Lição Número 2 de Vida Transformada

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

“Deixe seu amor ser sincero. Considere o mal com horror; se apega a justiça.” Romanos 12:9, Weymouth.

Em Romanos 12:1, 2, Paulo diz a seus leitores que, como filhos salvos de Cristo, eles precisam viver vidas transformadas como sacrifícios vivos. Em seguida, ele fornece a lição número um sobre uma vida transformada. Envolve a humildade de que cada um precisa ao utilizar os dons de Deus na igreja.

Com o versículo 9, chegamos à lição número dois. Coloca uma das palavras paulinas mais importantes na mesa – amor. Assim como em 1 Coríntios 12 e 13, Paulo passa do tópico dos dons espirituais para o do amor. Novamente, em Gálatas 5:22, o apóstolo coloca o “amor” em primeiro lugar em sua lista do fruto do Espírito. Começando com o versículo de hoje, Paulo começa a explicar o que significa viver uma vida de amor. Essa tarefa o levará até Romanos 15:13.

Até a presente passagem em Romanos, vimos agape (amor) demonstrado na cruz (Rom. 5: 8), derramado em nossos corações (versículo 5), e persistentemente recusando-se a nos deixar ir (Rom. 8:35, 39). Mas agora Paulo começa a explicar o significado do discipulado ágape ou cristão. Como observa John Stott: “Romanos 12-15 são uma exortação constante para deixar o amor governar e moldar todos os nossos relacionamentos. “

Paulo destaca três características do amor cristão no texto de hoje. Primeiro, deve ser completamente “sincero”. Isso não é exatamente o que diz o grego original. A palavra real significa “sem hipocrisia”. Mas os hipócritas em grego eram atores teatrais que usavam máscaras para encobrir sua verdadeira identidade. Ou seja, eles não eram sinceros. Mas o amor, como Paulo aponta, é sempre sincero e transparente. É um amor purificado de si mesmo, cujo objetivo é dar mais do que recebe.

Em segundo lugar, o amor por sua própria natureza odeia o mal. Ele o encara com horror. E é uma palavra apaixonada, porque o amor é um atributo passional baseado no princípio de querer o melhor para os outros. Portanto, também deve odiar ou sentir repulsa por aquelas coisas que destroem a qualidade da vida humana.

Terceiro, o amor se apega a justiça. A palavra aqui é a usada para cola. Isso implica que aqueles que têm o ágape de Deus serão “colados’ com as coisas e princípios que trazem vida e saúde.

Quando nossas vidas são infundidas com o ágape de Deus, elas serão não apenas parcialmente, mas totalmente transformadas. O mesmo acontecerá com nossas casas e igrejas.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *