Duas Liberdades

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Mas agora que você foi libertado do pecado e escravizado por Deus, a vantagem que você obtém é a santificação. O fim é a vida eterna.” Romanos 6:22, NRSV.

As duas liberdades. Você, meu amigo, é mais livre do que pensa. Deus lhe dá liberdade para pecar, se assim o desejar, ou liberdade para trilhar o caminho da santidade. Ele não força ninguém. Mas também não nos protege das consequências de nossas ações. Como cristão, você tem a liberdade de parar no meio da rodovia interestadual na hora do rush, se assim desejar. Mas Deus não criará um milagre para mantê-lo seguro. O mesmo se aplica ao abuso de substâncias. Você pode fumar 10 maços de cigarros por dia se tiver tempo e disposição, mas Deus não intervirá para protegê-lo de câncer de pulmão ou enfisema. Vivemos em um universo moral no qual as pessoas colhem o que plantam.

A colheita que eventualmente colhemos depende do tipo de sementes que plantamos ao longo da vida. Aqueles que semeiam sementes de destruição verão o resultado. O mesmo vale para aqueles que nutrem sementes de amor e carinho.

Agora, podemos ser livres para pecar, mas a boa notícia é que os cristãos não precisam ser escravizados por hábitos viciantes que levam à destruição. Na verdade, Paulo nos diz no texto de hoje, Deus libertou os cristãos de sua escravidão ao pecado. Eles foram libertados. E assim como eles foram totalmente dedicados ao pecado, agora, Paulo observa, eles serão tão comprometidos com Deus e Seus caminhos – eles serão “escravos de Deus”.

Paulo nos diz que uma das vantagens que o cristão obtém em servir a Deus é a “santificação”. Essa palavra significa não apenas ser separado para uso santo, mas caminhar progressivamente mais perto de Deus à medida que, por meio de Sua graça, trilhamos o caminho da santidade.

D. Martyn Lloyd-Jones percebeu o contraste inerente às duas liberdades quando escreveu: “À medida que você continua vivendo esta vida justa, e a pratica com toda a sua força e energia, e todo o seu tempo … você descobrirá que o processo que ocorria antes, no qual você foi de mal a pior e se tornou mais e mais vil, é totalmente revertido. Você se tornará cada vez mais limpo, cada vez mais puro, cada vez mais santo e mais e mais conformado à imagem do Filho de Deus.”

Obrigado, Senhor, por nos dar a liberdade de andar contigo no caminho da vida. Obrigado porque, por meio do processo de santificação, Tu nos ajuda a nos tornarmos mais semelhantes a Ti.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *