Esposa de quem, de Cristo ou da Lei?

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“A Lei só pode exercer autoridade sobre um homem enquanto ele estiver vivo.” Romanos 7:1, Phillips.

Com Romanos 7 Chegamos a uma grande mudança no argumento de Paulo. Na última metade do capítulo 6, ele enfatizou que o crente não está sob o domínio do pecado. Agora, no capítulo 7, ele afirma que os crentes também não estão sob o domínio da lei.

Os paralelos entre os capítulos 6 e 7 são bastante convincentes. Em Romanos 6: 2, Paulo nos diz que o crente morreu para o pecado, em Romanos 7: 4 que eles morreram para a lei. Em Romanos 6: 7, 18 ele descreve os crentes como livres de pecado, e em Romanos 7: 4 eles estão livres da lei. Finalmente, em Romanos 6: 4 os crentes andam em novidade de vida, enquanto em Romanos 7: 6 eles servem em novidade de Espírito.

Nesses dois capítulos, Paulo indica que os cristãos olham para as coisas e experimentam a vida e até a religião de uma nova perspectiva. Romanos 7, em particular, é uma expansão da declaração de Paulo em Romanos 6: 14 de que “não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça”.

Na explicação parcial dessa declaração, o apóstolo já usou ilustrações relacionadas ao batismo e escravidão. Agora, em Romanos 7: 1-6, ele faz uma analogia com a lei do casamento.

Para perceber a força da ilustração, precisamos lembrar que guardar a lei era a maneira que os judeus piedosos esperavam obter a salvação. O jovem rico que disse a Jesus que havia observado todos os mandamentos era muito sincero em seu desejo de perfeição (Mat. 19: 16-30), e quando Paulo escreve que, como fariseu, ele não tinha culpa em relação à lei (Fil. 3: 6), ele estava falando em termos de fato sóbrio no que diz respeito ao

A mente farisaica percebia coisas. Ainda assim, em Cristo ele encontrou uma nova vida, novo poder, nova alegria e nova paz que ele nunca havia conhecido antes.

Em Romanos 7: 1-3, usando o relacionamento conjugal como analogia, ele observa que a esposa está ligada ao marido enquanto ele viver, mas que após sua morte ela está livre para se casar com outro. O argumento de Paulo é complexo, mas seu significado é claro. Como F. F. Bruce aponta, “a morte – a morte do crente com Cristo – rompe o vínculo que antes o prendia à lei, e agora ele está livre para entrar em união com Cristo”. A lei provou ser infrutífera como meio de salvação. A união com a lei trouxe pecado e morte, mas a união com Cristo traz vida eterna.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *