Chamados por quem?

por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“De cujo número sois também vós, chamados para serdes de Jesus Cristo.” Romanos 1:6

Com romanos 1: 6, a carta faz uma mudança radical. Os cinco primeiros versículos tratavam de Paulo e sua compreensão do evangelho. No versículo 6, ele começa a se concentrar nos destinatários de sua carta – os crentes em Roma.

Este texto contém duas grandes ideias. A primeira é que Deus havia chamado os romanos. Essa é uma ideia poderosa. Às vezes, temos a ideia de que precisamos fazer algo antes que Deus nos ame. Lembro-me de algum tempo atrás, lendo a manchete em um tabloide: “Marido rasteja 900 milhas [1448 Km] para implorar perdão”.

Muitas pessoas têm uma ideia semelhante sobre Deus. Se eu rastejar o suficiente, trabalhar duro o suficiente ou me tornar bom o suficiente, talvez Ele finalmente me aceite. Mas essa não é a imagem de Paulo. Ele deixa claro que é Deus quem inicia nossa salvação pessoal. Deus nos chama.

A Bíblia retrata isso do começo ao fim. É Deus quem procura Adão e Eva no Jardim do Éden; Deus que procura a ovelha perdida, a moeda perdida e o filho rebelde em Lucas 15; e Deus, que prende a atenção de Paulo no caminho para Damasco. Jesus disse isso concisamente em Lucas 19: 10, quando disse a Zaqueu que “o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.

A salvação é uma iniciativa de Deus. “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3: 16). “Deus mostra seu amor por nós, enquanto ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós” (Rom. 5: 8). É Deus quem faz a busca. Ele é quem faz o chamado. Nossa parte é responder ao Seu convite.

A segunda ideia central em Romanos 1: 6 é que aqueles em Roma que responderam ao gracioso convite de Deus “pertencem a Jesus Cristo”. As palavras “pertencem a” remetem ao versículo 1, no qual Paulo nos diz que é escravo de Cristo. Pertencer a alguém implica propriedade. Assim, cada cristão em Roma, como Paulo, era escravo de Cristo porque Jesus os havia comprado ou redimido por Seu sangue. O mesmo pode ser dito para cada um de nós.

Obrigado, Senhor, por Seu chamado e Sua redenção. Ajuda-me a viver hoje, para que os que estão ao meu redor reconheçam que eu realmente pertenço a Ti e a mais ninguém. Além disso, por favor, use-me hoje como um canal para estender Sua chamada a outras pessoas que ainda não a ouviram.

Veja mais estudos do livro de Romanos aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *