Resumo Romanos 16: Comentários George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

Por George Knight

Fonte: Caminhando com Paulo através de Romanos

16:1 – “Recomendo-lhes a nossa irmã Febe, que está servindo na igreja de Cencreia, para que vocês a recebam no Senhor como convém aos santos e a ajudem em tudo o que de vocês vier a precisar; porque ela tem sido protetora de muitos, inclusive de mim.” Romanos 16:1, 2.

Esta tradução de Romanos 16:1 é interessante, porque uma de suas palavras principais não aparece no grego original. A palavra “diaconisa” não está lá, mas foi adicionada. A verdadeira palavra é diakonos, traduzida corretamente na versão King James como “servo” e em lugares como Filipenses 1:1 como “diácono”. correto traduzi-lo como “diaconisa”, é porque no original a palavra tem terminação masculina e não feminina.

Agora, como podemos imaginar, em uma época em que o papel das mulheres na igreja tem sido muito debatido, a passagem de hoje tem recebido bastante atenção. Irmã Febe era uma “serva” ou uma “diácona”? Em outras palavras, ele ocupava uma posição oficial ou era “servo” no sentido geral de que todos os cristãos são servos?

A partir desse texto em particular, é impossível resolver a questão, embora alguns argumentem que as palavras “da igreja de Cencreas” parecem sugerir que ela ocupava uma posição na igreja ou era “diáconoa”.

O que acho fascinante no versículo de hoje é que Paulo menciona Febe antes de começar sua lista de pessoas a quem envia saudações, o que provavelmente implica que ela trouxe a carta de Paulo aos membros da igreja em Roma.

O Novo Testamento descreve mulheres que foram influentes no papel da comunidade cristã primitiva. Febe não apenas trouxe a preciosa mensagem de Paulo a Roma, mas “ajudou a muitos”, incluindo o apóstolo (16:2).

Foi Maria Madalena quem acreditou quando Cristo anunciou a proximidade de sua morte, enquanto os outros discípulos permaneceram cegos por seus preconceitos. Como resultado, ela o ungiu para a morte.

Foram também as mulheres que acompanharam Cristo ao pé da cruz, enquanto os discípulos se destacaram pela ausência. Da mesma forma, foram as mulheres que se tornaram as portadoras das boas novas da ressurreição do Senhor.

Deus usou as mulheres da mesma forma que os homens ao longo da história da igreja. Um dos exemplos mais notáveis foi o ministério de Ellen White, que durante seus 70 anos de serviço à igreja fez muito para moldar o adventismo.

Em nossos dias, Deus continua a chamar homens e mulheres para servi-lo em sua igreja. Assim, Febe, a “serva” ou “diácona”, é apenas uma das muitas mulheres que farão grandes trabalhos para Deus até o fim dos tempos.

16: 3- 5 – “Saúdem Priscila e Áquila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça; e isto lhes agradeço, não somente eu, mas também todas as igrejas dos gentios. Saúdem igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saúdem meu querido Epêneto, primeiro fruto da fé em Cristo na província da Ásia.” Romanos 16:3-5.

Saudações continuam neste último capítulo de Romanos. Devido à Pax Romana (paz romana), viajar era relativamente fácil na bacia do Mediterrâneo. É por isso que Paulo tinha muitos conhecidos em Roma, apesar de nunca ter estado lá.

Suas saudações nos dizem muitas coisas sobre a igreja primitiva. Um é o fato de que as mulheres deviam ser bastante ativas. Das 26 pessoas que o apóstolo cumprimenta, 10 são mulheres: Febe, Priscila, Maria, Junia, Trifena, Pérsis, a mãe de Rufo, Júlia e a irmã de Nereo. Esta é uma proporção notável em uma sociedade dirigida por homens.

Outra coisa que aprendemos com essa lista é que Paulo menciona repetidamente congregações ou pelo menos parte delas (por exemplo, 1 Coríntios 16:19; Colossenses 4:15; Filemom 2; Atos 12:12).

Quando nós, cristãos do século 21, pensamos em igrejas, visualizamos grandes estruturas que abrigam uma congregação inteira. Este não era o caso na igreja primitiva. Os primeiros edifícios que conhecemos só surgiram durante o século III. Os primeiros cristãos adoravam regularmente nas casas de membros importantes. Esses grupos não eram apenas ambientes íntimos para os membros, mas, aparentemente, forneciam uma atmosfera confortável para o evangelismo.

Ao longo da história da igreja, muitos movimentos eficazes usaram variações da “congregação doméstica”. O movimento de muito sucesso de Wesley cresceu no que eles chamam de “reuniões de classe”. E muitas igrejas em nossos dias usam pequenos grupos para ajudar a tornar a comunhão cristã mais vital e o evangelismo mais eficaz.

A lição: Deus pode usar uma variedade de meios, e aqueles de nós que pensam que as coisas só podem ser feitas de uma maneira não entenderam realmente como a igreja primitiva adorava, socializava e fazia evangelismo.

Além das congregações domésticas, Paulo se refere à igreja de Roma como se também fosse uma congregação unificada. Pode ter sido assim; mas se foi, não temos informações sobre como eles devem ter mantido a unidade ou onde se reuniram para fazê-lo.

Deus deseja que nós, como cristãos, mantenhamos nossas mentes e corações abertos à Sua liderança. Em diferentes contextos, ele trabalha por meio de seu pessoal de várias maneiras. Como cristãos, devemos ser flexíveis para que o Senhor possa nos usar de maneira mais eficaz à medida que novas portas se abrem para a experimentação.

16:13 – “Saúdem Rufo, eleito no Senhor, e igualmente a mãe dele, que também tem sido mãe para mim.” Romanos 16:13.

Rufo! Onde eu já ouvi esse nome antes?

Lá em Marcos é mencionado que os soldados romanos “E obrigaram Simão Cireneu, que passava, vindo do campo, pai de Alexandre e de Rufo, a carregar a cruz de Jesus. (Versículo 21).

O escritor do Evangelho evidentemente fez esse comentário porque seus leitores conheciam Rufo e Alexandre. Incluir esses nomes dá ao seu evangelho um toque pessoal. Se não esquecermos que, como geralmente tem sido defendido, o Evangelho de Marcos foi escrito principalmente para a comunidade cristã em Roma, podemos ver que o Rufo de Romanos 16 poderia muito bem ser o mesmo Rufo que Marcos chama de filho de Simão Cireneu.

Claro, não podemos testar esta conexão. Além disso, o nome Rufo era comum. Portanto, esta menção é apenas uma possibilidade interessante no momento.

Mas o que podemos demonstrar pelos dois usos do nome Rufo é que Deus conhece cada um de seus filhos pessoalmente. Não nos perdemos no anonimato de uma grande igreja formada por incontáveis cristãos. Deus até se lembra de Rufo, cujo pai desempenhou um papel tão interessante na crucificação de Cristo. Pense também em Rufo, aquele da igreja de Roma. Do ponto de vista do cristão, o mais importante não é a possibilidade de serem a mesma pessoa, mas sim de serem lembrados deles.

Como Jesus disse certa vez, Deus tem os cabelos de nossas cabeças contados. Seu conhecimento de nós é pessoal. Ele nos conhece pelo nome, quer nos chamemos Carmen, Roberto, Sonia, Francisco ou mesmo Rufo. Cada um de nós tem uma importância individual para ele.

Paulo nos diz que Rufo foi “escolhido no Senhor”. Isso é verdade para todo cristão, então o apóstolo deve ter querido dizer aqui que Rufo cumpria alguma responsabilidade específica no serviço de Deus.

Paulo também diz que a mãe de Rufo havia sido uma mãe para ele. Duvido que ele e Rufo fossem primeiros irmãos. Em vez disso, Paulo declara sua afeição por ela e o fato de que todos os cristãos pertencem à família de Deus. Temos muitos irmãos e irmãs na fé, bem como mães, pais, filhos e filhas. E como em nossas famílias terrenas, como cristãos, temos responsabilidades para com nossos parentes na fé.

Parte das boas novas é que pertencemos à família de Deus e que você e eu somos importantes para o Governante do universo. Louvado seja Deus!

16:16 “Saúdem uns aos outros com um beijo santo. Todas as igrejas de Cristo mandam saudações.” Romanos 16:16.

Beijo sagrado! Quando foi a última vez que você recebeu um beijo na igreja? Lembro-me de uma vez que recebi um beijo na igreja. Eu estava cumprimentando as pessoas que saíam do santuário, quando uma mulher me beijou na boca. Mais tarde, ele também me pegou de surpresa em frente ao prédio da administração da universidade. Mais uma vez, experimentei seu “tratamento especial”. Após aquele segundo incidente, fiz questão de lembrar sua aparência e olhar para os dois lados toda vez que caminhava pelo terreno da universidade. Temo que sua saudação tenha sido uma perversão do beijo sagrado. Fato que pareceu um beijo muito profano para mim.

Seja como for, as epístolas do Novo Testamento deixam claro que o “beijo santo” era uma prática comum de saudação na igreja primitiva. É por isso que Paulo, na conclusão de 1 Coríntios diz: “Saudai uns aos outros com um santo beijo” (16:20). E Pedro, no final de sua primeira carta, adverte seus leitores: “Saudai-vos uns aos outros com beijo de amor” (1 Pedro 5:14; ver também 2 Coríntios 13:12; 1 Tessalonicenses 5:26).

Podemos estar pensando, por que então não praticamos o beijo sagrado em nossas igrejas hoje? Vários motivos influenciaram a mudança. Uma era que as formas de saudação mudaram com o tempo. Nos dias da igreja primitiva, o beijo era uma forma comum de saudação. Judas usou esse costume para que o grupo que saiu para prender Cristo o identificasse.

Hoje, o aperto de mão, o sorriso caloroso e, mais recentemente, um abraço tomam o lugar do beijo sagrado da igreja primitiva.

E, sem surpresa, uma segunda razão pela qual o beijo sagrado saiu de moda é que, entre alguns crentes, esse costume tendia a ir além dos limites. Clemente de Alexandria (C. 150-C. 215) escreve sobre pessoas que “fazem ressoar as igrejas” com o barulho dos beijos. A seguir, aponta que “o uso desavergonhado do beijo … desperta suspeitas e dá má impressão” (Instructor XI).

É por isso que em alguns grupos o beijo sagrado se degenerou. Ele perdeu seu caráter sagrado e a igreja finalmente parou de usá-lo.

Mas o princípio perdura. Quando as pessoas vão à igreja, precisam receber uma saudação calorosa e genuína. Uma das experiências mais tristes da minha vida cristã foi ter visitado uma igreja estranha sem ter recebido uma saudação, nem calorosa, nem de outra espécie. Esses incidentes me fizeram pensar se eu realmente estava na casa do Deus que nos ama.

16:17 “Irmãos, peço que notem bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que vocês aprenderam. Afastem-se deles,” Romanos 16:17.

16:17-20 pega-nos de surpresa. Aqui, bem no meio de uma série de saudações cordiais, encontramos uma forte advertência contra os falsos mestres. Por que?

Paulo tinha acabado de falar no versículo 16 sobre o santo beijo da paz, significando a unidade da igreja. Mas ele conhece os problemas causados por dissidentes em algumas de suas igrejas. Sua preocupação com a igreja romana e os perigos potenciais que ela enfrentava trazem a advertência apaixonada que encontramos nos versículos 17-20. Ele quer fazer tudo o que puder para proteger os cristãos em Roma.

Essa preocupação pastoral influenciou os líderes da igreja ao longo dos 20 séculos de história cristã. O Papa Leão X, por exemplo, emitiu uma bula papal contra Martinho Lutero no início dos anos 1500, reclamando que um “javali” estava arrebatando a “vinha” de Deus. Lutero, é claro, não estava fazendo isso. Ao contrário, ele era mais como um profeta do Velho Testamento, chamando uma igreja rebelde de volta às suas raízes bíblicas.

Mas os javalis realmente violam a igreja de vez em quando. É sobre isso que Paulo avisa no versículo de hoje. Se for assim, precisamos perguntar: Como podemos distinguir entre “javalis” destruindo a unidade da igreja e vozes proféticas chamando a igreja de volta à verdade?

Encontramos a resposta em nossa passagem. Paulo observa que aqueles que estão causando o problema estão em desacordo com a doutrina que aprenderam.

Aqui está um teste importante que podemos aplicar a todos os chamados reformadores. Seus ensinos estão de acordo com as doutrinas de Cristo e dos apóstolos refletidas em seus ensinos preservados no Novo Testamento?

Os falsos mestres que encontrei invariavelmente ou enfatizam ideias não enfatizadas na Bíblia ou contradizem categoricamente seus ensinos. Muitos deles aparecem com um punhado de textos e citações e declaram o apóstata da igreja. Mas quando comparamos cuidadosa e sem emoção suas afirmações com os principais temas das Escrituras, eles ficam expostos como javalis em vez de verdadeiros profetas.

As coisas não mudaram muito nos últimos 2000 anos. As advertências de Paulo ainda são importantes hoje. Então é sua solução.

16:18 “Porque esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, e sim a seu próprio ventre. Com suaves palavras e lisonjas, enganam o coração das pessoas simples.” Romanos 16:18.

Jesus nos advertiu: “Cuidado com os falsos profetas, que vêm disfarçados de ovelhas, e por dentro são lobos vorazes” (Mateus 7:15). No texto de hoje, Paulo diz algo semelhante. Nem todos os que dizem têm a “verdade” realmente têm. Alguns deles são apenas charlatães.

O texto de hoje revela que a motivação de algumas dessas pessoas é satisfazer “a seu próprio ventre”. Aparentemente, esses falsos mestres são sinceros e cuidadosos, mas sua principal preocupação não é Cristo ou a igreja, mas sua própria conveniência e gratificação pessoal. Às vezes, eles buscam fama. Outras vezes, o que procuram é influência ou ganho financeiro. Mas no fundo de tudo está o egoísmo.

Judas condena enfaticamente esses falsos profetas: “Estes são uma vergonha nas vossas festas fraternas, que festejam juntos sem qualquer pudor, pastores que só se alimentam. Nuvens sem água, carregadas pelos ventos daqui para lá; as árvores murcharam como no outono, sem frutos, arrancadas, morrendo uma segunda vez. Ondas violentas do mar, espumando sua própria vergonha; estrelas errantes reservadas para as trevas eternas” (Judas 12, 13).

Não faz muitos anos que um dos programas de televisão mais populares dos Estados Unidos era conhecido pela sigla PTL. O nome oficial em inglês era Praise the Lord [Louvado seja o Senhor], mas antes de seu “pastor estrela” ser preso, muitos começaram a chamá-lo de Pass the Loot [Passe o Roubo]. O programa fazia apelos constantes por mais e mais. Dinheiro, enquanto seus líderes alimentavam “seus próprios ventres”.

Paulo fala não apenas da motivação dos falsos mestres que ele tem em mente, mas também dos métodos que eles empregaram. Eles deliberadamente tentaram enganar os incautos. “E com palavras suaves e lisonjas enganam o coração dos simples.”

Infelizmente, nunca faltou à igreja o tipo de pessoa de quem Paulo fala. Eles sempre querem nos “ajudar”. Eles sempre têm a “verdade”. Eles sempre nos dizem que todos (incluindo a igreja) estão errados, exceto eles. E geralmente são suaves e convincentes. Eles sugerem que, se apenas apoiássemos seu ministério, a verdade seria proclamada e Jesus viria.

Como nos dias de Paulo, o resultado é que alguns crentes sinceros, mas ingênuos, enviam seu dinheiro.

Como nos dias de Paulo, os cristãos precisam ser sábios. Ao dar, receberemos uma bênção, mas Deus espera que sejamos cuidadosos ao dar.

16:19 “Pois a obediência de vocês é conhecida por todos; por isso, me alegro por causa de vocês.” Romanos 16:19.

Como, notamos perto do início de nosso estudo de Romanos, a conclusão da carta reflete a saudação de Paulo no início do livro. O mesmo é verdade para a passagem de hoje, que felicita os romanos por sua fiel obediência, que “todos” notaram. Paulo também apresenta essa ideia em Romanos 1: 8, onde agradece ao seu Deus “por todos vós, porque a vossa fé está sendo falada em todo o mundo”.

É evidente que o apóstolo está lidando com uma igreja basicamente sólida. É verdade que eles têm alguns assuntos a resolver, como sua epístola torna evidente; entretanto, em geral, a igreja de Roma é uma congregação saudável. Eles têm fé, e essa fé os leva a andar com Cristo, obedecendo à vontade de Deus. Quaisquer que sejam as dificuldades que a igreja romana possa ter enfrentado, não parece ter sido muito sério.

Esse é o ponto exato ao qual o apóstolo parece estar se referindo em Romanos 16: 17-20. Como um líder sábio, Paulo percebe que prevenir é melhor do que remediar. Que é melhor eliminar um problema de uma vez do que enfrentar suas horríveis complicações depois que ele invadiu a igreja.

Muitas vezes há congregações, ou mesmo denominações inteiras, que permitem que uma situação ruim se desenvolva porque ninguém tem coragem de enfrentá-la; e muitas vezes, como diz William Barclay: “Quando a situação está totalmente desenvolvida, é tarde demais para lidar com ela. É muito fácil apagar uma faísca, se decidir fazê-lo na hora, mas é quase impossível apagar um incêndio florestal”.

Em Romanos 16:17-20, o apóstolo nos equipa para enfrentar os problemas antes que eles causem danos graves. Primeiro, devemos entender nossa Bíblia e seus ensinamentos (versículo 17). Em segundo lugar, devemos discriminar em vez de ser enganados por aqueles que querem nos enganar (versículo 18). Terceiro, devemos lembrar que a prevenção é altamente preferível do que a cura. E quarto, como Paulo ilustra no versículo de hoje, devemos felicitar sinceramente o povo de Deus quando necessário. Muitos são os que simplesmente demolem, mas Deus está procurando seguidores que possam construir sua igreja.

16:19 “Quero que sejam sábios no que diz respeito ao bem e simples no que diz respeito ao mal.” Romanos 16:19.

O versículo de hoje, considerado no contexto, é uma admoestação para evitar as armadilhas de Satanás. Isso nos lembra o que Jesus disse em Mateus 10: 16: “Eu vos envio como ovelhas entre os lobos. Sejam sábios como as serpentes e inofensivos como as pombas”.

De maneira mais geral, a Bíblia diz claramente que os cristãos não se livrarão da presença do pecado e de suas seduções até que Cristo volte novamente. Enquanto isso, se somos “sábios para o bem” e “tolos para o mal”, devemos seguir o conselho de Paulo sobre outras coisas. Anteriormente, ele havia dito aos romanos: “Odeie o mal, siga o bem” (Romanos 12:9). Novamente, ele escreve aos filipenses: “Tudo o que é verdade, tudo o que é honroso, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é bom, tudo o que é de bom nome; se há alguma virtude, se alguma coisa digna de louvor, pense nisso” (4:8).

Com base no que escolhemos, a cada dia construímos nosso caráter. As pessoas se surpreendem com a violência que existe no mundo hoje. Parte dessa violência se manifestou em uma série de tiroteios em escolas nos últimos anos. Mas por que nos surpreendemos, se a comida do dia a dia é diversão e esportes violentos?

Como podemos nós e nossos filhos criar caracteres que enfocam o bem e abominam o mal, a menos que tomemos uma posição consciente para rejeitar os valores da cultura predominante em que vivemos? Como cristãos, precisamos ser mais genuinamente contra culturais. Do contrário, podemos acabar tão inofensivos quanto as serpentes e tão sábios quanto as pombas.

Em contraste com isso, Ellen White escreveu: “A maior necessidade do mundo é de homens que não podem ser comprados ou vendidos; homens que são sinceros e honestos no fundo de suas almas; homens que não temem dar ao pecado seu nome próprio; homens cuja consciência é tão leal ao dever quanto a bússola ao mastro; homens que estão do lado da justiça, mesmo quando os céus caem ”(Education [Educação], p. 54).

Esse tipo de personagem não surge por acaso. É uma construção diária que, como indivíduos, deixamos Deus agir para ser “sábio para o bem e inocente para o mal”.

É por meio de minhas escolhas diárias que determino se serei sábio como uma serpente e simples como uma pomba, ou simples como uma serpente e sábio como uma pomba.

16:20 “E o Deus da paz, em breve, esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês.” Romanos 16:20.

Que declaração interessante! O Deus de paz esmagará Satanás. Não parece nada pacífico.

A ideia expressa pelo texto vem de Gênesis 3:15. Depois que Adão e Eva pecaram, Deus prometeu que Satanás seria finalmente derrotado. Como a própria passagem expressa em um versículo que Deus dirigiu a Satanás: “vai esmagar a sua cabeça, e você vai bater no calcanhar” (NIV).

O significado é que no final Deus seria vitorioso e que os resultados dos ataques de Satanás contra Ele seriam inconsequentes ao longo prazo.

Deus sairá vitorioso. Isso é uma boa notícia. Isso faz parte do evangelho. Mas como podemos pensar que um Deus de paz esmagaria Satanás? A resposta a essa pergunta repousa no fato de que seu objetivo final é a destruição total de tudo o que causa desordem, divisão e morte em nosso mundo. Tudo veio por meio da rebelião de Satanás. A humanidade não terá paz verdadeira até que as consequências da obra de Satanás sejam removidas. Não há esperança de paz para nós até que a rebelião termine de uma vez por todas. É por isso que Deus, em seu desejo de paz, precisa ser agressivo contra Satanás e as forças do mal. No processo de finalmente alcançar a paz em um mundo que se perdeu, o Deus da paz deve destruir aqueles que quebram a paz.

O primeiro passo para esmagar Satanás ocorreu na cruz do Calvário, onde Cristo morreu pelos pecados do mundo. Quando Jesus exclamou: “Está consumado”, Ele manifestou que a derrota de Satanás havia finalmente sido estabelecida. Sua declaração foi um grito de vitória.

No entanto, embora a vitória tenha sido conquistada, ainda não foi consumada. Isso acontecerá depois do milênio, quando Deus eliminar Satanás e o mal (Apocalipse 20: 9-14). Nesse ponto, Deus fará “novas todas as coisas” (21:5). E “Deus enxugará toda lágrima … E não haverá mais morte, nem choro, nem choro, nem dor, porque as primeiras coisas já passaram” (versículo 4). No final, Satanás será completamente “esmagado”, e Deus será capaz de criar novamente esta terra para representar a paz que é o centro de seu caráter.

“A graça de Nosso Senhor Jesus esteja com vocês.” Romanos 16:20.

Graça é uma das grandes palavras dos romanos. Nós o encontramos e pela primeira vez em Romanos 1: 5, onde Paulo o relaciona com seu próprio apostolado. Então, é claro, ele aparece no centro de como Paulo parece entender a justificação pela fé. O uso da graça na passagem de hoje é a ocorrência final dessa palavra em Romanos.

Algumas das grandes palavras de Paulo em sua carta foram fé, esperança, alegria, paz, justificação, obediência e graça. Claro, eles estão todos interligados. A fé é o meio pelo qual aceitamos individualmente a graça de Deus e nos apegamos a ela. O resultado dessa aceitação é a justificação ou justiça. Outros resultados são paz com Deus, alegria no Espírito Santo e esperança na solução final para o problema do pecado. Paulo também deixa claro que a justificação leva à obediência à vontade de Deus.

Mas no fundo de todas as palavras favoritas de Paulo está “graça”. Sem graça, todas as outras palavras favoritas não têm significado ou conteúdo.

Graça é o próprio fundamento da teologia de Paulo. Em suma, representa o dom gratuito de Deus para aqueles que estão sob o poder ou governo do pecado e sem ele não têm esperança. É a resposta radical de Deus ao problema do pecado. Sem graça, cada pessoa está sob a condenação de uma lei violada. E sem graça toda pessoa que aceitou o sacrifício de Cristo pela fé morreria eternamente.

Mas Deus não dá aos pecadores a morte que eles merecem. Nos dá o que não merecemos: graça, vida eterna. Esse é o evangelho de Paulo.

A graça é tão central que não podemos entender o apóstolo sem compreender essa palavra. Tem mais de uma expressão em nossas vidas. A graça preveniente nos desperta de nossa condição pecaminosa para nossa necessidade de Cristo. A graça justificadora nos perdoa do pecado e nos limpa para que Deus nos veja como se nunca tivéssemos pecado. A graça transformadora nos dá um novo coração e mente para que desejemos viver para Deus e de acordo com seus princípios, em vez de para nós mesmos e de acordo com os princípios do reino de Satanás. A graça santificadora nos capacita a viver expressando o amor de Deus. E a graça escatológica acabará por nos salvar deste velho mundo.

Graça, graça, a graça de Deus. Se pudéssemos perguntar a Paulo, ele nos diria que esse é precisamente o tema de todo o livro de Romanos.

16: 21-22 “Timóteo, meu cooperador, manda saudações… Eu, Tércio, que escrevi esta carta, mando saudações no Senhor.” Romanos 16:21, 22.

Mesmo aqui em Romanos 16, Paulo cumprimentou seus conhecidos em Roma (versículos 1-16) e deu-lhes uma advertência firme quanto aos falsos mestres (versículos 17-20). Agora, nos versículos 21 a 23, ele envia saudações daqueles que estavam com ele enquanto ele escrevia.

Algo que aprendemos com essa segunda lista de saudações é que Paulo não trabalhou sozinho. O ministério para ele era um esforço de equipe. Bem, foi assim desde o início de sua missão com Barnabé até o fim de sua vida. Paulo não apenas trabalhava regularmente com outras pessoas, mas também tinha afeto por elas.

De muitas maneiras, essa conexão de afeto encontrou sua maior expressão em Timóteo, a quem Paulo chamou de “meu filho amado e fiel no Senhor” (1 Coríntios 4:17). Aparentemente, o ministério de Paulo envolveu Timóteo e sua família em Listra, vez em que o jovem se tornou aluno ou aprendiz do ministério de Paulo.

A relação entre os dois foi caracterizada por um carinho especial e nos dá um excelente exemplo de como um pastor idoso pode preparar um jovem. “Espero”, escreveu Paulo aos filipenses, “enviar-lhes em breve Timóteo … Não tenho ninguém com o mesmo espírito, que seja tão sinceramente solícito por vocês. Porque cada um busca o que é seu, não o que pertence a Cristo Jesus. Mas você já conhece suas qualidades comprovadas, que como um filho de seu pai, ele serviu comigo no evangelho” (2:19-22).

Na segunda carta aos Coríntios, bem como em Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses e Filemom, Timóteo é mencionado como coautor. E, claro, Paulo escreveu duas cartas muito especiais para seu aluno no Senhor.

Vemos o aspecto pessoal do relacionamento de Paulo com seus colaboradores indicado por permitir que Tércio, que escreveu a carta aos Romanos enquanto Paulo a ditava, acrescentasse suas próprias saudações.

O lado pessoal e atencioso do ministério de Paulo é importante para nós. O apóstolo não era um homem austero que andava sozinho. Ele não era simplesmente um provedor da verdade ou o pastor titular. Não, Paulo era um homem de grande afeto que vivia o amor de Deus enquanto trabalhava com seus irmãos na pregação do evangelho. Com esse carinho, ele modelou Jesus, que manteve uma relação estreita com seus discípulos. Deus deseja que todos nós estabeleçamos relacionamentos amorosos próximos com os outros enquanto trabalhamos para ele.

16: 25 “Ao Deus que é poderoso para confirmar vocês segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo.” Romanos 16:25

Deus pode!

Essa frase é uma das mais importantes de todo o livro de Romanos. Deus não está apenas disposto a nos salvar e fortalecer, mas pode operar.

A prova de Sua habilidade é a ressurreição de Cristo. Foi lá que Cristo “foi declarado Filho de Deus em poder” (Romanos 1:4). E por meio de Sua ressurreição, Cristo obteve “as chaves da morte e da sepultura” (Apocalipse 1:18). Sua ressurreição é uma garantia não apenas de nossa ressurreição, mas do poder de Deus para nos salvar totalmente.

Paulo começou esta epístola com declarações sobre o evangelho e o poder salvador de Deus, e termina com sua última doxologia que contém as mesmas ideias. O primeiro versículo da epístola usa a palavra “evangelho”. Essa palavra é o tema de Paulo ao longo de sua carta aos Romanos (ver cap. 1:15-17). E agora, no final, Paulo usa a palavra “evangelho” pela última vez. E assim como ele fez no capítulo 1, ele mais uma vez a vincula à ideia de poder. Deus pode fazer tudo o que Ele prometeu. A melhor parte das boas notícias.

No entanto, a tarefa de salvar não é feita apenas por Deus. Como em Romanos 1:1, nosso texto hoje liga Deus, o Pai, a Cristo no plano do evangelho. Paulo afirma repetidamente que a pregação de Jesus é de suma importância porque Ele morreu no Calvário em nosso lugar. Ele morreu pelos nossos pecados para que pudéssemos receber Sua justiça. E Ele morreu a morte que era nossa, para que pudéssemos ter Sua vida pela fé.

Por meio de Cristo, Deus pode fazer isso. Por meio da vida e morte de Seu Filho, Deus está em posição de nos dar gratuitamente Sua graça salvadora. “Porque o salário do pecado é a morte. Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor” (Romanos 6:23). Esse é o evangelho.

Deus pode! Esse também é o evangelho. Esta é a melhor das boas notícias.

16: 25 – 26 “Conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos, e que, agora, tornou-se manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência da fé, entre todas as nações.” Romanos 16:25, 26.

Paulo se refere ao evangelho como “um mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos, e agora, tornou-se manifesto … por meio das Escrituras profética.”

Quando nos deparamos com a palavra “mistério” neste momento, geralmente pensamos em algo incompreensível. O conceito bíblico é diferente. Em vez de ser algo que não pode ser compreendido, é antes algo antes oculto, que agora pode ser visto.

Mas talvez possamos nos perguntar. A que mistério Paulo está se referindo? No contexto do livro de Romanos, parece ser o evangelho da salvação do pecado por meio da obra de Cristo.

Talvez estejamos pensando: Paulo não começou o livro de Romanos com uma declaração sobre o “evangelho de Deus, que ele havia previamente prometido por meio de seus profetas nas Sagradas Escrituras” (Romanos 1:1, 2)? O serviço do santuário com seu sistema sacrificial apontava para o sacrifício de Cristo? Como pode ser que o evangelho tenha estado escondido por tantos séculos, se os profetas já o haviam revelado?

A resposta a essas perguntas é que, embora o sistema sacrificial apontasse para Cristo, Cristo era apenas uma “sombra” da verdade. Embora os israelitas pudessem aprender muito com as sombras do que estava por vir, ainda havia muito não revelado sobre como Deus cumpriria seus propósitos em tempo hábil.

Mas quando Cristo veio a esta terra, Ele esclareceu esses mistérios. Como diz o livro de Hebreus: “Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras a nossos pais por meio dos profetas. Mas, nestes últimos dias, ele nos falou por meio do Filho” (1:1, 2).

Cristo é a revelação mais completa do evangelho. Enquanto o Antigo Testamento poderia apontar em palavras o que o Senhor faria, Cristo pendurado na cruz e clamando: “Está consumado”, demonstrou em ações concretas o que Deus fez.

Nesse ponto, o mistério que os profetas haviam sugerido e apontado, era totalmente revelado. Como cristãos, estamos em plena luz da cruz.

16: 26 “Agora, tornou-se manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência da fé, entre todas as nações,” Romanos 16:26.

“Obediência da fé”. Não vimos essas mesmas palavras em outro lugar?

Sim, Paulo os usou no primeiro parágrafo de sua carta a Roma. Falando de Cristo, o apóstolo escreveu que “por ele recebemos graça e apostolado, para a obediência da fé, em seu nome, em todas as nações” (1:5).

Alguns contemporâneos de Paulo ficaram incomodados com a frequência com que o apóstolo enfatizava a graça. Eles ficaram chateados porque pensaram que ele estava negligenciando a lei e a obediência. Muitas pessoas ainda pensam da mesma forma hoje. Se alguém fala de graça livre, eles murmuram imprecações contra a “graça barata”. Além disso, assim como nos dias de Paulo, eles frequentemente se tornam agressivos com os pregadores da graça, tratando-os como apóstatas.

Que novidade! As coisas não mudaram muito desde a época de Paulo, incluindo mal-entendidos em torno da graça.

Mas se seguirmos Paulo, não devemos nos preocupar. Afinal, “graça gratuita” não é o mesmo que “graça barata”. Este último é uma camada sem resposta ou valor, mas a graça gratuita de Deus é a mais valiosa do mundo, porque não só custou ao Filho de Deus sua vida no Calvário, mas exige que a vida egoísta daqueles que a aceitam.

Em Romanos 6, o apóstolo deixa claro que aceitar a graça significa uma transformação total de todo o nosso ser: implica morrer para a vida passada e ressuscitar para uma nova vida com base em novos princípios.

Paulo estava certo. Não ganhamos a salvação pelas obras ou guardando a lei, mas aqueles que são salvos pela fé obedecem. Eles têm a obediência da fé e amam a lei de Deus.

Não é por acaso que esta maravilhosa carta de salvação de Paulo, em seu primeiro e último parágrafos, fala de “obediência da fé.” Este conceito é um dos temas que lida em toda a epístola. A obediência não tem valor fora de um relacionamento baseado na fé, mas dentro desse relacionamento, a obediência é essencial.

Podemos ser gratos pelo ex-fariseu Paulo ter escrito seu livro. Nele, ele nos expôs a alguns dos problemas que enfrentou em sua própria experiência. As questões que Paulo levantou em Romanos deveriam ser tópicos de contemplação para todo cristão todos os dias.

16:27 A este Deus único e sábio seja dada glória, por meio de Jesus Cristo, para sempre. Romanos 16:27.

Que livro!

E que jeito de terminar um livro! Paulo sabia do que se tratava. Ele entendeu que o próprio Deus é o epicentro do Cristianismo. Seu louvor para sempre vai para Deus Pai e Jesus Cristo, o Filho. Alguns se perguntam se deveríamos traduzir a passagem de hoje assim: “o único Deus, que é sábio”, ou como está na Nova Versão Internacional em Inglês: “o único Deus sábio”. Não sabemos realmente o significado preciso da expressão que Paulo usa, mas certamente o apóstolo considerava o Senhor como o único Deus, que é cheio de sabedoria.

Paulo oferece a Deus sua doxologia final. É apropriado terminar um livro que glorifica a Deus. Também é apropriado iniciar um serviço religioso. Esta manhã, quando li Romanos 16:27, pensei imediatamente no conhecido hino de Fanny Crosby: “A Deus seja a glória.”

“A Deus seja a glória, ele é o Criador, e amou o mundo tanto que deu o seu Filho, que deu a sua vida morrendo na cruz e abriu os portais da glória e da luz. Exalte Jesus! Ele é o Rei e Senhor, louvado seja Jesus, ele é o bom Salvador! Carregue sobre todo o seu nome imortal. Ele salva seus filhos do jugo do mal.

Uma das coisas mais importantes que podemos dizer sobre Paulo é que ele colocou Deus no centro de tudo. O que o Senhor pessoalmente fez por ele em Cristo nunca esteve longe de sua mente. Ele sabia onde ficava o centro. Não tenho dúvidas de que ele pensava que doutrinas e estilo de vida importavam; entretanto, para Paulo, eles nunca foram o mais importante. Tudo em que ele cria se relacionava com a graça de Deus, o sacrifício de Cristo e a obra do Espírito Santo.

Para Paulo, o cristianismo era o extremo oposto do egoísmo, daquelas crenças e práticas religiosas que levavam as pessoas a se concentrarem em si mesmas e em suas realizações para Deus. Para Paulo Deus era tudo e até as conquistas humanas refletiam o que ele fazia nas pessoas.

Com Deus no centro, não é de se admirar que Paulo começou seu livro chamando a si mesmo de escravo de Cristo e o terminou com um louvor a Deus.

É apropriado que Paulo terminasse sua carta com “Amém”. Esta palavra realmente significa “verdadeiramente” ou “com toda certeza”. Portanto, é uma afirmação de tudo o que Paulo declarou tão belamente em Romanos sobre Deus e seu plano. Ao terminar “Amém”, Paulo quis dizer que tudo o que ele disse é, sem dúvida, certo e verdadeiro.

Você pode ver mais estudos de Romanos aqui

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *