Nem Todo Mundo Gosta de Boas Notícias

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Mas nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa mensagem?” Romanos 10:16, NIV.

Dois mil anos atrás, um homem escolheu seguir um grande líder de habilidade excepcional. Foi Seu aluno por três anos, ele fazia parte de um pequeno grupo que não só aprendia com o mestre, mas vivia com ele.

Mas, com o tempo, esse aluno ficou desiludido com seu professor e o traiu para seus inimigos. Pouco depois, ele ficou desiludido consigo mesmo por causa do que havia feito. A desilusão levou à depressão, a depressão ao desespero, o desespero ao abatimento e do abatimento ao suicídio.

O nome do aluno era Judas. Seu professor foi Jesus Cristo.

Nem todo mundo aceita as boas novas do evangelho. Até mesmo Jesus teve falhas. Na verdade, a maioria das pessoas para quem Ele pregou nunca se tornou Seus seguidores. Eles gostaram dos milagres, dos pães e dos peixes, mas quando as coisas ficaram difíceis, eles seguiram em frente. Eles deslizaram de volta para sua zona de conforto e para fora de uma vida dedicada a Cristo.

Esse cenário não mudou muito em 2.000 anos. “Nem todos” aceitam as boas novas, sejam eles gentios ou judeus. Mas então Jesus nos disse que seria assim em Suas parábolas do reino.

Jesus ensinou em Mateus 13 que a raiz do problema na evangelização não está em Deus. Afinal, Ele tomou providências para que o evangelho fosse pregado a todos os tipos de pessoas (solos), mas nem todos respondem da mesma maneira. Alguns permitem que o maligno arranque as sementes da verdade de seus corações (Mateus 13: 19, a semente que caiu no caminho), outros a recebem com alegria, mas desistem quando veem o custo (versículo 21, o solo raso), alguns ouvem receptivamente, mas permitem que os cuidados desta vida estrangulem seu interesse na vida futura (versículo 22, a semente que caiu entre o joio), enquanto outros ainda recebem a palavra e dão frutos cristãos (versículo 23, a semente que aguentou de 30 a 100 vezes).

A parábola nos deixa com duas conclusões: (1) que apenas uma minoria que recebe a palavra permanece fiel, e (2) que a recepção mista do evangelho não é culpa de Deus. Ele oferece oportunidades, mas a fruição depende da resposta humana. Foi assim nos dias de Cristo e nos nossos.

Nosso trabalho não é sentar e nos preocupar com as respostas, mas nos calçar com o evangelho da paz (Efésios 6: 15) para que possamos ser agentes de Deus na preparação do caminho para a fé Nele. 252

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *