O Que deu errado com o Mundo Perfeito de Deus?

George Knight

Fonte: A Verdade de Deus que pode Mudar sua Vida – Cap. 04

“Do seu coração vêm as más ideias que o levam a matar, cometer adultério e fazer outras coisas imorais; roubar, mentir e caluniar os outros”. —Mateus 15:19, NTLH

Você não precisa ser muito esperto para saber que algo está errado com o mundo. Basta ligar a televisão ou ler o jornal. Guerra, desastres naturais e intrigas políticas são notícias em nível global, enquanto divórcio, corrupção financeira, assassinato e infidelidade sexual são relatados de indivíduos.

Deus pode ter criado um mundo perfeito e declarado que era “muito bom” (Gênesis 1:31), mas aquele em que vivemos está confuso. Somos feitos para a vida, mas acabamos com a morte. Somos feitos para a felicidade, mas muitas vezes nos deparamos com decepção e miséria. “O que”, gritam nossos corações e mentes, “deu errado? Como entramos nessa bagunça?”

A resposta da Bíblia

A Bíblia nos diz que as coisas começaram a dar errado quando os primeiros seres humanos da Terra (Adão e Eva) decidiram desobedecer a Deus e fazer as coisas do seu jeito (Gênesis 3:1-6). Deus não exigiu muito deles, mas eles achavam que eram mais inteligentes do que Ele e não precisavam de Sua orientação. Eles decidiram viver a vida à sua maneira e por seus princípios, em vez dos Dele.

O resultado foi um desastre absoluto. Já teria sido ruim o suficiente se os primeiros pais da Terra tivessem saído dos trilhos, mas o problema se espalhou para seus filhos. Assim, encontramos em Gênesis 4 seu filho Caim assassinando seu irmão Abel. Uma doença moral foi desencadeada, e os resultados se refletem não apenas na Bíblia, mas em toda a história humana, à medida que irmão se levanta contra irmão e nações lutam entre si por poder, território e riqueza. A triste verdade é que, por mais ignorantes que sejam, as pessoas sempre sabem pecar. Na verdade, essa é a única coisa que não precisamos ensinar às crianças. A Bíblia reflete sobre a universalidade do pecado quando declara que o pecado passou de Adão e Eva para todos os seus descendentes (Romanos 5:12-19) e “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23).

A natureza do pecado

Mas devemos perguntar: O que é pecado? Aqui está um ponto em que a maioria das pessoas está confusa. Eles pensam no pecado como uma ação, algo que fazemos – como matar, roubar ou adorar um ídolo. Gostaria de sugerir que tais ações são os sintomas do pecado e não o centro do problema.

A origem do pecado com Eva no Jardim do Éden ilustra esse ponto. A maioria das pessoas acredita que ela pecou quando pegou e comeu o fruto proibido. Eles estão completamente errados. Pense nisso por um momento, e você verá o ponto. Afinal, antes de ela pegar a fruta, algo aconteceu em seu coração e mente. Antes de pegar o fruto, ela teve que se colocar no lugar de Deus; ela teve que escolher sua autoridade sobre a Dele; ela teve que colocar sua vontade acima da vontade de Deus. Em essência, ela teve que se colocar no centro de sua vida, de fato se tornando o deus de sua vida. Eva pecou quando se rebelou contra Deus e escolheu sua 18 própria vontade em vez da vontade de Deus. Dessa rebelião fluíram ações pecaminosas.

Assim, podemos pensar no pecado como tendo pelo menos dois níveis. O primeiro é o PECADO, ou rebelião contra Deus e a escolha de fazer a nossa vontade ao invés da Dele. O segundo nível é representado por ações pecaminosas na vida diária que podemos considerar como pecados. Jesus captou esse fato em Mateus 15:18, 19, quando apontou que ações malignas como assassinato e adultério fluem do coração ou da mente. Com isso em mente, podemos retratar o problema do pecado da seguinte forma:

PECADO ➞ pecados

Em resumo, a rebelião no coração leva a ações pecaminosas e um modo de vida pecaminoso.

A raiz do pecado é amar a si mesmo mais do que a Deus e as outras pessoas. Assim, se eu me amar mais do que a Deus, serei tentado a quebrar Seus mandamentos, desonrar Seu nome e profanar Seu santo dia. Novamente, se eu me amar mais do que as outras pessoas, ficarei tentado a roubar suas coisas, usar seus corpos ou tirar suas vidas. E com essa dinâmica, chegamos aos problemas que enfrentamos diariamente em um mundo que deu errado – que se rebelou contra a vontade e os caminhos de Deus.

Os resultados do pecado

O pecado teve muitos resultados. Gênesis 3 aponta que a primeira foi uma separação entre Adão e Eva e Deus. Eles sentiram uma culpa que a Bíblia chama de nudez e que tornou a presença de Deus insuportável. Onde antes eles amavam estar com Deus, agora eles se escondiam Dele e até O temiam (versículos 7-10).

Um segundo resultado do pecado foi que as pessoas se tornaram alienadas umas das outras. Adão e Eva tiveram o único 19 casamento perfeito da Terra; mas uma vez que o pecado entrou, eles começaram a culpar uns aos outros por seus problemas. Adão tinha certeza de que Eva era a fonte do problema, e ela, sem dúvida, sentia o mesmo por ele (versículos 11, 12). Essas dinâmicas ainda estão conosco no século XXI. O pecado interrompeu todas as nossas relações sociais.

Um terceiro resultado do pecado é que ele afeta o relacionamento de cada pessoa com seu próprio “eu”. Em Gênesis 3:13, quando Deus perguntou a Eva qual era o problema, sua resposta foi que não era culpa dela; o diabo a fez fazer isso. Aqui nos deparamos com o problema de as pessoas não quererem e, em muitos casos, não conseguirem enfrentar e avaliar corretamente sua responsabilidade pessoal nas escolhas.

Um quarto resultado do pecado é a morte (Gênesis 3:19). Paulo destaca graficamente esse ponto quando escreve que “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).

A necessidade de cura Por causa do pecado, vivemos em um mundo doente que precisa desesperadamente de cura em termos de nosso relacionamento com Deus, com outras pessoas, com nós mesmos e com o mundo ao nosso redor. É para este tópico que nos voltaremos em nosso próximo segmento de explorar o que a Bíblia ensina.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *