Ano Bíblico 2020 – 355° Dia – E o que Dizer da Rocha? – Mateus 16:16-18

Leitura Bíblica: Mateus 16:16-18

“Respondendo, Simão Pedro disse:

— O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo.

Então Jesus lhe afirmou:

— Bem-aventurado é você, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que revelaram isso a você, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” 

O Livro de Mateus

Por George Knight – Caminhando com Jesus no Monte das Bem Aventuranças – CPB

Mateus 7:27 afirma explicitamente que a casa construída sobre a rocha permanece firme porque está alicerçada sobre a rocha. Estar construído sobre a rocha faz toda a diferença do mundo. Mas qual é a rocha que sustenta a fé da igreja e de seus membros?

Em nossa passagem bíblica de hoje, Jesus identifica a rocha sobre a qual a igreja está edificada. Essa passagem, porém, tem sido a causa de um debate que assolou a história da igreja. Será que Jesus quis dizer que Pedro era a rocha sobre a qual a igreja seria edificada, ou quis dizer que a confissão de Pedro de que Jesus é “o Cristo, o Filho do Deus vivo” era o fundamento da igreja?

Levando-se em conta o ensino do restante do Novo Testamento, é seguro concluir que a rocha é a confissão de Pedro de Cristo como o Filho de Deus. Paulo é taxativo ao identificar Jesus como o único fundamento da igreja (ver I Coríntios 3:11; Efésios 2:20), e o próprio Pedro apresenta Jesus como “a Pedra viva… escolhida e preciosa”, sobre a qual a igreja está edificada (I Pedro 2:4-7, NVI).

É Jesus como o Cordeiro crucificado e nossa confissão dEle que permanecem no fundamento da fé cristã. Naturalmente, a principal forma de conhecer Jesus é mediante o testemunho a respeito dEle contido na Bíblia. Construir sobre a rocha significa não apenas ter um relacionamento de fé com Jesus, mas também dar ouvidos às recomendações da Bíblia. Esse aspecto de edificar sobre a rocha fica particularmente claro em Mateus 7:24, onde Jesus fala sobre ouvir e praticar “estas Minhas palavras”. Considerando-se o contexto, parece que, em parte, o que Jesus quis dizer quando falou sobre edificar sobre a rocha, era que déssemos atenção aos ensinos do Sermão do Monte em nossa vida diária.

Você pode ver o Ano Bíblico 2020 completo aqui

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *