Uma Experiência Vinda do coração

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Mas graças a Deus por vocês, outrora, servos do pecado, mas agora obedecestes de coração à doutrina que vos foi dada.” Romanos 6:17.

Paulo está animado e agradecido pelo que Deus fez pelos cristãos romanos – eles mudaram de mestres. Não é a primeira vez em Romanos que ele expressa gratidão pelos cristãos em Roma. “Agradeço ao meu Deus por Jesus Cristo”, lemos no primeiro capítulo, “por todos vocês, porque a sua fé está sendo relatada em todo o mundo” (Rom. 1: 8, NVI).

Agora, em Romanos 6:17, descobrimos um pouco mais sobre a fé deles. Uma fé que respondeu em obediência aos ensinamentos da igreja primitiva, que os levou a se “escravizarem” a um novo governante. Paulo, como Jesus no Sermão da Montanha, está absolutamente convencido de que “ninguém pode servir a dois senhores” (Mat. 6:24). Os cristãos em Roma perceberam a inutilidade de servir ao seu primeiro mestre (pecado) e voluntariamente se uniram como fez Paulo (Rom. 1:1) para se tornarem escravos de Deus.

O texto de hoje nos diz que os cristãos romanos “obedeciam de coração”. Paulo em nenhum outro lugar usa essa expressão. Mas está cheio de significado. A obediência deles não era apenas uma coisa casual, nem uma moda passageira. Veio “do coração”. A forma verbal usada indica uma ação realizada em um determinado momento. Ele aponta para o ato decisivo de obediência quando eles se afastaram do pecado e se voltaram para Deus. A frase “obedecido de coração” expressa uma experiência profundamente sentida, que, como Charles Hodge aponta, foi “voluntária e sincera”. Agora eles eram escravos da piedade.

Um dos grandes ensinamentos da última metade de Romanos 6 é que a fé e a obediência são inseparáveis. Como disse um autor: “Não há fé salvadora em Deus à parte da obediência a Deus, e não pode haver obediência piedosa sem fé piedosa.”

J. H. Sammis captou essa conexão em seu hino popular: “Confie e obedeça, pois não há outra maneira de ser feliz em Jesus, a não ser confiar e obedecer.”

Pai do céu. Ajude-me hoje a confiar e obedecer. Ajude-me a ser uma testemunha dos princípios de Seu reino. Ajude-me a conhecer a vitória que vem de andar com Jesus. Ajude-me a ter aquele tipo de experiência “do coração” que Você deseja para cada um de Seus filhos. Amém.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *