A Cadeia de Bençãos

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Pois se o fracasso [de Israel] enriqueceu tanto o mundo, e sua deserção provou tanto benefício para os gentios, pense nas tremendas vantagens que seu cumprimento no plano de Deus poderia significar!” Romanos 11:12, Phillips.

Em Romanos 11:11, 12, Paulo descreve uma cadeia de bênçãos com três elos: (1) por causa do tropeço de Israel, a salvação veio aos gentios (versículo 11); (2) a salvação dos gentios, esperançosamente, deixaria Israel com inveja ou ciúme (versículo 11); (3) se esse ciúme levasse os judeus a aceitar o evangelho, sua inclusão significaria uma bênção ainda maior para o mundo do que se apenas os gentios o aceitassem (versículo 12).

Paulo espera que todas as pessoas aceitem o evangelho – tanto judeus quanto gentios. Para ele, seria uma grande perda para qualquer pessoa ficar de fora, visto que Cristo morreu “uma vez por todas” (Rom. 6:10, NVI).

É claro que em Romanos 9-11 sua preocupação principal é com os judeus, e não com os gentios, um grupo no qual ele teve alguns sucessos evangelísticos significativos. Ele vê dias ainda melhores para a propagação da mensagem do evangelho se os judeus participassem do alcance evangelístico da comunidade cristã. Os termos que Paulo emprega em Romanos 11:12 revelam isso. Se a deserção judaica provou ser um “benefício” para o mundo porque levou à pregação do evangelho aos gentios, ele afirma, então a inclusão judaica seria uma “tremenda vantagem”. Assim, Paulo propõe uma cadeia de bênçãos que vai de riquezas ou vantagens [em progressões] aritméticas por causa do fracasso dos judeus em aumentar [em progressões] geometricamente as riquezas ou vantagens se tanto os judeus quanto os gentios unirem suas energias para promover o reino do evangelho.

Você já pensou muito sobre cadeias de bênçãos ou aumento geométrico? Muitos de nós ficamos contentes se nossa igreja local se mantiver em termos de membros. Claro, ficaremos felizes se “nosso pastor” trouxer alguns membros extras. Mas e se uma congregação inteira fizesse um convênio para alcançar sua comunidade? O que aconteceria se 10 pessoas trouxessem cada uma a Cristo neste mês, e cada uma dessas 20 trouxesse um a Ele no mês seguinte, e essas 40 fizessem o mesmo no terceiro mês, e aquelas 80. . . e assim por diante?

Você tem a foto? Uma cadeia de bênçãos com bênçãos geométricas não é algo com que apenas Paulo poderia sonhar. É um comentário triste para a igreja quando a maioria de suas congregações estão localizadas em Deadwood Junction

Lembre-se de que uma cadeia de bênçãos pode começar com uma pessoa. Essa pessoa pode ser você.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *