A Vida ‘na Carne’

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Enquanto vivíamos na carne, nossas paixões pecaminosas, despertados pela lei, estavam operando em nossos membros para produzir frutos para a morte.” Romanos 7: 5, RSV.

O que Paula significa por “viver na carne”? Precisamos dar uma olhada no uso que Paulo faz dessa frase em seu contexto. “Carne” é uma palavra importante para Paulo. De suas quase 150 aparições no Novo Testamento, ele a usa mais de 90 vezes. Mas ele utiliza a palavra de muitas maneiras diferentes. Em Romanos 6:19, por exemplo, ele empregou a carne no sentido de fraqueza corporal que levou à fraqueza moral. Tem esse sentido no texto de hoje.

Assim, quando Paulo fala no passado sobre os cristãos “vivendo na carne “ele se refere ao tempo quando eles” eram controlados pela natureza pecaminosa”(NVI). A natureza pecaminosa é caracterizada por “desejos carnais com suas perspectivas”. Nesse sentido, Paulo compara” viver na carne “em Romanos 7:5 com viver no Espírito no versículo 6. O primeiro revela o que ele e outros cristãos tinham quando viviam sob o domínio do pecado, enquanto o segundo veio com o domínio da justiça.

Não devemos comparar o viver na carne com o viver em um corpo terreno. Em vez disso, Paulo está falando sobre o fato de que quando os romanos viviam de acordo com sua natureza inferior (sua natureza pecaminosa), a lei despertava suas paixões pecaminosas e produzia frutos mortais.

E como, você pode estar se perguntando, algo tão bom e santo como a lei de Deus despertou paixões pecaminosas e produziu a morte nas pessoas? Para obter a resposta a isso, precisamos voltar e olhar o que Paulo já disse em Romanos sobre a lei. Em Romanos 3:20 ele apontou que a função da lei é identificar o pecado, em Romanos 4:15 ele acrescentou que a lei traz ira e condenação, e em Romanos 5:20 Paulo chegou a dizer que a lei é o aumento do pecado no sentido de tornar explícito o significado dele. Aqueles que têm a lei, nesse sentido, têm motivos para definir mais coisas como pecado do que aqueles que não têm lei.

Mas aqui em Romanos 7: 5, Paulo parece ir um pouco mais longe ao indicar que a própria lei produz o pecado. Como? Pense por um momento na criança pequena a quem você diz: “Não, não toque nisso!” Qual é a primeira coisa que ele ou ela faz? Muitas vezes, com cautela, estender um dedo para tocar o objeto proibido. Da mesma forma, aqueles que “vivem na carne” são tentados a se rebelar contra Deus. A resposta de Deus é o renascimento espiritual para que as pessoas não “vivam mais na carne”, mas no Espírito.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *