocês. Não tem nada em vocês. Vocês dependem unicamente e exclusivamente da promessa. Unicamente.

Verso 29 “Como, porém, no passado, aquele que nasceu segundo a carne perseguia o que nasceu segundo o Espírito, assim também acontece agora.”

O pessoal que faz as coisas achando que está fazendo do jeito certo, persegue os que são de Deus. E Isso nos inclui, a nós aqui que nos achamos o ‘bam-bam-bam’ do Evangelho. Os mais iluminados, os que acham que a igreja está ultrapassada, os que acham que…

Começamos a perseguir aquela irmãzinha que faz o ministério pessoal, que é professora de escola sabatina, que sábado após sábado abre a igreja lá e fala: ‘fiquemos de pé para dar início a escola sabatina.’ Você olha para isso e fala: ‘Não dá certo.’ E você começa a procurar uma igreja que tem cantor legal, que tem a luz legal, que tem o pregador legal, que é sensacional, e você acha que a estéril, a irmãzinha que se levanta lá e fala para iniciar a escola sabatina, ‘vamos cantar o hino tal’… lá na igrejinha de Santo Antônio do Pinhal, estou citando igrejas daqui de São Paulo. Lá na igrejinha de Novo Horizonte, Itaquar. Lá no Jardim Fortaleza, em Guarulhos.

Eu conheço pelo nome as diretoras de escola sabatina dessas igrejas. Conheço pelo nome. Quando elas se levantam, falam assim.

‘Não, mas tem que ter a melhor música, cadê o show?’ É porque você não é estéril, você consegue produzir show. Você consegue produzir boa música. Você consegue produzir o que é melhor. Então, você acha que as pessoas vão vir porque tem que ser relevante para as pessoas, e você esquece que os que são da carne, os que têm estratagema, eles perseguem os que são do espírito.

Aqui no verso 29, Paulo fala assim: “Como, porém, no passado, aquele que nasceu segundo a carne perseguia o que nasceu segundo o Espírito, assim também acontece agora.” Então os que hoje, que têm a vida debaixo do tutor, querem tutelar a vida do outro. Aqueles que pensam no ‘pode e não pode’, ficam pensando no ‘pode e não pode’ do outro, não só para eles, mas também para os outros. E eles ficam tutelando. Eles ficam buscando, trazendo essa perseguição.

Verso 30 “Mas o que diz a Escritura? Ela diz: “Mande embora a escrava e seu filho, porque de modo nenhum o filho da escrava será herdeiro com o filho da mulher livre.”

Novamente Paulo volta a fazer a alegoria com a história de Gênesis. Quem é o herdeiro? É o filho de Sara, da Estéril.

Verso 31 “Portanto, irmãos, somos filhos não da escrava, mas da livre.”

Livres! Livres! Livres, porque somos filhos de Deus. Livres, porque somos salvos pela Promessa e não por aquilo que achamos que a vamos conseguir conquistar com os nossos métodos, com o nosso próprio estratagema humano. Isso serve para os dois lados.

Para você do ‘pode ou não pode’, que quer colocar ‘pode ou não pode’ no outro; para você que olha para o ‘pode ou não pode’ e fala…

Mas, também para você que se libertou do ‘pode ou não pode’ e acha que a igreja tem que ser de um outro jeito, mas que tem um irmão do ‘pode ou não pode’ lá que faz de todo o coração. Está fazendo com tudo que ele sabe. Porque ele ainda está debaixo do tutor. Porque cada um tem uma idade na vida espiritual. Então, quando você olhar para uma igreja, não é aquele irmão chato e tal. Cada um está numa idade espiritual. Alguns na etapa de desenvolvimento espiritual, alguns debaixo do tutor. Alguns ainda precisam de tutor. Falam, acham que é assim… é o tutor.

“Mas vocês não são filhos da escrava, vocês são filhos da livre”. Todo mundo tem que chegar nesse entendimento. Não é fácil chegar aqui! Por isso, que falamos no início que Paulo vem e arrebenta tudo. Não é fácil chegar nesse entendimento aqui. Você pensa que entendeu e não entendeu. E, Paulo achava que ia ser mais fácil pregar para os gálatas porque eles não tinham o histórico dos Judeus, mas eles tinham o histórico dos deuses.

Sabe porque não é fácil? Porque é mais fácil entender que é do nosso jeito. É intuitivo. O judeu e o pagão tinham a mesma leitura intuitiva da religiosidade e se encontraram ali. E aí vem Paulo falando assim: ‘É a promessa queridos, o justo viverá pela promessa, não pelo que faz. A promessa diz que a estéril deve se alegrar porque serão mais os seus filhos do que os filhos do mérito. Seja livre!

BC128- O Outro Evangelho: Gálatas Capítulos 1 e – 2 – Parte 1

BC129- A Promessa: O Outro Evangelho – Gálatas Capítulo 3 – Parte 2

BC131- Liberte-se das ‘Serumanidades’: Gálatas Capítulos 5 e 6 – Parte 4

Você pode ver mais estudos do BibleCast aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *