Saia e Use o seu Dom

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Se o dom de um homem é profetizar, que ele use isso na proporção de sua fé. Se está servindo, deixe-o servir; se está ensinando, que ensine; . . . se é para mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” Romanos 12:6-8, NIV.

No início da Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill disse ao presidente Franklin Roosevelt: “Dê-nos as ferramentas e terminaremos o trabalho.”

Churchill, é claro, estava falando sobre os materiais da guerra. Mas o papel dos dons espirituais na igreja encontra um paralelo com as necessidades do líder britânico. A igreja também está em uma luta até o fim contra o reino do mal. Os dons espirituais que Paulo lista em Romanos 12 e outros lugares são ferramentas para a igreja usar em sua luta cósmica. É como se Deus tivesse nos telegrafado da sala do trono do céu e dito: “Eu lhes dou as ferramentas (os dons do Espírito); agora termine o trabalho.”

Romanos 12: 6-8 lista sete dons. Alguns, como profetizar, parecem mais glamorosos do que outros. Outros têm menos prestígio, mas são igualmente importantes. Mas, considerando a maneira como as pessoas se entusiasmam com quem pensam que são, não é de se admirar que Paulo incluísse uma admoestação para que as pessoas não pensassem mais do que deveriam de si mesmas ao discutir os dons. Como Jesus nos disse, o triste fato é que as pessoas até se orgulham de dar ou de como tem orado. (Mat. 6: 1-8).

O problema das pessoas na igreja comparando seus dons com os de outros também surgiu em 1 Coríntios 13, em que Paulo lhes disse que nada realmente importava se eles não tivessem amor verdadeiro um pelo outro.

Além da profecia, Paulo lista seis outros dons: servir, ensinar, encorajar, contribuir para as necessidades dos outros, liderança e misericórdia. A maioria desses dons encontra seu significado na vida cotidiana da igreja e da comunidade ao redor. Não são funções ocasionais, mas regulares.

O grande perigo é que nós, como cristãos, não utilizemos os dons que Deus nos deu. É por isso que Paulo incentiva especificamente o uso de cada um. É muito fácil ser um espectador no grande conflito em vez de um participante e, por assim dizer, sentar-se diante de nossos dons. A ordem de Deus para você hoje é sair com o seu dom e deixar Deus usá-lo e você para a Sua glória.

Talvez não seja por acaso que a última palavra na passagem de hoje seja “alegremente”. Nada é tão desagradável quanto pessoas tristes e sombrias que estão apenas “cumprindo seu dever”. Embora a palavra “alegria” (RSV) em Romanos 12: 8 se refira especificamente a mostrar misericórdia, é importante no uso de todos os dons. Deus quer que o sirvamos com um sorriso no rosto.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *