Morte de quem, da Minha ou da Lei?

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Portanto, meus irmãos, vós também morrestes para a lei pelo corpo de Cristo, para que pertenças a outro, àquele que foi ressuscitado dentre os mortos, a fim de que possamos dar frutos para Deus.” Romanos 7:4, NIV.

Mortos para a Lei! Em Romanos 7:1-3, notamos que a morte põe fim à obrigação legal do casamento. Agora, no versículo 4, Paulo aplica essa ilustração à experiência cristã, mas com uma ligeira mudança de caráter. A ilustração dos versículos 1-3 mostra a morte do marido libertando a esposa da lei. Mas, na aplicação do versículo 4, a morte do eu pecaminoso libera os crentes da condenação e domínio da lei e os liberta para se unirem a Cristo.

E como é que os cristãos “morreram para a lei”? Essa morte ocorreu quando eles permitiram que seus velhos fossem “crucificados” com Cristo ao entrarem na sepultura aquosa do batismo (ver Romanos 6: 3-6). A morte do crente com Cristo é uma morte para a lei como forma de salvação.

Confiar na graça de Deus significa matar qualquer confiança na lei como o caminho para o céu.

Cristãos são aqueles que sabem que não têm nada de bom em si mesmos, que Deus não deu a lei para salvar as pessoas e que a fé em Jesus é o único caminho para a vida eterna. Eles morreram para todas as formas de autossuficiência e observadores da lei como o caminho para a vida.

Neste ponto, devemos ter cuidado. Foi o crente que morreu, não a lei. A lei ainda está viva e bem, e como Paulo vai apontar um pouco mais adiante no capítulo, a lei é santa, justa, boa e espiritual (Rom. 7: 12,14). Mas Deus nunca deu para que as pessoas pudessem se salvar por guardá-lo.

A lei não morreu. Como João Calvino, o grande reformador, observa, “devemos lembrar cuidadosamente que esta não é uma liberação da justiça que é ensinada na lei.” A lei ainda permanece como a grande norma de justiça de Deus, ainda condena o pecado daqueles que a violam e ainda empurra homens e mulheres ao pé da cruz para a purificação da culpa e do pecado. Mas não tem poder de limpeza em si mesmo. Quando as pessoas morrem para a lei como meio de salvação, então elas podem ser ressuscitadas e casadas novamente com o verdadeiro plano de salvação de Deus em Cristo.

E nessa nova união eles produzirão frutos para o reino de Deus. Esse fruto, como Paulo observou em Romanos 6:22, seria fruto para “santidade”. 165

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *